quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MULHERES EM MOVIMENTO em Espinho


A ideia nasceu no âmbito da AEMM para fomentar o intercâmbio artístico e cultural. É, segundo Isabelle Oliveira, uma das suas mentoras, um “movimento de charneira em que há uma necessidade de mudança social e de instauração de uma sociedade nova, baseada em valores éticos e verdadeiramente democráticos. Nesta perspectiva assume relevo peculiar a reflexão sobre o lugar e o papel das mulheres e a sua contribuição para o processo de mudança através do acesso e participação activa”
O primeiro encontro aconteceu em Vila Nova de Famalicão. O tema foi a “Educação para a Cidadania” e o salão polivalente da Escola Secundária local encheu- se de mulheres (e homens) interessadas em falar das suas experiências e de algum desalento porque os seus filhos deixaram de ter nas Escolas as disciplinas que os despertavam para as questões da cidadania.
Participaram pela AEMM Isabelle Oliveira, Nassalete Miranda e Leonor Fonseca.
O segundo encontro Mulheres em Movimento foi em Espinho na Biblioteca José Marmelo e Silva, já em Outubro. O tema “Os Novos desafios da Mulher num Mundo em mudança” foi moderado por Leonor Fonseca, Vereadora da Cultura da CME. Participaram Manuela Aguiar, Graça Guedes, Isabelle Oliveira e Palmira Maciel, vereadora da Educação, Desporto e Acção Social da Câmara Municipal de Braga.
Na oportunidade Manuela Aguiar salientou a modernidade da ideia da paridade no discurso feminista durante a 1ª República (Mulheres Feministas e assumidamente femininas – percursos numa caminhada que queriam conjunta, ao lado dos homens, em atitude sempre construtiva, aliando as causas da emancipação da Mulher à utopia de um republicanismo igualitário) e citou algumas das grandes lideres do movimento, que atingiu o seu auge nos primeiros anos da revolução de 1910.
No que respeita ao tempo de hoje, Manuela Aguiar defendeu e fundamentou a razão de ser da actual “Lei da Paridade”, no que foi secundada pela generalidade da assistência.

O terceiro encontro Mulheres em Movimento já está agendado para 26 de Janeiro no Porto, na Fundação Engº António de Almeida, nama sessão a presidir pela Dra. Maria Barroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário