segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

VASCO CALLISTO Dois breves Encontros com Manuela Chaplin

"Dois breves encontros com a Drª.Manuela da Luz Chaplin - 
Que extraordinário portuguesismo encontrei na Drª.Manuela da Luz Chaplin, em Newark, em 1993! Uma semhora que transbordava simpatia, uma simpatia luso-americana deveras cativante, logo à primeira impressão. Lamento, sinceramente, asua . partida". Como lamento que o meu contacto com tão destacado elemento da Comunidade Portuguesa nos Estados Unidos não tenha ido além de dois brev,  encontros.        Quando da preparação da minha terceira viagem à América, no Verão de 1993, a Drª.Manuela da Luz Chaplin, por intermédio de um amigo comum, Vasco Marques, do Banco Português do Atlântico, manifestara o desejo de se encontrar comigo. Porquê? Porque, semanas antes, publicara no "Correio da Manhã" um artigo sob o título "Mulheres Portuguesas na América", baseado num livro  de sua autoria. Durante um jantar festivo, logo após o desembarque, minha mulher e eu, envolvidos numa grande festa portuguesa, convivemos fraternalmente com a Drª.Manuela da Luz Chaplin e com seu marido Charles. Sobre este encontro, incluí um breve apontamento no meu livro "Portugal na Costa Leste dos Estados Unidos". E mais tarde, durante uma vinda da Drª.Manuela da Luz Chaplin a Lisboa, verificou-se um novo e agrad+avel contacto, numa pastelaria da Baixa. 
Desapareceu agora, sem dúvida, uma mulher portuguesa, de Lisboa, que serviu Portugal na América.

          Vasco Callixto

Sem comentários:

Enviar um comentário