quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LOURDES ABRAÇOS

Professora de Artes Plásticas, pintura em porcelana e em tela) residente no Rio deJaneiro-Brasil. De 1979 a 2011 realizou muitas exposições individuais em Portugal eno Brasil e colectivas nos EUA, México, Nevezuela, Argentina, França, Uruguai.
Algarvia por nascimento, na última exposição realizada em Silves, doou 57 peças ao Município para constituir um acervo da Câmara Municipal em exposição permanente.
Durante anos, ministrou a pintura em porcelana sendo a precursora da arte em Portugal, em termos privados, e fundando em Lisboa a “ União Portuguesa de Arte em Porcelana”, coordenando várias exposições sob o auspício da referida Associação, entre elas a realizada no Rio de Janeiro no Palácio de São Clemente ( Consulado Geral de Portugal). No Rio de Janeiro, foi professora de ArtesPlásticas no Colégio Notre Dame e Colégio do Leme.
É titular da cadeira 6 da Academia Brasileira de Artes e Letras de Paranapuã; Comendadora "Grande Mestre da Sociedade Brasileira de Desenho e Artes Visuais; Detentora da Medalha de Mérito Cultural Austregésilo Ataíde; Diploma e Medalha de Ouro no IX Salão de Arte "Brasil-Portugal" de 500 anos de brasilidade.
 Outros prémios e distinções: Placa de Reconhecimento da ABRAP, na qualidade de Grande Mestra e Divulgadora da Pintura Sobre Porcelana no Brasilee  no Mundo, Homenagem Especial com placa de prata, em São Paulo, na 18ª. Expo APPP,  na qualidade de incentivadora das Artes do Fogo, disseminando a cultura lusitana no Brasil.
Organizadora e Coordenadora da 1ª. e 2ª Mostra de Artes Plásticas dos Artistas Portugueses Radicados no Brasil, realizadas respectivamente no Sheraton Hotel -Rio de Janeiro e Embaixada de Portugal em Brasília, divulgando a obra de cerca de40 artistas portugueses radicados no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário