sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Rita Gomes Actividades da AEMM mais sintético

Iniciativas 2012 - Síntese.
A “inovação” e a “procura de melhor fazer”, integraram em 2012 as nossas etapas
de trabalho, a fim de que uma vez mais a AEMM pudesse cumprir os objetivos para que foi
constituída em 8 de Outubro de 1993.
Na linha da Proposta que apresentámos a S. Exª o Secretário de Estado das Comunidades
Portuguesas, Dr. José Cesário - na sequência, aliás, do «Encontro Mundial de Mulheres
Portuguesas na Diáspora», realizado em 24/26 de Novembro de 2011, no Forum da Maia e
das suas Conclusões - prosseguimos em 2012, o trabalho de “promoção da participação igualitária dos dois sexos nas instituições das comunidades, na vida política e pública”.
Destacamos algumas das iniciativas mais inovadoras
o lançamento do Projeto ASAS - criação de universidades ou academias sénior, destinadas aos mais idosos, cuja divulgação foi feita junto das instituições das comunidades em que estivemos presentes
( nos Encontros organizados pela OCPM, em Elizabeth, a Profª Graça Guedes (Abril 2012): no Luxemburgo e em Genebra (Setembro de 2012), com as Drªs Manuela Aguiar, Rita Gomes, a Profª Isabelle Oliveira, as Drªs Nassalete Miranda e Leonor Fonseca; na Universidade de Toronto /Colóquio Rosa dos Ventos, com as Drªs Manuela Aguiar e Manuela Bairos (Setembro de 2012), no Uruguai (Encontro do Cone Sul) e Argentina, com a Deputada Maria João Ávila,da Associação Mulher Migrante dos EUA, as Drªs Manuela Aguiar, Rita Gomes e Nasalete Miranda (Outubro de 2012)
Na linha da Inovação se inserem as «Conferências sobre Feministas da Diáspora» - as
Homenagens a Maria Lamas e a Maria Archer, realizadas em Espinho e em Lisboa – bem como a integração em alguns desses eventos de Exposições Documentais ou de Arte –caso da Exposição Coletiva de Pintura e Escultura – Feminino Plural e os “Rostos Femininps da República”.
Países/Cidades onde realizámos eventos: Califórnia San Jose, NJ,Elizabeth,, Londres,
Luxemburgo, Genebra, Toronto, S. Paulo, Montevideo, Colónia do Sacramento, Buenos Aires, Caracas, estando ainda previstos colóquis e encontros na Alemanha, Paris,Bélgica e Holanda.
Aí divulgámos as nossas duas últimas Publicações sobre: ”O Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas da Diáspora”, e “Vida e Obra de Maria Archer – Uma Portuguesa da Diáspora”
De evidenciar, também, o crescimento da rede de delegações ou associações próximas da AEMM - nomedamente em Londres (Grupo de Mulher Migrante), no Canadá (Toronto) ,no Brasil (SP), a somar ao existente no RJ, na Arrgentina e, recentemente na Venezuela.
Avultaram nestas reuniões questões relativas à invisibilidade da Mulher em muitas comunidades, à recolha de histórias de vida, e de Testemunhos e Memória das diversas comunidades, a questão intergeracional, a cultura e ensino da língua portuguesa, papel da mulher na Diáspora e no Associativismo – acesso ao dirigismos, empreendedorismo feminino, manutenção da identidade cultural, a promoção da cultura e a motivação dos luso – descendentes…
Ao chegarmos ao final do Ano, dirigimos os nossos maiores reconhecimentos aos nossos parceiros e apoantes
Especial agradecimento apresentamos a S. Exª o Secretário de Estado das Comunidades
Portuguesas, Dr. José Cesário, que, com o seu apoio e entusiasmo facilitou tantas realizações em Portugale no Estrangeiro, esperando poder dar-lhe continuidade

Sem comentários:

Enviar um comentário