sábado, 5 de outubro de 2013

Maria Kosemund mensagem



AS MULHERES E O ASSOCIAATIVISMO NA ALEMANHA
Associacao Marias Coracoes em Portugal, um grupo muito especial.
Maria kosemund, vivo no Sul da Alemanha, desde 1993 ,trabalhei como secretária na Firma do meu marido,  mas apos 4 meses decidi aprender e aperfeicoar o alemao foi  trabalhar  para uma clinica cerca de 11 anos , e atualmente trabalho numa biblioteca de uma escola. ..fazo parte  na aldeia aonde vivo Taunusstein  de um grupo  de pessoas de todas as nacionalidades em que se fazem intercambios culturais aprendizagem e integracao na Alemanha. dificuldades  da aprendizagem da lingua .
Pessoalmente estou no GRupo da Marias porque quando me integrei nesta comunidade , a maioria das mulheres näo tinham nada interessante para fazerem a näo ser sentadas nos cafes á fazer renda á espera dos maridos que iam ao futebol , entrei mudei o sistema e os hábitos, comecaram-me a ver como uma intrusa  com outras ideias  que näo eram os deles, passados alguns anos ja me entendem e ajudam.
nos como mulheres deste grupo somos preservadoras da nossa cultura mas também promotoras da integracäo e reagrupamento familiar as comunidades deixam de ser so para homens .e dirigidas pelos mesmos.
o sonho do nosso grupo  era conseguir-mos expandir mais as Universidades Seniores ,uma cReche portuguesa na nossa comunidade . perservar a nossa língua ,unir mais as Coletividades que existem . para isso seria preciso ter mos  Padres nas nossas Missoes , para ajudar no dialogo  e a uniäo. o que näo acontece no presente tanto nas cidades de Wiesbaden como MAINZ:
a nossa sede é na udp Mainz aonde nos reunimos para esclarecimentos de Interesse da nossa comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário