quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Reuniões na AMÉRICA DO SUL - SP, Montevideo, B. A.


Outubro 2012


SÃO PAULO
Primeira  reunião, em SP, para a criação do Núcleo da AEMM,  encabeçado por Graça Frazão e Renata Afonso, com a presença de Manuela Aguiar, Beatriz Rocha Trindade e Rita Gomes.
Ocasião para evocar Maria Archer, na companhia das suas amigas brasileiras Profª Doutora Blanche de Bonneval e Maria Jorge de Bonneval, de qum foi preceptora, durante o seu exílio no Brasil.
Relativamente à constituição de uma Associação Mulher Migrante em S. Paulo, foram referidas as dificuldades que não permitem a sua oficialização imediata, como instituição autónoma.
Tal como acontece no RJ será, de início, um Núcleo local da AEMM. O primeiro projecto que se propõem desenvolver é o da recolha de narrativas de vida.
De seguida, no tradicional "almoço das quintas" na Casa de Portugal, as visitantes tiveram oportunidade de encontrar dirigentes da comunidade e de falar dos seus trabalhos. Um convívio em que a Dra. Manuela Aguiar disse umas palavras, lembrando a vida de Maria Archer em S.Paulo, e salientado o projecto do núcleo da AEMM para a recolha de narrativas de vida, que teve uma entusiástica reacção do Cônsul Geral em S. Paulo, Dr. Paulo Lopes Lourenço, disposto a integra-lo  num estudo já em curso sobre a Memória da Comunidade Portuguesa em SP

URUGUAI - Montevideo e Sacramento

 XXIV Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso descendentes do Cone Sul,

Como sempre, um Encontro que juntou centenas de participantes, num programa multifacetado.
Para a Associação de Estudo Mulher Migrante que tem, desde há anos, procurado introduzir as temáticas de género e de geração em eventos tradicionais das comunidades, o convite para debater estas questões no seminário cultural do "Encontro", foi aceite com a convicção de que não é só entre mulheres que se deve procurar a mudança neste domínio.
Já em 2007, a AEMM promoveu, com bons resultados, seminários sobre igualdade no quadro das festas do 10 de junho em Newark e em Montreal - uma experiência que se repetiu este ano na Califórnia, na parceria com a Luso American Educational Foundation.
 O seminário cultural de Montevideo teve por tema central o maior equilíbrio de participação dos que mais marginalizados se encontram ainda no movimento associativo, as mulheres, os mais velhos, os mais jovens - o que, não sendo justo para as pessoa,s compromete o futuro das próprias instituições, como se torna cada vez mais evidente...

O "seminário" tem assumido, na última década, uma relevância crescente no Encontro do Cone Sul, que  constitui um paradigma da prossecução de finalidades várias, a partir de um modelo inicial puramente lúdico: um portuguesíssimo torneio de sueca, que começou nas comunidades do sul
do Brasil e do Uruguai e veio a estender-se à Argentinal. Do jogo e do convívio se passou a outras iniciativas que decorrem em simultâneo: exposições, festivais de música e dança, palestras, debates. Participantes numerosos, presença de autoridades dos 3 países, dos nossos diplomatas e, quase sempre, a presidência protocolar do SECP. Um evento que cresceu para se tornar um dos mais importantes, um dos mais "internacionais" de todo o mundo da nossa Diáspora.
Em 2012, a Associação de Estudos MM foi, com o apoio da SECP, o parceiro principal na realização deste seminário - levando ao sul da América  as preocupações com o envelhecimento activo e a
solidariedade intergeracional no contexto do movimento associativo português.
Do ponto de vista das dirigentes da AEMM, como explicitaram,  a mudança e a inovação passam, largamente, pela capacidade de atrair ao cerne da vida associativa estes grupos, que têm sido
marginalizados, para não dizer praticamente excluídos.
Tomar consciência desta realidade é preciso, mas não basta - é urgente tomar medidas concretas, fazer das instituições a" casa de todos", onde todos tenham o seu espaço próprio, para decidirem autonomamente iniciativas e modos de convívio, porventura em ruptura com rotinas e hábitos antigos.
Num simples bar de associação, podem reunir as tertúlias mais criativas, de um simples jogo de sueca pode nascer uma universidade sénior, como de almoços de amigos surgiu o formidável movimento das Academias de Bacalhau e, muito recentemente, as Academias da Espetada na Venezuela.
Foi esta a tónica das intervenções de Maria Manuela Aguiar (A expansão de Portugal pelo Movimento Associativo) e de Maria Beatriz Rocha Trindade (Associativismo construindo o futuro a partir de um olhar retrospectivo). O Engº Daniel Amado e a Drª Alexandra Allo deram
exemplos concretos da dinâmica Associação de Comodoro-Rivadávia, actualmente presidida por Maria Amado. a que se seguiram, na mesma linha, intervenções de jovens luso-descendentes de Ijuí.
Rita Gomes realçou a participação activa das mulheres nas estruturas associativas e Nassalete Miranda deu visibilidade a um domínio, onde as Mulheres são já "mais iguais" aos Homens - a do empreendedorismo cultural, numa mensagem que soou a coisa nova.
Várias outras intervenções e o debate se seguiram, na presença de mais de 200 congressistas, que enchiam o "salão de cerimónias Dr Ernesto de los Campos, oferecido pela Intendência para a realização dos trabalhos.
A própria Intendente - a primeira Mulher na História a presidir à Câmara Municipal de Montevideo - esteve presente a saudar todos os participantes, a realçar o papel das mulheres nas sociedades de hoje,
tendo concedido o título e a medalha de "Visitante Ilustre" ao Secretário de Estado José Cesário e à Ex- Secretaria de Estado Maria Manuela Aguiar.
O SECP mostrou, uma vez mais, a sua proximidade das pessoas e dos problemas, um conhecimento de causa, feito de experiência vivida e, também, o que não é menos raro, em quem desempenha essas funções, de sensibilidade para as questões de género.
Uma questão que nunca pode ser vista como especificamente feminina, e que não pode ser resolvida apenas por mulheres nem, na nossa óptica, faz hoje sentido que seja movida "contra" os homens. Luís Panasco, a "alma" deste Encontro, que institucionalmente organizou como Presidente da Casa de Portugal de Montevideo, e que a AEMM se orgulha de contar entre os seus membros activos, disse um dia, em Villa Elisa, Argentina,  numa reunião em que era o único homem presente: "não é preciso ser jovem para procurar ajudar os jovens, nem velho para procurar resolver problemas de envelhecimento, nem é preciso ser mulher para lutar pela igualdade de sexos".
O " Encontro" correu contra o tempo escasso, numa programação intensa e variada - reunião de empresários, promovida pela Câmara de Comércio Luso- uruguaia, encontro do SECP e dos deputados com o Grupo de Amizade Uruguai- Portugal no Parlamento, reunião do SECP com dirigentes associativos do Cone Sul, uma conferência sobre as mulheres na política no Clube Brasil (oradora e convidada a falar da sua própria experiência, Maria Manuela Aguiar), festa com exibição de ranchos folclóricos das comunidades portuguesas dos 3 países do Cone Sul, visita a Colónia de Sacramento, com recepção oficial na Intendência, desfile dos Ranchos nas ruas da cidade fundada por Portugueses e hoje património da Humanidade, sessão de encerramento, com apresentação de conclusões e entrega dos prémios do torneio de sueca. E, por isso, a deputada Maria João Ávila e Nassalete Miranda recomendaram vivamente que mais mulheres passem a participar dos jogos, em paridade e não só a título de excepção, como vem acontecendo.
Sacramento foi também o lugar ideal para lembrar Fernando Assunção, o grande intelectual e militante da cultura portuguesa, a quem se deve a reconstrução de “Colónia”, fiel à sua traça arquitectónica portuguesa, que lhe vale, agora, a distinção da UNESCO.

Sem comentários:

Enviar um comentário