terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Manuela Aguiar AMM 2013 ASAS e outras propostas

Caras Amigas




É urgente apresentar o pedido de parceria à SECP, conforme recomendado pelo próprio Dr José Cesário. Para ir adiantando trabalho, aqui vai o 1º "draft", - que poderá ser alterado por qualquer uma de nós. Quanto mais contributos, melhor!

A fim de prosseguir os objectivos de "networking" do associativismo feminino ou paritário, e do reforço de cooperação, a nível da diáspora, entre mulheres e homens envolvidos na promoção de uma crescente participação cívica e da colaboração intergeracional e de género, a AEMM prepara a organização, em 2013, de um novo Encontro Mundial de portuguesas (encontro que, assim, passaria a ter um periodicidade bienal).

A AEMM pretende, desta forma, dar continuidade às acções desenvolvidas desde 2011 em colaboração com a SECP e com muitas instituições das comunidades portuguesas, que partilham as suas preocupações e vontade de mudança de um "status quo" em que a igualdade de sexos está ainda por conseguir plenamente.

Em 2012, a AEMM procurou aumentar a rede de contactos e cooperação entre mulheres das comunidades, com a criação de novos movimentos associativos, designadamente em Londres, na Venezuela, em Toronto e São Paulo, na Alemanha, o projectos embrionários de organizações semelhantes na França, Suiça, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, califórnia - sem esquecer o diálogo com os núcleos da AEMM de Newark e do Rio de Janeiro e com a Associação irmã existente na Argentina.

No estabelecimento desses laços de relacionamento associativo a nível cada vez mais global, no enfoque dado às questões culturais, na promoção dos projectos "ASAS" e "memória" (narrativas de vida de mulheres emigradas), nos estudos da emigração feminina numa perspectiva diacrónica, nas publicações que ficam a testemunhar o trabalho realizado, a AEMM contou com um apoio constante do SECP Dr José Cesário, dos serviços da DGACCP, e, muito em especial, da Drª Manuela Bairos e de todo o gabinete do Senhor Secretário de Estado. Em nome de todos os membros da "Associação", aqui deixamos, Senhor Secretário de estado, o nosso grande reconhecimento.

Esperamos em 2013 poder manter o mesmo nível de colaboração, nomeadamente, na realização do Encontro Mundial e na execução dos projectos ASAS, Memória e Empreendedorismo cultural das Mulheres:

 ( e o mais que entenderem alterar ou acrescentar).


Um abraço
Manuela Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário