domingo, 27 de outubro de 2013

Claudia Rios Comunicação sobre a rádio

Boa tarde a todos os participantes e convidados. Por um lapso meu em não me ter apercebido da realização do Encontro da Mulher Migrante – deixei de estar hoje convosco nesta troca de experiencias tão frutuosa.


Será difícil perdoar a mim mesma tal descuido devido a imensa perda a vários níveis  quer pessoal quer por razões de dar a conhecer ao meu público tal empreendimento no campo das Migrações.


Fui com bastante honra uma das participantes do I Encontro da Mulher Migrante – realizado em Viana do Castelo. Esse Encontro foi a realização dum desejo há tanto tempo guardado nos corações das mulheres migrantes espalhadas pelo Mundo.


Foi um impulso cultural orientado pela sempre atenta aos assuntos migratórios – a Dra. Manuela Aguiar e outros afiliados como o Instituto de Apoio a Emigração e Comunidades Portuguesas e a Secretaria de Estado da Emigração, entre outros.


Muitos anos se passaram sobre essa bela semana de adrenalina intensa em cada discurso vindo dos vários Países.  Todas nós mulheres apresentamos as nossas vivências e dificuldades e o sucesso alcançado em Países “la fora”,  como se diz.


Agradeço a oportunidade de estar convosco desta forma, expressando o meu sentimento solidário com a causa que nos toca tão de perto.


Neste meio tempo o meu interesse pela Rádio foi interrompido por uns anos por uma necessidade de descanso mental.


No entanto voltei ao mesmo caminho e na mesma estação em wrtc nos Estados Unidos , costa leste. Lá estou em cada Domingo, cumprindo a missão de servir o público a nível voluntário. Estou a fazer este ano 20 anos de rádio no ar,  mesmo não incluindo o intervalo.


Tem sido resultado de uma dedicação a que não devo dar tréguas pois as pessoas perguntam logo se estou doente, quando eu falto.


Além dos meios tecnológicos ao serviço do Público na época presente, como é o caso da internet, uma rádio com História como é o Programa Amplitude, não deixa de ter a sua audiência fiel localizada e ainda com o acréscimo da transmissão via digital. Este programa está no ar a servir os Portugueses na área de Connecticut, Estados Unidos, desde 1972, ininterruptamente. É uma equipa de voluntários, que não recebe nenhum incentivo pelo seu serviço a não ser a fidelidade da Comunidade.


Através dos anos, eu mesma me correspondi com o Governo Português numa tentativa de apoio cultural ou outro que melhor nos ajudasse a desenvolver e incentivar a nossa presença a nível cultural.


A resposta foi sempre de desinteresse. Os Ministérios não estavam direcionados para prestar esse apoio por mais Comissões que se criassem. Ate hoje temos ‘lavrado’ sós, neste campo de manter a língua Portuguesa viva por terras da estranja. E quem diz esta rádio – (não comercial) – diz o mesmo de outras – pois tantas estão no estrangeiro com o mesmo fim e com os mesmos sacrifícios dos seus voluntários.


Se não fosse a vontade firme de servir a Língua e manter a Cultura através da Música, teríamos certamente caído no negativismo e no ridículo de que – “quem trabalha 20 anos sem ser compensado e faltando à família – não  sendo um tolo ingénuo”.


Devemos no entanto referir que houve uma época em que sentimos a companhia do Governo por obra e arte da Dra. Maria Manuela Aguiar e seus acordos com vários Institutos. Nessa altura recebemos programas feitos em Portugal e divulgados nas nossas emissoras com noticias interessantes e de relevo para as Comunidades no estrangeiro.


Tinha o titulo – De Portugal – Musica e Informação.


Depois voltamos ao abandono e a luta de sempre. Hoje estamos na mesma situação. Ou prosseguimos investindo o nosso tempo e dinheiro por uma causa ou desistimos e cruzamos os braços.


O Português residente no estrangeiro e inovador. Se algo falta, ele inventa e foi o que se gerou.


Hoje em dia, passa mais música Portuguesa no estrangeiro nesses programas do que nunca passara nas rádios Portuguesas dentro de Portugal.


E do conhecimento geral, a enfactuacao ou ‘comercialismo” que as estações Portuguesas em Portugal tem para passar música estrangeira. São resultado dos acordos com as editoras discográficas que querem vender tudo ‘menos o Português”. Por isso mesmo talvez, por uma reacção psicológica, o público em Portugal enche estádios para ver artistas estrangeiros. A musica do exterior vende.


Os nossos artistas pelo contrário, tem de ir ao estrangeiro para ser conhecidos e depois voltar então a Portugal e talvez tenham sorte de ouvir uma ou duas canções suas nas estações normais.


Por outro lado, eu como locutora – self made – desde os anos 80, também achei ser altura de transmitir a tempo inteiro e fundei a minha própria radio 24 horas no ar, via web com o nome REVIVAL MUSIC RADIO.


Foi no  ano 2010, logo após o regresso à rádio (2009)  na antiga e de sempre - wrtc fm com o Programa – Revival Romance e Paixão. (dentro do Programa Amplitude de novo)


Andávamos numa de “revival’  (palavra Inglesa) – revitalizar – reviver – re-encontrar o perdido – e nesse sentido voltei com mais vitalidade e dedicação a produzir radio.


A Revival Music Radio dá-me a possibilidade de lhe incutir o meu toque pessoal, sem restrimentos de horários. Além da música Portuguesa em alta escala, do apoio a cem por cento aos artistas Portugueses dentro e fora do País, ainda tenho um leque de música universal para todos os gostos.


Não e que eu deva só falar de mim e dos meus objectivos e sucessos, mas é a realidade. Esta rádio mais uma vez e toda custeada por mim tal como uma rádio normal. Não e um programa inserido num local já custeado pelos donos da radio, e a minha Radio da qual me sinto muito orgulhosa.


O público adora escutar a selecção musical e a voz dos locutores mas  não se sente na obrigação moral de custear seja o que for. Imaginam sempre que obras deste género e com esta latitude são apoiadas financeiramente pelo Governo. Como se enganam.!!!


Esta rádio Revival Music Radio tem aspirações altas – esta com objectivos culturais de larga escala mas quase impossíveis de realizar – tipo – saraus de poesia com gravações em CD para escolas ou outros afins, biografias de autores Portugueses e de Compositores de Musica Clássica e outros temas do mesmo género. A dificuldade reside em vários factores:  apoio financeiro para a produção em massa e qualificadamente sonora, a distribuição, o tempo da produtora e locutora e a investigação meritória para o projecto.


Além de radio também escrevo para um jornal com o nome “O Brasileirinho’”. É um jornal comunitário distribuído em 7 estados da costa leste dos Estados Unidos. Apesar de ser um jornal Brasileiro, eu como Portuguesa, abordo temas da poesia e cultura Portuguesa, cantores Portugueses e sua biografia e notícias das festas comunitárias. Se e quando viajo, também comento o meu roteiro.


Ainda dentro de actividades voluntárias ou ‘hobbies’ iniciei há uns anos Blogs na Internet e todos eles são acompanhados da música Revival.


Blog de Culinária – escrito em Português mas também em Inglês com receitas de todo o Mundo


Blog Revival – ligado à rádio com varias secções – incluindo um clube dos artistas e seus portais na net, etc


Blog Pessoal – autobiográfico com fotos


Blog DJ Claudia Rios – programas da wrtc e em directo com Revival também e fotos dos tempos de rádio


E por aí vamos andando.


A minha vida profissional nada tem a ver com estes hobbies. Sou Técnica de Serviço Social e neste momento com especialização em Habitação para classes pobres com crianças em regime de ‘foster care’.  Ajudo as famílias a recuperar seus filhos retirados do seio familiar for falta de condições de natureza vária, sendo muitas vezes habitação imprópria um dos factores. A empresa onde trabalho é comparável à Santa Casa da Misericórdia, mas sem fins lucrativos.


Agradeço a vossa atenção aos meus enxertos de biografia  durante o tempo de emigração nos Estados Unidos, ja 35 anos.


Obrigado a todos e continuação de um Encontro com raízes para o futuro das gerações Migratórias. Com sucesso a vários níveis.


Foi a minha intervenção simples neste Encontro e sentida como se estivesse presente e quero deste modo congratular todos envolvidos neste Programa de grande série de intervenientes e temas.


Claudia Rios – Harford – Connecticut – Estados Unidos


http://revivalmusicradio24.blogspot.com/


http://musicaecomidacomclaudia.blogspot.com/


http://revivalm-claudiarios.blogspot.com/


http://claudiarios-revivalradio.blogspot.com/


http://wrtcfm.com

Sem comentários:

Enviar um comentário