sexta-feira, 13 de março de 2009

PRESENÇAS NO ENCONTRO

Maria Manuela Aguiar

O "Encontro em Espinho" reuniu cerca 200 pessoas.
Facto inédito, e que gostaríamos de ver repetido, a presença de muitos estudantes da "Escola Segura" da PSP e das Escolas Manuel Larangeira e Domingos Capela (60 a 70) na sala de sessões, e de alguns, também no apoio à organização, no secretariado e no serviço -e um impecável serviço!- do "buffet", durante as pausas para café e na "tertúlia da da lusofonia".
Participação, também, de um número significativo de professores e de estudantes da Universidade do Porto - de Sociologia, de Psicologia, de Belas Artes... - e da Universidade Sénior de Espinho, que foi vedeta durante os trabalhos, com a aprovação de uma proposta de "geminação" ou parceria com a futura Universidade Sénior de Joanesburgo, inspirada no seu paradigma.
Consultada a lista de presenças, encontramos uma grande variedade de profissões e um "leque geracional" alargado, também: há reformados, funcionários públicos, desportistas campeões em várias modalidades, empresários, jornalistas - os principais jornais da cidade, o JN, o Mundo Português - psicólogos, economistas, advogados, engenheiros, médicos, diplomatas, muitos professores universitários e investigadores -já chamei ao Encontro uma grande "Cimeira de especialistas"no domínio das migraçõe! - conselheiros das "Comunidades" (CCP), e alguns, não muitos, políticos.
Entre os políticos, permitam-me o primeiro destaque para o Presidente da Câmara de Espinho, que, como já foi salientado, mas não será demais repeti-lo, foi o maior apoiante destas iniciativas (Encontro, Tertúlia, Comemoração do "Dia Internacional da Mulher"), directamente e através dos serviços da Câmara - do Centro Multimeios, da Biblioteca Municipal, e do seu próprio Gabinete, onde Maria josé Vieira foi a "alma" da organização.
Outras Instituições de Espinho nos deram, igualmente, a honra de marcar presença - caso da PSP de Espinho, do Comando dos Bombeiros, do Centro de Saúde, das Direcçõesde Escolas.
Da Assembleia Municipal, a Presidente, Graça Guedes.
O Presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Américo Castro.
Da Assembleia da República, estavam convidados todos os Deputados da Emigração, assim como as Deputadas que mais têm colaborado com a "Mulher Migrante" (caso de Celeste Correia e Rosa Albernaz). Por razões de agenda, houve os que não puderam vir. Aqui estiveram José Cesário e Carlos Páscoa e Luís Montenegro, deputado por Aveiro e vereador da Câmara de Espinho.
Mais numerosos acabou sendo o grupo de antigos deputados: Carlos Luís, que durante anos representou os emigrantes da Europa, e é agora o Secretário-Geral do INATEL, Amélia e Amândio de Azevedo - da Assembleia Constituinte - Dias Costa. E ainda, Maria Barroso, a nossa "Presidente de Honra", José Mota e eu mesma.
De importância decisiva para a dimensão internacional deste Encontro, no que respeita à participação de representantes do "Encontros para a Cidadania", foi o apoio Secretário de Estado, Dr. António Braga. Não pôde, como teria querido, comparecer em Espinho, mas foi lembrado, sempre que se falou dos seminários da Diáspora, que se lhe ficam a dever, e enviou a mensagem que aqui já publicámos- uma interessante forma de presença.
Das Regiões Autónomas, tivemos o prazer de contar com a nova Directora das Comunidades dos Açores, Drª Rita Machado Dias.
A APE, os Lions de Espinho e outras ONGs participaram activamente.
Brasileiros, moçambicanos, guineenses, angolanos estiveram, lado a lado, com portugueses emigrantes ou ex-emigrantes desses países, do Luxemburgo, de França, da Suiça, da RAS, do Canadá, da Venezuela...
E, por fim, menção à mensagem da Presidente da Câmara de Mindelo, Cabo Verde, que nos convida para um Encontro semelhante a este, em 2010, na sua cidade.
Eu, desde já, digo: "sim, obrigada!"

Manuela Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário