segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Nelma Patela sobre o Encontro com Estudantes de Berkeley


Brilhantes Navegadores

 

Nelma Patela

No âmbito do Sarau cultural dedicado a Camões que teve lugar no dia três de maio deste ano, os alunos das turmas de 8º ano aderiram ao desafio de construir e decorar caravelas para expor nesse evento. Três das caravelas foram elaboradas numa estrutura de cartão prensado e outra, que viria a ser a vencedora, foi construída numa estrutura de arame semelhante ao que é geralmente usado nos galinheiros. Posteriormente, os alunos decoraram-nas com diferentes materiais reciclados e biodegradáveis e… muita imaginação! Os trabalhos foram realizados sob a orientação da Professora Filomena Bilber nas aulas de Educação Visual e nos tempos livres de alunos e professora, fruto de um grande empenho, dedicação e orgulho no desenvolvimento desta iniciativa.

A atividade permitiu que os alunos navegassem pelo infinito mar da imaginação, motivados na pesquisa e na execução, unidos num projeto, sendo o produto final quatro caravelas muito diferentes, mas igualmente belas, únicas, interessantes. Depois, surgiu o convite da Associação de Estudos Mulher Migrante através da Professora Arcelina Santiago, propondo-nos integrar as comemorações dos 20 anos desta Associação no “Encontro Mundial Mulheres d’Artes da diápora portuguesa – as migrações e as artes no feminino”

A integração de jovens em projetos onde se faz a defesa de causas, neste caso,  abraçadas pela Associação,  é uma das componentes importantes na educação  e, por isso, tanto eu como os professores Filomena Bilber e Paulo Cunha aderimos com  muito entusiasmo. Aconteceu esta experiência que proporcionou aos nossos jovens o contacto com a arte de mulheres da diápora, abrindo-lhes horizontes e permitindo-lhes intervir na sessão inaugural da Bienal d’Artes em Espinho.

 Assim, as caravelas navegaram até ao FACE, local onde a II Bienal “Mulheres d’Artes”, promovida pela Câmara Municipal de Espinho, estava a decorrer. Elas ficaram, então, no local certo, cheias de dignidade e beleza já que elas representam, de forma simbólica, a diáspora portuguesa, com a partida dos nossos primeiros navegadores tão bem representada no episódio da partida das naus, integrada na obra prima da nossa literatura da autoria de Camões. Foram selecionados poemas para serem declamados sobre o tema da partida e da chegada tão presentes no “Mar Português” de Fernando Pessoa, “Emigração Portuguesa” de Rogério Martins Simões, “Regresso” e “Ei-los que partem” de Manuel Alegre e Manuel Freire, respetivamente, e ainda “ A hora da partida” de Sophia de Mello Breyner. Para a sessão, os alunos prepararam com os seus professores perguntas que os despertavam para temáticas como a arte, as mulheres da diáspora, a participação cívica. Mais tarde, elaboraram um questionário, entrevista dirigida a algumas artistas.

  Para concluir, direi que os alunos gostaram muito de ter participado. Este tipo de atividades faz com que os nossos jovens despertem para estes temas,  passando a compreender melhor o papel dos portugueses no mundo da diáspora, particularmente no feminino, e, neste caso, em especial, na arte como forma de expressão para a cidadania. 

Agradecemos à Associação de Estudos Mulher Migrante ter-nos proporcionado estes momentos. Estamos prontos para novos desafios. Eles foram propostos pela Professora Deolinda Adão, aquando do segundo encontro no FACE, com alunos da Universidade de Berkeley que estudam a língua e cultura portuguesa e os nossos alunos.  Estaremos abertos a  projetos que visem estabelecer laços e proporcionem aos nossos jovens novas formas de aprender e exercer a cidadania ativa.

 Nelma Patela, Professora da EBS Domingos Capela ( AEMGA)

 

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