sexta-feira, 13 de março de 2009

16 DRª ISAURA GOMES Mensagem

Mensagem da Senhora Presidente da Câmara do Mindelo, Dra. Isaura Gomes Caras Amigas

Permitam-me fazer quatro saudações.A primeira para a organização que me convidou, a "Fundação Pro Dignitate" na pessoa da Dr.ª maria Barroso, mulher de invulgar mérito, quer nacional, quer internacional, no exemplo do que servem as relações de cooperação, assinadas em protocolo no Mindelo a 09 de junho de 2006, e reafirmar que é através de partilha de discusões, posições de temas tão candentes com as com enfoque nesse encontro, que encontramos as soluções mais pragmáticas e possíveis no combate às suas causas, que infelizmente são muitas.

A segunda à Associação "Mulher Migrante", na pessoa da sua digníssima presidente, companheira conhecida de outras paragens minhas, e que gostaria de rever, mas queinfelizmente o novo percurso político, na condição de Presidente da Câmara Municipal de São Vicente - Mindelo - Cabo Verde, me impossibilita, por questão de agenda. A "Mulher Migrante" e, porque venho acompanhando a árdua tarefa desempenhada para conquista da cidadania da mulher migrante, os meus agradecimentos e votod de uma boa jornada, e que ela traga como frutos a elaboração de projectos concretos, para objectivar as recomendações que saírão deste encontro.

A terceira, e talvez a mais longa, às minhas amigas mulheres migrantes presentes e às mulheres migrantes no mundo, para lhes saudar e reconhecer o papel central que elas atrvés das suas comunidades de diáspora, vem desempenhando na construção de canais de comunicação, fomentando quer no País de origem, como no de destino. E um muito obrigada pela riqueza e performance desta vossa contribuição, pelo facto da vossa integração noutros Países, não vos terem feito perder a identidade nacional. Esta é para mim uma das mais fortes características vossas, favorecendo a forte ligação emocional ao País de origem, às vossas culturas, às vidas políticas e sociais e assim a um contínuo contacto com a história. E o mais importante é o facto do factor de união dentro das comunidadas migradas chegarem mesmo a superar a naturalidade, já que gerações de migrantes, que nasceram já fora das fronteiras dos Países de origem, manterem fortes laços com a cultura e a realidade de origem dos seus progenitores.

Às minhas conterrâneas, que estão aí presentes, um forte abraço de SODADE, de solidariedade e de cumplicidade para com os grandes desafios, em prol de uma vida melhor para elas e as vossas famílias, e o nosso compromisso de neste CABO VERDE, continuarmos na senda do nosso desenvolvimento, garantindo um futuro melhor às gerações vindouras, como garantindo-vos um melhor espaço, para que as razões que estiveram na origem da vossa emigração se diluam ao longo do tempo para que o nosso país possa no no futuro poder contar mais com a vossa mais valia profissional e intelectual.

Para finalizar, UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS PRESENTES NESTE ENCONTRO E QUE O PRÓXIMO SEJA REALIZADO EM MINDELO, TERRA QUE DEUS DERRAMOU A SUA ALEGRIA, parafraseando um dos nossos maiores poetas.BOM TRABALHO


Mindelo, 6 de Março de 2009


Isaura Gomes

1 comentário:

  1. A propsta da Senhora Presidente da Câmara de Mindelo despertou o maior entusiasmo.
    Vamos fazer tudo para que seja possível um futuro Encontro em Cabo Verde, grande país de emigração - e um dos maiores países de origem da nossa imigração.
    Uma democracia africana exemplar, com abertura aos direitos dos emigrantes - direitos políticos, aceitação da dupla nacionalidade.
    E, não o esqueçamos, o proponente da criação de um estatuto da cidadania lusófona!

    ResponderEliminar