terça-feira, 20 de novembro de 2012

Somos quatro alunas do Ensino Secundário da Escola SecundáriaDr. Manuel Laranjeira e no ano passado, lermos pequenos excertos de algumas obras da célebre autora Maria Lamas.
Nenhuma de nós conhecia esta escritora e interveniente política, porém, foi interessante conhecer a sua história e personalidade convicta e determinada. Embora a história não tivesse sido contada na primeira pessoa, contámos com a ajuda da sua neta e historiadora que muito contribuiu para que o público desta sessão conhecesse várias histórias e acontecimentos da época.
Entre o final do século XIX e início século XX a situação das mulheres agravou-se, pois a sua participação no mundo do trabalho assumiu novas exigências. Contudo, continuavam a ser discriminadas tanto na vida política e económica como no direito ao voto e o acesso à instrução. Foi aqui que Maria Lamas tentou alterar o modo como as mulheres eram vistas na sociedade, tornando-se uma ativista política feminista portuguesa. Era de facto uma mulher com um objetivo bem definido para os seus princípios e ideias exatas.
Por outro lado, nós portuguesas podemos ser grandes em tudo aquilo que fazemos. E Maria Lamas foi um ótimo exemplo na medida em que demonstrou ser uma mulher de garra capaz de enfrentar tudo e todos com um único objetivo: ser feliz e deixar que as mulheres portuguesas também o
pudessem ser. Esta célebre escritora teve uma palavra de ordem, a palavra que nos uniu a todas para lutar pelos nossos direitos. E é assim que na atualidade podemos caraterizar a autora com uma personalidade admirável, lutadora, intensa e generosa. E, embora tenha sido forçada a abandonar o
país, teve a capacidade de continuar a sua luta numa tentativa de educar as mulheres e as crianças a serem algo melhor, através daquilo que ela melhor sabia fazer: escrevendo.
Apesar de Maria Lamas ter sido uma mulher muito à frente do seu tempo, ao contrário de muitas outras personalidades que à sua semelhança também o foram, não é na atualidade estudada pelos mais jovens nas escolas, podendo mesmo dizer-se que são poucos aqueles que na nossa geração
conhecem Maria Lamas e sabem o que esta senhora fez pelo Mundo do seu tempo e o quanto batalhou para que este mudasse. Por isso, todas nós, agradecemos o facto de nos terem dado o prazer de conhecer esta fantástica senhora.
Por fim, fazemos todas um balanço muito positivo desta sessão, já que ficámos a conhecer uma personalidade da nossa história que teve grande importância na vida das mulheres da sua época e que veio a repercutir-se no futuro. As suas palavras foram uma salvação da mentalidade que pouco a
pouco foi modificando para melhor, e Portugal tem muito que agradecer a esta corajosa mulher e a muitas outras que seguiram este exemplo. E não podemos esquecer: devemos sempre lutar pelos nossos sonhos e também ajudar os outros a realizarem os seus, lutando da mesma forma como Maria Lamas lutou - com garra, fé e acima de tudo, com amor. Porque ela nunca duvidou: “ os meus problemas eram os problemas de todas as mulheres, embora alguns revestissem, para cada uma, aspetos diferentes"- Maria Lamas.

Ana Rita Monteiro 11ºG
Ana Sofia Pinto 11ºA
Joana Faria 11ºA
Maria Teresa Castro 11ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário