terça-feira, 10 de março de 2009

Maria Manuela Aguiar OBSERVAR, ESTUDAR AS MIGRAÇÕES

A necessidade dos políticos saberem olhar e aproveitar a informação disponível sobre os movimentos migratórios e sobre problemas e realidades das comunidades e dos cidadãos, estudos elaborados por investigadores, experiencias de quem trabalha no terreno, foi levantada, e muito bem, pela doutora Rosa Sampaio.
No "Encontro" , aliás, falámos, por diversas vezes, do "Observatório da Imigração" e do mais recentemente criado "Observatório da Emigração", que vai funcionar através de um protocolo da SECP com o ISCTE (numa dessas intervenções, recordo-me de que a Prof.ª Maria Beatriz Rocha-Trindade defendeu a vantagem da fusão entre os dois, com argumentos, a meu ver, convincentes, embora com pouca viabilidade de consecução prática, sabido que as competências em matéria de emigração e imigração estão repartidas por diferentes ministérios... ).
De qualquer modo, a criação deste último Observatório suscita interesse generalizado!
Também se falou, "en passant", porque não houve muito tempo para grandes incursões no passado já distante, do Fundo Documental e Iconográfico das Comunidades Portuguesas e do "Centro de Estudos" das migrações, que a SECP manteve em funcionamento entre 1985 e 1987. Não tinha, como é sabido, um corpo autónomo de investigadores, justamente porque privilegiava a colaboração com universidades e investigadores, em determinados projectos.
Referi, em comentário a um texto da Doutora Rosa Sampaio, as numerosas publicações desse Centro de Estudos . Algumas de verdadeiros pioneiros dos estudos das migrações no nosso país. De professores universitários. Ou de altos funcionários públicos, da própria SECP. Outras de doutorandos e, até, de jovens estudantes de licenciaturas, que eram encorajados a realizar trabalhos sobre as suas comunidades e recebiam, como prémio, uma bolsa para frequência de cursos de verão em Portugal (cursos organizados em parceria com universidades, de norte a sul do País).
Alguns exemplos:




















































Sem comentários:

Enviar um comentário