terça-feira, 13 de novembro de 2012

ASAS LONDRES






     O grupo presente na Embaixada de Portugal e seleccionado pela Dra. Luísa Ribeiro que havia estado no Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas na Diáspora, realizado na Maia em Novembro de 2001 e se disponibilizara para organizar esta reunião, era representativo de diferentes contextos e com papeis muito importantes em cada um deles, que favoreceu o entendimento de uma tipologia específica para a comunidade portuguesa em Londres e a analisar com profundidade, pelo que deveria ser objecto de discussão em novas reuniões.

     E, considerando terem já perspectivado um jantar em Setembro, aproveitariam essa oportunidade para essa troca de ideias.

     Foi com enorme satisfação que nesse jantar no Restaurante Portugal em Lambeth, o grupo aumentou e muitas ideias surgiram, definindo-se metodologias, estratégias, frequência (1ªs quartas-feiras de cada mês) e mesmo o local, disponibilizado por uma das novas aderentes e dona de um restaurante, bem como o secretariado, que se responsabilizaria pelo encaminhamento via e-mail de todas as informações recebidas.

     Tal como combinado, a reunião aconteceu e este grupo de mulheres, agora intituladas LUSÓFONAS EM LONDRES, já têm um programa detalhado expresso neste e-mail agora recebido:


Olá a todas,


No nosso jantar da passada quarta-feira, dia 07/11/12, ficaram algumas

questões esclarecidas e outras se levantaram.


Assim, decidiu-se que:

1) o nome do grupo será "Lusófonas em Londres"


2) as sessões/encontros terão a duração de 1 hora, sendo os primeiros 30 minutos destinados à apresentação dos temas (1/2) dessa sessão e a segunda meia hora a esclarecimentos mais individualizados. Haverá sempre duas pessoas responsáveis pela organização e apresentação da sessão, assegurando a sessão caso aconteça algum imprevisto.


3) a primeira sessão será dia 14 de Janeiro (segunda-feira), sendo o tema "Ano Novo, Vida Nova". O objectivo será abordar questões ligadas à auto-imagem (contaremos com o apoio de uma cabeleireira e uma maquilhadora) e à definição de objectivos pessoais para o novo ano. Esta sessão é da responsabilidade da Maria e minha.


4) a segunda sessão, da responsabilidade da Ana Paula e da Luísa, será dia 6 de Fevereiro (quarta-feira), sendo o tema "Ano Novo, Casa Nova".


5) a terceira sessão, dia 6 de Março, com o tema "Ano Novo, Trabalho Novo" fica a cargo da Isabel.


6) no final de cada sessão ficamos por mais 15 min para discutir alguma questão sobre essa sessão e acertar algum pormenor para a seguinte.


Quanto a questões levantadas, falou-se na possibilidade de criar uma página no Facebook e na necessidade ou não de se escolher uma líder para o grupo.


Aproveito para pedir a todas que ao responder a emails tenham o cuidado de escolher a opção de responder a todos os contactos, para garantir que todas recebem as mensagens trocadas. Peço também que caso não possam estar presentes nalgum encontro avisem para sabermos ao certo com quem podemos contar em cada sessão.


Até breve.


Abraço,

Mariana Costa



         CONCLUSÕES


         Em jeito de conclusão e porque expressa resumidamente as grandes deliberações destes encontros, aqui fica os e-mails logo enviados:


Minhas queridas amigas - portuguesas em UK

Foi com muita satisfação que vos revi, depois do nosso primeiro encontro na Embaixada de Portugal no passado mês de Junho e no qual esteve também presente a Dra. Manuela Aguiar e agora lamentavelmente ausente por se encontrar no Canadá, mas que vos enviou cordiais saudações.

Foi também com muita satisfação, que novas mulheres se juntam ao grupo e com igual vontade de actuar em favor da mulher portuguesa em Londres, dependendo do contexto e das problemáticas que as envolvem. Um grupo de mulheres, até então a agir individualmente, mas que aceitam o nosso desafio de se interligarem, para reunirem as suas potencialidades em favor das mulheres portuguesas em Inglaterra e no âmbito dos objectivos da Associação de Estudo, Solidariedade e Cooperação Mulher Migrante à qual pretendem aderir.

Nesta reunião foram tomadas importantes decisões:

- Reunião todas as 1ªs quartas feiras de cada mês, pelas 18,30 h, no Alentejano Bar & Gril, propriedade da Isabel Queiroz, uma das novas aderentes ao projecto. Este local foi decidido por todas, apesar da Ricardina Pederneira ter oferecido o seu escritório de advocacia, que reconhecidamente agradecemos, mas julgou-se preferível um espaço mais propício ao convívio entre todas.

- Em cada reunião são escolhidos temas a tratar na sessão seguinte, com base nas propostas apresentadas nessa reunião.

- A Mariana Costa fica a secretariar todo o grupo, recebendo e reencaminhando todas as informações e contactos recebidos.

- É registada em Inglaterra a Associação E.S.C. Mulher Migrante, devendo para tal ser enviada toda a documentação necessária (estatutos), para o qual a Clarisse Barbosa se disponibilizou, dada a sua experiência de registo da Casa do FC Porto em Londres, da qual é membro da direcção.


Muito falamos; muitas ideias foram colocadas; muita vontade se sentiu entre todas.

As Portuguesas em UK vão ser um exemplo vivo de um projecto que a Associação E.S.C. Mulher Migrante tem vindo a implementar no mundo. E com muito alegria o expresso aqui, com conhecimento para a Dra. Manuela Aguiar, Presidente da Assembleia Geral e para a Dra. Rita Gomes, Presidente da Direcção.

Um grande abraço

Graça Guedes

Espinho, 2 de Outubro de 2012


Olá, queridas Lusófonas em Londres


Agradeço muito reconhecida a informação que me acaba de ser enviada e fico muito feliz com a vossa dinâmica, expressa em todos os projectos que pretendem implementar.

Parabens!

E contem sempre com qualquer apoio que  vos possa dar.

As Lusófonas de Londres têm pernas para andar e muito vai ser feito dentro do nosso projecto que vos foi apresentado também pela Dra. Manuela Aguiar, no passado mês de Junho.

Falta só a vossa inscrição na nossa Associação Mulher Migrante, falada em Setembro e para a qual vos enviei documentação. O enquadramento ficaria mais perfeito e poderia vir a trazer benefícios pontuais para os vossos projectos.

Um grande abraço muito amigo

Graça Guedes
Espinho, 10 de N

Sem comentários:

Enviar um comentário