quarta-feira, 4 de março de 2009

O Dr. Carlos Luíz e os Deputados pela Emigração no "Encontro em Espinho"


Era esperada em Espinho a Deputada Maria Carrilho, eleita pelo Círculo de Emigração da Europa, pelo PS, para participar nas Comemorações do Dia Internacional da Mulher, que, em 2009, na nossa cidade,foi especialmente dedicado às "Cidadãs da Diáspora".
Foi-lhe dirigido um convite, tal como a todos os outros deputados pelos círculos de emigração
não pôde vir. Não pode igualmente estar connosco o deputado Carlos Gonçalves, eleito na Europa palo PSD.
Participaram como oradores em diferentes paineis Os Deputados de "Fora da Europa" José
Cesário e Carlos Páscoa








Felizmente, pôde estar connosco e participar, entusiasticamente, nos trabalhos, com a experiência, saber e dedicação às causas da emigração, que todos lhe reconhecemos, o companheiro de lista, da Deputada Maria Carrilho no seu Círculo círculo eleitoral , Dr. Carlos Luíz.

Carlos Luíz e eu fomos, durante vários mandatos, colegas, na Assembleia da República, e, igualmente, na Delegação Portuguesa à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Eramos, e somos, de partidos políticos diferentes, e até de partidos que rivalizam, entre si, como os principais opositores nos círculos que representávamos - ele, o Círculo de "Emigração da Europa", eu o de "Fora da Europa" (bizarra designação, de um eurocentrismo obssessivo, que, um dia, tentei alterar, sem sucesso...).

Acho que sempre soubemos separar os "tempos": os de campanha eleitoral, que são para acentuar diferenças (e há-as), e os de trabalho, ao longo da legislatura, que são para procurar todas os consensos possíveis, na defesa dos interesses do emigrantes (e que bem colaborámos, de forma sistemática e espontânea - às vezes até a causar algum desconforto nos nossos grupos parlamentares... ).
Na esfera política, isso aconteceu-me, numa semelhante relação de entendimento e amizade, com representantes de outros quadrantes partidários, apenas com o José Gama.
Aqui deixo a acção de ambos adjectivada com a palavra que, a meu ver, merecem: deputados EXCEPCIONAIS. Dinâmicos, incansáveis. Idealistas. Próximos das pessoas.
Por sinal, um e o outro ex-emigrantes - o Zé Gama nos EUA, o Carlos Luíz em França.
Não é que eu considere que só da emigração devem ser oriundos os seus deputados - não necessariamente, se não virmos a emigração como um "ghetto". Mas, em regra, é bom que sejam.
Outro ex-deputado pela Europa, este do meu partido, esteve em Espinho e deu uma óptima colaboração, substituindo, com brilho, um dos oradores - ausente por uma daquelas impossibilidades de última hora, que põe problemas à organização... - e fazendo várias oportunas intervenções: o António Dias Costa. Actualmente, funcionário consular na Suiça.
Em matétia de substituições, palavras de igual apreço para o jovem Custódio Portásio, do Luxemburgo, que também improvisou brilhantemente a sua parte, como participante num painel!





Sem comentários:

Enviar um comentário