quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ENCONTRO DE JOVENS BERKELEY ESPINHO

O encontro de  jovens  -  S. José/ Berkeley e  Espinho

9 de julho de 2014

 Na biblioteca Municipal José  Marmelo e Silva, os estudantes, orientados pela Drª CarmindaCosta e  Dr. João Paulo Reis,  professores da  Escola Secundária, Dr Manuel Gomes de Almeida e Dr Manuel Gomes de Almeida, respetivamente,  aguardavam os alunos luso descendentes, acompanhados pela Professora de Literatura e Língua Portuguesa da Universidade de S. José e Berkeley,  Deolinda Adão.
 Atravessaram o oceano para chegar a terras do Luso para estudarem  in loco as tradições , a cultura e a língua que tanto desejam  estudar. Os estudantes de Espinho aguardavam ansiosos o momento, não escondendo a responsabilidade de serem os anfitriões e animadores de uma sessão  que tinham preparado  cuidadosamente, sobre literatura e língua portuguesa.
 Leonor Fonseca, vereadora da Câmara Municipal, também esteve presente e deu as boas-vindas ao grupo de jovens das duas Escolas Secundárias de Espinho e aos jovens universitários americanos  e à sua Professora,  Deolinda Adão. Agradeceu à Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade – Mulher Migrante, promotora desta iniciativa de ligação de jovens dos dois continentes, por ter inserido Espinho no  roteiro da sua visita a Portugal, durante as oito semanas dedicadas ao  estudo da cultura e da língua portuguesa.  Destacou a importância simbólica deste encontro, no ano da celebração dos 800 anos da existência da língua portuguesa e elogiou o empenho que as escolas deste concelho têm, merecedoras de
grande admiração.
 O início dos trabalhos do workshop organizado pelos alunos, desenrolou-se durante as horas seguintes. A sessão foi embalada  com música de fundo com o tema “ Canção do mar “ interpretado por Dulce Pontes, esse mar simbolicamente representado por um extenso pano azul a unir as 5 mesas dos  grupos de trabalho, representando, desta forma,  os 5 continentes que o mar une, mais do que separa.
 Os alunos Miriam Rendeiro, Ana Carolina Reis, Carolina Marques, Filipe Lopes, Gonçalo Sabença, Andreia Ferreira, Beatriz Santos, Emeline Amorim, Maria João Cruz e Alexandra Romão foram apoiados pelos seus professores Carminda Costa e João Paulo Reis, na seleçãodos textos. Os professores orgulhosos do trabalho dos seus alunos revelaram que o grupo se organizou de forma autónoma e criativa, programando a magnífica apresentação sobre a língua e cultura portuguesa. A escolha de textos da “Mensagem” de Fernando Pessoa, representativos  da divisão do  poema - nascer, crescer, morrer e ressuscitar,  o poema de Jorge de Palma, “ Portugal, Portugal”  e “ O Portugal Futuro” de Ruy Belo, foram lidos, contextualizados, interpretados, seguindo-se propostas de trabalho, desde  jogos de palavras para completar poemas, com apoio a ilustrações,  propostas de dramatização que os jovens americanos acolheram de  forma muito entusiasta.
 Estivemos perante uma sessão de ensino/aprendizagem muito peculiar,  tratou-se de uma aula viva e criativa, momentos de homenagem à nossa língua em data de celebração dos cem anos. Toda a sessão foi acompanhada pela ilustração, ao vivo, por alunos  de artes, Joana Bastos e Guilherme Peres.  Também eles foram autores, juntamente com Miriam Rendeiro, orientados pela Professora de Artes, da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, Aurora Bernardo,  das magnificas ilustrações alusivas aos poemas apresentados que foram compilados em forma de dossiê e ofertados aos jovens outro lado do mundo, o  James Almeida, Elizabeth Barcelos, Kristine Nunes, Stephanie Lam,  José Martinez, Gerson Moraes eLilia Braga.
 No final da sessão foi  lançado um repto final: completar este dossiê com os  vários momentos da aula, tão bem planeados e executados  pelos alunos, e acrescentar a participação dos estudantes de Berkeley que irão estudar este mesmo tema tratado nesta sessão,  de forma a constituir  uma versão  final, mais completa e talvez, uma  possível edição. Os estudantes estarão a partir de agora comunicáveis pelo site summer program in Portugal mas, sem dúvida, que este encontro presencial deixará marcas para o futuro. Um  futuro que seja de maior intervenção e de mudança como sugere o poema de Jorge Palma. E que esse Portugal
seja  também brilhante e promissor, com as crianças -  o seu futuro… O encontro terminou ao som da “ Vareira” de Fausto Neves interpretado pela Orquestra Clássica de Espinho - coro Amigos da Academia, sendo os trabalhos gravados pelos alunos do curso de multimédia, a cargo do Professor Manuel Novais da Escola Secundária Dr Manuel Laranjeira.
   O grupo almoçou junto, professores e alunos, desfrutando de um ambiente afável e acolhedor na Cantina da Escola Secundária Dr Manuel Gomes de Almeida . Mais tarde, seguiu- se a visita guiada pela cidade, à descoberta das belezas de Espinho, das  emblemáticas fachadas das casas onde os azulejos marcam presença,  até ao revolto mar onde a espuma enrola na areia da praia ,  até  à estação de comboio, chegado o momento da partida.
 Deolinda Adão partiu com os seus estudantes, de comboio, certamente que levaram   alguns momentos inesquecíveis dos trabalhos apresentados e memórias da cidade de Espinho,  e , segundo nos confessaram, ficaram com vontade de voltar. Não é e este o melhor reconhecimento para a os anfitriões, neste caso, a Associação Mulher Migrante, as Escolas Secundárias e a  cidade de Espinho?
Viveram-se momentos de divulgação da cultura e da língua portuguesa, de excelente convívio entre professores e jovens luso descendentes a viver nos Estados Unidos e Jovens de Espinho e, por fim,  a celebração simbólica dos 800 anos da existência oficial da língua portuguesa, falada em todos os continentes, graças aos portugueses da diáspora.

  Arcelina Santiago

Sem comentários:

Enviar um comentário