domingo, 1 de março de 2009

Painel: Narrativas de vida PROFª JOANA MIRANDA

Narrativas de mulheres imigrantes brasileiras em Portugal - trajectórias e projectos de vida
Palavras-chave: Mulheres imigrantes, integração, projectos de vida
Joana Miranda

Universidade Aberta/Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
O estudo das comunidades imigrantes em Portugal tem privilegiado as dimensões económicas e sociais em detrimento da dimensão psicológica. Este estudo preocupa-se com essa dimensão, analisando vertentes fundamentais na vida de mulheres migrantes de uma das comunidades mais representativas no país: as mulheres Brasileiras, procurando reconstituir as suas memórias e identidades, as dificuldades que sentem na "sociedade de acolhimento" bem como os seus projectos de vida.

Diversas questões nortearam o estudo: Como recordam estas mulheres o seu passado no Brasil? Por que imigraram? Que dificuldades de integração sentiram aquando da sua chegada a Portugal? Como as ultrapassaram? Como perspectivam a sociedade portuguesa e como pensam que são perspectivadas? Quais são os seus projectos futuros? Pretendem regressar ao Brasil ou ficar a viver em Portugal?

O estudo envolveu investigação empírica, utilizando metodologia qualitativa - análise das sete entrevistas semi-directivas realizadas a mulheres brasileiras.

A análise dos dados privilegiou os seguintes aspectos: passado do grupo, motivos/razões da imigração, práticas culturais do grupo em Portugal (música, práticas alimentares, actividades religiosas, estilo de vida), dificuldades aquando da chegada a Portugal, auto-representação do grupo, representação da sociedade portuguesa, proximidade/distância social em relação à sociedade portuguesa, atitudes do grupo face à sociedade portuguesa, projectos pessoais de retorno/permanência em Portugal e questões de integração e identitárias.Entre as diversas conclusões a que chegámos verificámos que apesar dos problemas iniciais de integração e da saudade do Brasil, as mulheres brasileiras desenvolvem ao longo do tempo estratégias de integração na sociedade portuguesa e consideram-se em geral integradas nessa sociedade.
Vd Comunicação in
BIBLIOTECA MULHER MIGRANTE. BLOGSPOT .COM

Sem comentários:

Enviar um comentário