domingo, 8 de março de 2009

MARIA MANUELA AGUIAR 8 de Março em Espinho

Cidadãs da Diáspora e algumas dezenas dos participantes do "Encontro em Espinho" comemoraram o "Dia Internacional da Mulher", num almoço realizado no Complexo de Ténis desta cidade - um convívio, que prolongou, afinal, os trabalhos dos dias 6 e 7, continuando o debate sobre as migrações, com as mulheres num lugar central.
O microfone passou de mão em mão, ao longo de quase três horas. As "representantes" dos "Encontros para a Cidadania" tomaram a palavra para nos falar das suas comunidades, e da vontade de mobilizar as emigrantes, à sua volta, para uma maior intervenção cívica e política.
E também nos deram conta dos progressos registados, após aqueles "Encontros", no que respeita à colocação destes temas em agenda (nosso obectivo imediato, por se saber quanto as questões, quer das mulheres, quer da emigração, em geral, são, entre nós, desvalorizadas e esquecidas, e quanto isso dificulta o encontrar de soluções - como nos disse, numa brilhantíssima conferência de encerramento do "Encontro em Espinho", o Prof. Doutor Eduardo Victor Rodrigues...), e também, na abertura de novos espaços à intervenção cívica das mulheres, dos jovens, dos idosos, dos estrangeiros, dos migrantes, nas sociedades em que vivem ( nosso objectivo principal). Depois, foram muitos os que quiseram deixar, ali, oralmente, o seu testemunho, ou mensagem simpatia e de união, em torno desta causa comum, da igualdade entre as pessoas, mulheres ou homens.
Rita Gomes, a Presidente da Associação Mulher Migrante, lembrou, numa curta, emocionada e emocionante intervenção aquelas e aqueles que já partiram, mas vivem na nossa memória, e sempre serão parte de um percurso que seguimos, por elas e por eles.

Por fim, lemos, entre muitas, as mensagens:
do Dr. António Braga, que, desde o início do Encontro foi lembrado em referências várias que, justamente lhe foram sendo feitas, como grande impulsionador desta iniciativa;
da Drª Maria Barroso Soares, a Presidente de Honra, que abriu o "Encontro" e nos acompanhou nesse primeiro dia, e a quem devemos muito, pelo exemplo da sua militância e solidariedade - ela que também foi expatriada, acompanhando o marido no exílio, na Europa e na África!
da Drª Isaura Gomes, Presidente da Câmara de Mindelo (em Cabo Verde) , que teria estado connosco, se a sua agenda o tivesse permitido;
do Dr. António Gomes da Costa, Presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso Brasileiras, que sempre se tem interessado pelo nosso trabalho;

E, obviamente, concluimos saudando os responsáveis pelas instituições de Espinho, que connosco, tão bem e de forma tão espontânea e generosa, colaboraram e o Presidente da Câmara José Mota, um amigo e um aliado imprescidível ao êxito deste complexo empreendimento - que só ousamos, porque o seu apoio estava garantido, quando ainda nenhum outro o estava... O enorme aplauso com que lhe agradecemos, exprimia bem o sentimento geral!
Esta uma primeira síntese do que aconteceu neste convívio.
Ficamos à espera de muitos outros relatos e comentários neste blog, que prossegue, até considerarmos ter obtido os elementos para a publicação sobre este Encontro em Espinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário