domingo, 1 de março de 2009

AURORA CUNHA Mensagem



Não poder corresponder ao convite para participar no Congresso Mulher Migrante entristece-me bastante, pois se é cada vez mais corrente a organização de fóruns específicos cuja temática incide sobre a relação das Mulheres e do Desporto, não é de todo vulgar congressos de outra natureza integrarem esta matéria. Por isso, estando ausente por compromissos assumidos na Madeira relativos a comemorações do “Dia da Mulher”, não poderia deixar de felicitar a organização deste evento pela inovação e pela demonstração de que o desporto é transversal a muitos domínios da vida social e a, no mínimo, ser uma "congressista on line".
É inevitável, ao fazer uma retrospectiva da minha carreira desportiva, evocar as mulheres migrantes, pois são incontáveis as dezenas e centenas delas que metro a metro, quilómetro a quilómetro, me apoiaram nas estradas dos vários continentes com os seu incentivos, com as suas energias e até com as suas lágrimas. Devo e dedico, honestamente, a muita mulheres migrantes, muitos dos meus sucessos e muita da minha felicidade além fronteiras. Como são reconfortantes as histórias que guardo no meu mais íntimo, tão inúmeras e tão diversificadas. Os palcos dos nossos encontros tanto podiam ser a estrada que calcorreava, como a recepção do hotel, a associação desportiva ou cultural ou a rua por onde passeávamos. As abordagens eram sempre autênticas e genuínas, e os afectos, expressos e transmitidos em abraços afectuosos e confissões sinceras, foram, em muitas circunstâncias, o doping motivacional para as minhas/nossas conquistas. As despedidas eram, naturalmente, sempre difíceis, mas as promessas de encontros futuros sucediam-se, tendo muitas delas se concretizado e originado amizades duradouras que ainda hoje me alimentam.
Hoje em dia, por incrível que pareça, nas acções de promoção e desenvolvimento desportivo em que participo em muitas regiões do país, ainda são muitas as mulheres que me abordam para recordarem este ou aquele episódio que as marcou aquando da minha deslocação ao país onde se encontravam. E são muitas destas mulheres que voluntariamente se dedicam às organizações desportivas e a muitos eventos desportivos reconhecendo o valor social e cultural do desporto para o quotidiano das populações.
Termino deixando às mulheres migrantes deste congresso e a todas as outras a que cheguem as mensagens e conclusões do mesmo o seguinte apelo: que continue a ser o desporto o motivo dos nossos encontros, não para me incentivarem ou aplaudirem como outrora, mas para que juntas caminhemos, participemos em corridas desportivas ou de cariz social, já não nos movendo pela vitória, pela medalha, ou pelo recorde, mas apenas pelo desejo da participação individual e colectiva em prol da nossa saúde e bem- estar. Façam-no já em Maio próximo no Porto na “Corrida da Mulher” e sintam o que é fazer parte de uma mole humana que já ronda as 16.000 participantes. Bem-hajam!

Beijinhos , Aurora Cunha : )

2 comentários:

  1. Sou uma incondicional admiradora de Aurora Cunha, na sua faceta de desportista, de campeã(uma pioneira das extrordinárias vitórias femininas que o atletismo tem dado a Portugal, um nome para a eternidade, uma
    campeã do mundo!),mas também na de cidadã! Uma grande senhora, empenhada em permanentes campanhas cívicas, numa corrida, sem fim, pela promoção do "desporto para todos" - e todas!
    Como ela tão bem diz, o desporto amador, em que não são as medalhas, que se buscam, mas uma vida mais saudável, e ,por isso, mais humana, a que tanto mulheres como homens, de todas as idades têm direito.
    Para que assim seja, é precisa uma profunda mudança de mentalidades e de hábitos.
    Contribuir para ela é uma missão que Aurora Cunha tem sabido desempenhar, com a mesma garra e classe,inteligência e coragem que mostrava em competição.
    Continua a ser a nossa incomparável campeã: agora de grandes causas!
    Muito obrigada por este belo texto, que ajudará a abrir o debate no painel de desporto.
    E por por estar connosco, atrvés das suas palavras motivadoras.
    Feliz estada e todo o sucesso nessa acção,
    na Madeira.

    ResponderEliminar
  2. Sou uma fã e admiradora da Aurora Cunha...ao longo da minha juventude fui sempre acompanhando com muito orgulho a sua carreira.
    Redescobri há uns anos o prazer de fazer exercício e hoje, sou viciada em corridas e caminhadas, por isso, no Maio próximo no Porto na “Corrida da Mulher” farei parte das 16.000 que entretanto serão muitas mais!!!!
    um abraço com muita admiração para a Aurora Cunha.

    ResponderEliminar