- Conteúdo Temático da Sessão:
O espírito que subjaz à organização do grupo visa mostrar como é verdadeiramente necessário a quem se aloja nesta categoria conhecer uma dada realidade/fenómeno social, para poder compreendê-la e aceitá-la com naturalidade. Tal conhecimento poderá mesmo dar lugar ao nascer de um interesse que faça lutar pelos direitos que são devidos e encontrar caminhos adequados à resolução dos problemas que enfrentam.
Até recentemente muito pouco se conhecia sobre o fenómeno migratório na sua generalidade, o mesmo acontecendo em relação à diversidade do fenómeno migratório português.
Este alheamento e desinteresse pelas migrações e pelos migrantes tem vindo a ser progressivamente atenuado, graças à informação que circula no espaço global que partilhamos e à vontade política de membros do Governo e da sociedade civil, da qual ressalta o papel desempenhado pelas associações.
"Sem conhecer não se pode amar", diz um velho refrão português.
É essa necessidade de conhecer a História da Emigração Portuguesa nos espaços para onde se dirigiu e onde mantém visibilidade, de conhecer as diferenças que se têm vindo a operar no viver dos seus membros ao longo do percurso cronológico que a tem encaminhado e a as características que a marcam no presente que motiva a vontade de dá-la a conhecer, sensibilizando públicos alargados. As vias de consegui-lo são diferentes e de forma alguma poderá ser considerada nessa acção a mútua exclusividade.
Se o conhecimento universitário se realiza em espaços próprios e procura atingir públicos específicos, muitos outros se devem articular entre si para fazer circular uma informação deste tipo. A informalidade que reveste a actuação em palco ou filmada, a leitura de textos escritos que ilustrem a realidade considerada, a dinâmica das imagens e dos sons que lhe dão vida constituem todas elas vias cuja complementaridade e excelência, se tornam indispensáveis para poder seguir o propósito militante das que integram esta Sessão.
Qualquer delas apresentará a potencialidade dos vários discursos que em cada campo de actuação existe para atingir o fim em vista. Procurou-se, por isso, juntar vários discursos (religioso, associativo, de representação, literário) de comunicadores que preenchessem complementarmente as várias vertentes deste poliedro migratório cujo conhecimento é necessário para poder difundi-lo.
Sem comentários:
Enviar um comentário