sábado, 7 de dezembro de 2013

Rita Gomes Intervenção de abertura do Colóquio do Recife


20 Anos 

Associação de Estudo Mulher Migrante

 

 

Completou a AEMM, em 8 de Outubro de 2013. os 20 anos da sua constituição por  escritura  notarial, feita  no  16º  Cartório  Notarial  de Lisboa.

O início da sua atividade, porém, só se verificou  em 2 de Janeiro de 1994.

Desde então, temos vindo a procurar concretizar os objetivos que nos propusemos realizar, com base nas disponibilidades financeiras que temos conseguido, trabalhando sempre em regime de voluntariado e em Parceria, adaptando as nossas atividades às diversas evoluções conjunturais que as questões de migração sempre exigem ou impõem.

 

Dizia eu, há anos, num documento de trabalho que: “as questões de migração pela multiplicidade de aspectos que envolvem exigem estudo, reflexão e trabalho conjunto”  e, mais importante nesta temática, há ainda a considerar a indispensável contribuição resultante da participação dos próprios migrantes na consecução das medidas de politica migratória, visando apoio a carências existentes e à defesa dos seus direitos como   migrantes, tendo sempre também em consideração os seus deveres e as suas obrigações nos Países de partida e de regresso.

 

Para melhor se avaliar, digamos, a vivência desta Associação no decurso destes Anos, deixamos umas linhas sobre os múltiplos aspectos que abrangem a sua atividade – de acordo com os seus Estatutos – ainda que de uma forma genérica:

 

-  estudo  das  matérias  ligadas  à  problemática  das migrações femininas;

 

-  proporcionar  cooperação com as mulheres profissionais e dirigentes de Associações das Comunidades Portuguesas no mundo e com as imigrantes que vivem em Portugal;

 

- desenvolver atividades, visando combater ideias e movimentos xenófobos;

 

- possibilitar apoio á integração das mulheres na sociedade de acolhimento e defesa dos seus direitos de participação social, económica e política

                                                                                                                                  2

Para atingir esses objetivos, entre outras iniciativas, a Associação tem promovido a realização de vários Encontros,  Seminários e outros, desde o início da sua atividade, a fim de lhe permitir: a divulgação da própria Associação,  o aumento da sua “rede” de Associadas e de Associados,  e a atualização de  conhecimentos   sobre  as  temáticas  em  análise.  

 

Além  disso, convida  para esses fóruns, nomeadamente, as Entidades Públicas e Privadas, Especialistas e Técnicos das Migrações,  docentes de diversos graus de ensino, as/os Migrantes das várias Gerações e também sempre, as /os nossas / os Associadas/os, bem como Associações de Imigrantes que vivem e trabalham em Portugal e ONG’S de Mulheres, para   mais diretamente as / os sensibilizar relativamente às matérias que tratamos.

 

Procuramos também, sempre, que a Comunicação Social esteja presente, para que os nossos trabalhos sejam conhecidos interna e externamente e cheguem às portuguesas e aos portugueses no estrangeiro, muito especialmente às suas Associações e a outras Estruturas de apoio a emigrantes portugueses, a  nível local.

 

Organizámos ao  longo dos vários anos: Encontros, Conferências, Mesas Redondas, nomeadamente acerca de temas sempre adequados à conjuntura das migrações para as Mulheres Migrantes, problemas sociais, entre outros.

 

E essas actividades foram-se realizando inicialmente em Portugal – em várias Regiões – e, à medida que fomos conseguindo apoios, passámos a concretizar algumas  dessas iniciativas no Estrangeiro, em contacto mais directo com os nossos compatriotas,  junto das Comunidades Portuguesas, nomeadamente nas Associações de Portugueses no Estrangeiro e em outras Instituições.

 

E,  assim, chegámos, ao Encontro directo com Mulheres Migrantes Portuguesas no Mundo de trabalho que procuraram e/ou  onde encontraram “novas oportunidades” e também com os Jovens , luso descendentes ou não, na  sempre  desejável linha intergeracional de procura:

de inovação, da igualdade, da paridade e da participação ativa e plena da Mulher nas mais diversas áreas.

                                                                                                                                  3

 

E com estas Iniciativas, conforme referimos, fomo-nos aproximando das comunidades portuguesas, transmitindo – lhes os conhecimentos que mais directamente lhes podiam interessar, de acordo com a situação que viviam em cada País.

 

Simultaneamente conseguimos a admissão de Associadas /os em Portugal e também no Estrangeiro.

 

São inúmeras as Iniciativas que durante estes 20 Anos  a AEMM organizou,

com os apoios financeiros conseguidos, muitas vezes em Parceria com as mais diversas Entidades, entre as quais a Universidade Aberta, a Pro Dignitate e outras ONG´S de Mulheres, abrangendo várias áreas e  sempre tendo em consideração a cultura, o ensino, o associativismo, a participação ativa  da mulher, na economia, na saúde e na política, entre outros. Não é, pois, fácil introduzir neste documento e com a disponibilidade de tempo que isso exigiria, a multiplicidade dessas  atividades.

 

Assim,entre essas Iniciativas e para não me alongar mais e tentar cumprir o tempo que me foi concedido, destacamos:  1994 – Encontro Regional sobre Migrações, em Barcelos, tratámos então “O Regresso e a Reinserção” – a intervenção e a participação da Mulher nesta fase do ciclo da emigração. Estávamos em 19/11/1994, era o Regresso o tema da atualidade;1995 – organizámos o “Encontro Mundial de Mulheres Migrantes – Gerações em Diálogo”, em Espinho, de 18 a 21 de Março de 1995 e em Lisboa em 22/3/1995 (mais de 200 pessoas); no Ano de 2001, os Seminários realizados a nosso pedido, com o apoio de Câmaras Municipais (Oeiras, Pombal e Porto de Mós) e da Região Autónoma da Madeira, numa outra fase: a da integração/inserção de mulheres imigrantes em Portugal;

 

Outros Encontros que merecem especial referência na vida da AEMM: 2002 – Colóquio sobre “Problemas Sociais da Nova Imigração”- fomos então a 1ª Associação a tratar este assunto; 2004 – Colóquio “Mulheres Migrantes das diversas Gerações”.

 

 

 

                                                                                                                                    4

 

Uma outra etapa extremamente significativa na nossa Atividade foram os chamados “Encontros para a Cidadania”, realizados entre 2005 e 2009, conforme a seguir se refere:

 

Buenos Aires 11 e 12 de Novembro de 2005

Tema: A Igualdade entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas da América do Sul;

 

Estocolmo – 3 e 4 de Março de 2006

Tema: Conferência entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas,  Europa;

 

Toronto – 16 e 17 de Março de 2007

Tema: Conferência sobre a Participação Cívica e Política

            Igualdade de Oportunidades, entre Mulheres e Homens

            nas Comunidades Portuguesas – América do Norte;

 

Joanesburgo – 6 e 7 de Fevereiro de 2008

Tema: Mulher – Vertentes para a Mobilidade numa Perspetiva

            de Diálogo Intercultural – Continente Africano;

 

Espinho – 6 a 8 de Março de 2009

Encerramento dos Encontros para a Cidadania

Integrado no “Encontro Mulheres da Diáspora” sob o

Tema: Olhar Retrospetivo sobre “Os Encontros para a Cidadania”

 

OUTRAS  fases:

 

2006 Deslocação ao Canadá  (Montréal) 4 a 7 de Junho – Semana de Portugal em Montréal

Conferência sobre a Mulher Migrante – Universidade do Québec – Retrato da Mulher Luso descendente (organizado por Jovens do Carrefour Lusophone e   da Associação de Estudantes Lusófonos,   Conferência sobre

“A Violência conjugal e a Mulher Portuguesa”); Deslocação aos EUA (Newark) – 8 a 11 de Junho de  - Seminário  “Presença da Mulher nas Comunidades Portuguesas na América do Norte” e “Participação da Associação na Grande  Parada do  Dia de Portugal, com  um carro alusivo à

 

                                                                                                                                    5

 

AEMM; 2007- “Seminários Multimédia (EUA e Canadá)”; 2008, 2009 e 2010 – Seminários na Europa – Amesterdão e Genebra;

2011 - “Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas da Diáspora”, realizado na Maia – 24 a 26 de Novembro.  Com este Seminário iniciaram-se as Exposições Coletivas de Pintura e Escultura – “Feminino Plural” e “Rostos da República”, além de Mostras Bibliográficas sobre Maria Lamas e Maria Archer e Homenagens às mesmas.

2012 – Surgiram as “Conferências Feministas da Diáspora” – sobre Maria Lamas e Maria Archer. 

.Há ainda a destacar nesse Ano: as Publicações feitas pela Associação acerca: do “Encontro Mundial da Maia”, acima referido; a referente a Maria Lamas “Entre Portuguesas num mundo sem Fronteiras” e a respeitante a Maria Archer ”Vida e Obra de Maria Archer, uma portuguesa da Diáspora”. Foram ainda publicados folhetos pela AEMM sobre: “Na Nossa Memória”, a “Sociedade Portuguesa Rainha Santa Isabel” e “Feminismo e Cidadania”.

Referimos também: o “Colóquio na Califórnia (Abril de 2012) – organizado pela Universidade de Berkeley e de S. José – sob o Tema: “ As Mulheres transmissoras de cultura”; em Newark – a realização de um “Encontro sobre Mulheres” (Abril 2012) com a colaboração do Consulado Geral de Portugal; Conferência em Londres “O Céu é o Limite” feita pela Drª Manuela Aguiar e o “Encontro com Mulheres”, em Londres, a fim de ser criada uma Associação de Mulheres – que será a Associação de Mulheres Lusófonas; Nessa oportunidade foi também tratado o Projeto ASAS – Academias Sénior de Artes e Saberes.

Ainda no Ano de 2012, entre 6,7 e 8 /12/2012, assinalamos os “Encontros que integraram Exposições de Pintura e 1 de Joalharia” em que participaram 6 artistas da especialidade idas de Portugal (Porto), em Paris – Casa de Portugal; em Bruxelas – Livraria Orfeu e em Zandam – Holanda. São também de mencionar pela inovação “As Entrevistas Imaginárias” realizadas no Norte por alunos do Ensino Secundário, nomeadamente em Escolas, cujos alunas e alunos interpretam magnificamente os papéis de Maria Lamas e de Maria Archer;                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

2013  - Demos continuidade ao lançamento das Publicações da AEMM, sendo de referir: o lançamento da Publicação de Maria Lamas, a que já nos referimos, em 17/01/2013, no Guarani – Porto, com a participação e presença de intelectuais e da cultura do Porto, entre outros;

Inédita foi também  a participação da  AEMM  na  2ª BIENAL internacional

                                                                                                                                   6

 

MULHERES D’ARTES, organizada pela Câmara Municipal de Espinho/Museu Municipal de Espinho. A Drª Manuela Aguiar foi Presidente de Comissão de Honra.

Com este evento a AEMM, iniciou as  Comemorações dos 20 Anos da sua constituição – 8 de Outubro de 1993 - 1993/2013

A Sessão de Abertura realizou-se no dia 30/05/2013, com a presença e participação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário. Nesta 2ª Bienal participaram 120 Mulheres de várias artes, de diversos Continentes e de todas as etnias e constituiu um excelente exemplo de trabalho em Parceria. Estavam também presentes, nomeadamente artistas das comunidades portuguesas.

A 2ª Bienal esteve aberta ao público desde 1 de Junho a 1 de Setembro de 2013;

Por último, é de evidenciar, neste Ano de 2013, muito especialmente a realização do Encontro Mundial – Mulheres da Diáspora “Expressões Femininas da Cidadania” que contou com pelo menos 130 participantes de Portugal e do Estrangeiro, e que se realizou nos dias 24 e 25 de Outubro em Lisboa -  Palácio das Necessidades.

Simultaneamente e integrada no Encontro, funcionou uma Exposição coletiva de pintura – “Mulheres d’ Artes em Movimento”, inaugurada no dia 24 de Outubro nas instalações da Fundação PRO DIGNITATE.

O Encontro, conforme se pode constatar pelo Programa teve a participação de Altas Entidades: da área política, social, universitária, do mundo das letras e das artes, de Portugal e do Estrangeiro e também  de  outros participantes de reconhecido mérito, nos quais se incluem Associadas/os.

 

Não queremos que  fiquem com uma imagem exígua do nosso trabalho, mas pretendemos, isso sim,  deixar explicito e de forma inequívoca que temos divulgado as várias questões a que nos temos dedicado, neste período de vida da Associação,  quer em Portugal, quer nas comunidades portuguesas da Europa e de fora da Europa.

E iremos prosseguir nessa nova linha, inserindo as Artes, as Letras e as Ciências  nos  nossos novos  Programas de   trabalho, embora continuando

sempre a ter em consideração os temas sobre migrações, de acordo com as exigências que surjam a cada momento.

 

 

                                                                                                                                  7

 

Para terminar e, em síntese, podemos salientar que nestes 20 anos se verificou uma evolução contínua e inovadora na Associação de Estudo Mulher Migrante.

 

Tentaremos por isso,  corresponder aos objetivos do projeto  em que nos envolvemos, nomeadamente, através de Parcerias e  em ligação com Entidades Públicas e Privadas, como temos feito,  procurando, como sempre, contribuir cada vez mais para o êxito das Iniciativas em que nos integrarmos.

 

Acrescentamos que nesta fase de comemorações pretendemos:

 

. Celebrar a nossa vivência ativa e atenta;

. Relembrar as nossas principais atividades, como estímulo;

. Refletir sobre o nosso Futuro.

 

Até agora, digamos, dedicámos muito do nosso trabalho à Mulher Migrante, designadamente tendo em atenção a melhoria das suas condições de vida a nível profissional e pessoal, no âmbito da igualdade de género - da igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens –  em que se incluem os seus mais diversos direitos: de participação social, económica, cultural e política, conforme no início referimos. Face aos resultados conseguidos, assim prosseguiremos.

 

Muito Obrigada a todas e a todos que se envolveram connosco nas diversas fases de trabalho nestes 20 Anos e agora, aqui, no Recife, os nossos calorosos agradecimentos à organização deste magnífico Encontro, que bem merece os maiores elogios, bem como aos que direta ou indiretamente  para ele tenham contribuído.

 

 

 

 

18 de Novembro de 2013                                 Rita Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

 

 

 

 

 

 

               

20 Anos 

Associação de Estudo Mulher Migrante

 

 

Completou a AEMM, em 8 de Outubro de 2013. os 20 anos da sua constituição por  escritura  notarial, feita  no  16º  Cartório  Notarial  de Lisboa.

O início da sua atividade, porém, só se verificou  em 2 de Janeiro de 1994.

Desde então, temos vindo a procurar concretizar os objetivos que nos propusemos realizar, com base nas disponibilidades financeiras que temos conseguido, trabalhando sempre em regime de voluntariado e em Parceria, adaptando as nossas atividades às diversas evoluções conjunturais que as questões de migração sempre exigem ou impõem.

 

Dizia eu, há anos, num documento de trabalho que: “as questões de migração pela multiplicidade de aspectos que envolvem exigem estudo, reflexão e trabalho conjunto”  e, mais importante nesta temática, há ainda a considerar a indispensável contribuição resultante da participação dos próprios migrantes na consecução das medidas de politica migratória, visando apoio a carências existentes e à defesa dos seus direitos como   migrantes, tendo sempre também em consideração os seus deveres e as suas obrigações nos Países de partida e de regresso.

 

Para melhor se avaliar, digamos, a vivência desta Associação no decurso destes Anos, deixamos umas linhas sobre os múltiplos aspectos que abrangem a sua atividade – de acordo com os seus Estatutos – ainda que de uma forma genérica:

 

-  estudo  das  matérias  ligadas  à  problemática  das migrações femininas;

 

-  proporcionar  cooperação com as mulheres profissionais e dirigentes de Associações das Comunidades Portuguesas no mundo e com as imigrantes que vivem em Portugal;

 

- desenvolver atividades, visando combater ideias e movimentos xenófobos;

 

- possibilitar apoio á integração das mulheres na sociedade de acolhimento e defesa dos seus direitos de participação social, económica e política

                                                                                                                                  2

Para atingir esses objetivos, entre outras iniciativas, a Associação tem promovido a realização de vários Encontros,  Seminários e outros, desde o início da sua atividade, a fim de lhe permitir: a divulgação da própria Associação,  o aumento da sua “rede” de Associadas e de Associados,  e a atualização de  conhecimentos   sobre  as  temáticas  em  análise.  

 

Além  disso, convida  para esses fóruns, nomeadamente, as Entidades Públicas e Privadas, Especialistas e Técnicos das Migrações,  docentes de diversos graus de ensino, as/os Migrantes das várias Gerações e também sempre, as /os nossas / os Associadas/os, bem como Associações de Imigrantes que vivem e trabalham em Portugal e ONG’S de Mulheres, para   mais diretamente as / os sensibilizar relativamente às matérias que tratamos.

 

Procuramos também, sempre, que a Comunicação Social esteja presente, para que os nossos trabalhos sejam conhecidos interna e externamente e cheguem às portuguesas e aos portugueses no estrangeiro, muito especialmente às suas Associações e a outras Estruturas de apoio a emigrantes portugueses, a  nível local.

 

Organizámos ao  longo dos vários anos: Encontros, Conferências, Mesas Redondas, nomeadamente acerca de temas sempre adequados à conjuntura das migrações para as Mulheres Migrantes, problemas sociais, entre outros.

 

E essas actividades foram-se realizando inicialmente em Portugal – em várias Regiões – e, à medida que fomos conseguindo apoios, passámos a concretizar algumas  dessas iniciativas no Estrangeiro, em contacto mais directo com os nossos compatriotas,  junto das Comunidades Portuguesas, nomeadamente nas Associações de Portugueses no Estrangeiro e em outras Instituições.

 

E,  assim, chegámos, ao Encontro directo com Mulheres Migrantes Portuguesas no Mundo de trabalho que procuraram e/ou  onde encontraram “novas oportunidades” e também com os Jovens , luso descendentes ou não, na  sempre  desejável linha intergeracional de procura:

de inovação, da igualdade, da paridade e da participação ativa e plena da Mulher nas mais diversas áreas.

                                                                                                                                  3

 

E com estas Iniciativas, conforme referimos, fomo-nos aproximando das comunidades portuguesas, transmitindo – lhes os conhecimentos que mais directamente lhes podiam interessar, de acordo com a situação que viviam em cada País.

 

Simultaneamente conseguimos a admissão de Associadas /os em Portugal e também no Estrangeiro.

 

São inúmeras as Iniciativas que durante estes 20 Anos  a AEMM organizou,

com os apoios financeiros conseguidos, muitas vezes em Parceria com as mais diversas Entidades, entre as quais a Universidade Aberta, a Pro Dignitate e outras ONG´S de Mulheres, abrangendo várias áreas e  sempre tendo em consideração a cultura, o ensino, o associativismo, a participação ativa  da mulher, na economia, na saúde e na política, entre outros. Não é, pois, fácil introduzir neste documento e com a disponibilidade de tempo que isso exigiria, a multiplicidade dessas  atividades.

 

Assim,entre essas Iniciativas e para não me alongar mais e tentar cumprir o tempo que me foi concedido, destacamos:  1994 – Encontro Regional sobre Migrações, em Barcelos, tratámos então “O Regresso e a Reinserção” – a intervenção e a participação da Mulher nesta fase do ciclo da emigração. Estávamos em 19/11/1994, era o Regresso o tema da atualidade;1995 – organizámos o “Encontro Mundial de Mulheres Migrantes – Gerações em Diálogo”, em Espinho, de 18 a 21 de Março de 1995 e em Lisboa em 22/3/1995 (mais de 200 pessoas); no Ano de 2001, os Seminários realizados a nosso pedido, com o apoio de Câmaras Municipais (Oeiras, Pombal e Porto de Mós) e da Região Autónoma da Madeira, numa outra fase: a da integração/inserção de mulheres imigrantes em Portugal;

 

Outros Encontros que merecem especial referência na vida da AEMM: 2002 – Colóquio sobre “Problemas Sociais da Nova Imigração”- fomos então a 1ª Associação a tratar este assunto; 2004 – Colóquio “Mulheres Migrantes das diversas Gerações”.

 

 

 

                                                                                                                                    4

 

Uma outra etapa extremamente significativa na nossa Atividade foram os chamados “Encontros para a Cidadania”, realizados entre 2005 e 2009, conforme a seguir se refere:

 

Buenos Aires 11 e 12 de Novembro de 2005

Tema: A Igualdade entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas da América do Sul;

 

Estocolmo – 3 e 4 de Março de 2006

Tema: Conferência entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas,  Europa;

 

Toronto – 16 e 17 de Março de 2007

Tema: Conferência sobre a Participação Cívica e Política

            Igualdade de Oportunidades, entre Mulheres e Homens

            nas Comunidades Portuguesas – América do Norte;

 

Joanesburgo – 6 e 7 de Fevereiro de 2008

Tema: Mulher – Vertentes para a Mobilidade numa Perspetiva

            de Diálogo Intercultural – Continente Africano;

 

Espinho – 6 a 8 de Março de 2009

Encerramento dos Encontros para a Cidadania

Integrado no “Encontro Mulheres da Diáspora” sob o

Tema: Olhar Retrospetivo sobre “Os Encontros para a Cidadania”

 

OUTRAS  fases:

 

2006 Deslocação ao Canadá  (Montréal) 4 a 7 de Junho – Semana de Portugal em Montréal

Conferência sobre a Mulher Migrante – Universidade do Québec – Retrato da Mulher Luso descendente (organizado por Jovens do Carrefour Lusophone e   da Associação de Estudantes Lusófonos,   Conferência sobre

“A Violência conjugal e a Mulher Portuguesa”); Deslocação aos EUA (Newark) – 8 a 11 de Junho de  - Seminário  “Presença da Mulher nas Comunidades Portuguesas na América do Norte” e “Participação da Associação na Grande  Parada do  Dia de Portugal, com  um carro alusivo à

 

                                                                                                                                    5

 

AEMM; 2007- “Seminários Multimédia (EUA e Canadá)”; 2008, 2009 e 2010 – Seminários na Europa – Amesterdão e Genebra;

2011 - “Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas da Diáspora”, realizado na Maia – 24 a 26 de Novembro.  Com este Seminário iniciaram-se as Exposições Coletivas de Pintura e Escultura – “Feminino Plural” e “Rostos da República”, além de Mostras Bibliográficas sobre Maria Lamas e Maria Archer e Homenagens às mesmas.

2012 – Surgiram as “Conferências Feministas da Diáspora” – sobre Maria Lamas e Maria Archer. 

.Há ainda a destacar nesse Ano: as Publicações feitas pela Associação acerca: do “Encontro Mundial da Maia”, acima referido; a referente a Maria Lamas “Entre Portuguesas num mundo sem Fronteiras” e a respeitante a Maria Archer ”Vida e Obra de Maria Archer, uma portuguesa da Diáspora”. Foram ainda publicados folhetos pela AEMM sobre: “Na Nossa Memória”, a “Sociedade Portuguesa Rainha Santa Isabel” e “Feminismo e Cidadania”.

Referimos também: o “Colóquio na Califórnia (Abril de 2012) – organizado pela Universidade de Berkeley e de S. José – sob o Tema: “ As Mulheres transmissoras de cultura”; em Newark – a realização de um “Encontro sobre Mulheres” (Abril 2012) com a colaboração do Consulado Geral de Portugal; Conferência em Londres “O Céu é o Limite” feita pela Drª Manuela Aguiar e o “Encontro com Mulheres”, em Londres, a fim de ser criada uma Associação de Mulheres – que será a Associação de Mulheres Lusófonas; Nessa oportunidade foi também tratado o Projeto ASAS – Academias Sénior de Artes e Saberes.

Ainda no Ano de 2012, entre 6,7 e 8 /12/2012, assinalamos os “Encontros que integraram Exposições de Pintura e 1 de Joalharia” em que participaram 6 artistas da especialidade idas de Portugal (Porto), em Paris – Casa de Portugal; em Bruxelas – Livraria Orfeu e em Zandam – Holanda. São também de mencionar pela inovação “As Entrevistas Imaginárias” realizadas no Norte por alunos do Ensino Secundário, nomeadamente em Escolas, cujos alunas e alunos interpretam magnificamente os papéis de Maria Lamas e de Maria Archer;                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

2013  - Demos continuidade ao lançamento das Publicações da AEMM, sendo de referir: o lançamento da Publicação de Maria Lamas, a que já nos referimos, em 17/01/2013, no Guarani – Porto, com a participação e presença de intelectuais e da cultura do Porto, entre outros;

Inédita foi também  a participação da  AEMM  na  2ª BIENAL internacional

                                                                                                                                   6

 

MULHERES D’ARTES, organizada pela Câmara Municipal de Espinho/Museu Municipal de Espinho. A Drª Manuela Aguiar foi Presidente de Comissão de Honra.

Com este evento a AEMM, iniciou as  Comemorações dos 20 Anos da sua constituição – 8 de Outubro de 1993 - 1993/2013

A Sessão de Abertura realizou-se no dia 30/05/2013, com a presença e participação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário. Nesta 2ª Bienal participaram 120 Mulheres de várias artes, de diversos Continentes e de todas as etnias e constituiu um excelente exemplo de trabalho em Parceria. Estavam também presentes, nomeadamente artistas das comunidades portuguesas.

A 2ª Bienal esteve aberta ao público desde 1 de Junho a 1 de Setembro de 2013;

Por último, é de evidenciar, neste Ano de 2013, muito especialmente a realização do Encontro Mundial – Mulheres da Diáspora “Expressões Femininas da Cidadania” que contou com pelo menos 130 participantes de Portugal e do Estrangeiro, e que se realizou nos dias 24 e 25 de Outubro em Lisboa -  Palácio das Necessidades.

Simultaneamente e integrada no Encontro, funcionou uma Exposição coletiva de pintura – “Mulheres d’ Artes em Movimento”, inaugurada no dia 24 de Outubro nas instalações da Fundação PRO DIGNITATE.

O Encontro, conforme se pode constatar pelo Programa teve a participação de Altas Entidades: da área política, social, universitária, do mundo das letras e das artes, de Portugal e do Estrangeiro e também  de  outros participantes de reconhecido mérito, nos quais se incluem Associadas/os.

 

Não queremos que  fiquem com uma imagem exígua do nosso trabalho, mas pretendemos, isso sim,  deixar explicito e de forma inequívoca que temos divulgado as várias questões a que nos temos dedicado, neste período de vida da Associação,  quer em Portugal, quer nas comunidades portuguesas da Europa e de fora da Europa.

E iremos prosseguir nessa nova linha, inserindo as Artes, as Letras e as Ciências  nos  nossos novos  Programas de   trabalho, embora continuando

sempre a ter em consideração os temas sobre migrações, de acordo com as exigências que surjam a cada momento.

 

 

                                                                                                                                  7

 

Para terminar e, em síntese, podemos salientar que nestes 20 anos se verificou uma evolução contínua e inovadora na Associação de Estudo Mulher Migrante.

 

Tentaremos por isso,  corresponder aos objetivos do projeto  em que nos envolvemos, nomeadamente, através de Parcerias e  em ligação com Entidades Públicas e Privadas, como temos feito,  procurando, como sempre, contribuir cada vez mais para o êxito das Iniciativas em que nos integrarmos.

 

Acrescentamos que nesta fase de comemorações pretendemos:

 

. Celebrar a nossa vivência ativa e atenta;

. Relembrar as nossas principais atividades, como estímulo;

. Refletir sobre o nosso Futuro.

 

Até agora, digamos, dedicámos muito do nosso trabalho à Mulher Migrante, designadamente tendo em atenção a melhoria das suas condições de vida a nível profissional e pessoal, no âmbito da igualdade de género - da igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens –  em que se incluem os seus mais diversos direitos: de participação social, económica, cultural e política, conforme no início referimos. Face aos resultados conseguidos, assim prosseguiremos.

 

Muito Obrigada a todas e a todos que se envolveram connosco nas diversas fases de trabalho nestes 20 Anos e agora, aqui, no Recife, os nossos calorosos agradecimentos à organização deste magnífico Encontro, que bem merece os maiores elogios, bem como aos que direta ou indiretamente  para ele tenham contribuído.

 

 

 

 

18 de Novembro de 2013                                 Rita Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

 

 

 

 

 

 

               

20 Anos 

Associação de Estudo Mulher Migrante

 

 

Completou a AEMM, em 8 de Outubro de 2013. os 20 anos da sua constituição por  escritura  notarial, feita  no  16º  Cartório  Notarial  de Lisboa.

O início da sua atividade, porém, só se verificou  em 2 de Janeiro de 1994.

Desde então, temos vindo a procurar concretizar os objetivos que nos propusemos realizar, com base nas disponibilidades financeiras que temos conseguido, trabalhando sempre em regime de voluntariado e em Parceria, adaptando as nossas atividades às diversas evoluções conjunturais que as questões de migração sempre exigem ou impõem.

 

Dizia eu, há anos, num documento de trabalho que: “as questões de migração pela multiplicidade de aspectos que envolvem exigem estudo, reflexão e trabalho conjunto”  e, mais importante nesta temática, há ainda a considerar a indispensável contribuição resultante da participação dos próprios migrantes na consecução das medidas de politica migratória, visando apoio a carências existentes e à defesa dos seus direitos como   migrantes, tendo sempre também em consideração os seus deveres e as suas obrigações nos Países de partida e de regresso.

 

Para melhor se avaliar, digamos, a vivência desta Associação no decurso destes Anos, deixamos umas linhas sobre os múltiplos aspectos que abrangem a sua atividade – de acordo com os seus Estatutos – ainda que de uma forma genérica:

 

-  estudo  das  matérias  ligadas  à  problemática  das migrações femininas;

 

-  proporcionar  cooperação com as mulheres profissionais e dirigentes de Associações das Comunidades Portuguesas no mundo e com as imigrantes que vivem em Portugal;

 

- desenvolver atividades, visando combater ideias e movimentos xenófobos;

 

- possibilitar apoio á integração das mulheres na sociedade de acolhimento e defesa dos seus direitos de participação social, económica e política

                                                                                                                                  2

Para atingir esses objetivos, entre outras iniciativas, a Associação tem promovido a realização de vários Encontros,  Seminários e outros, desde o início da sua atividade, a fim de lhe permitir: a divulgação da própria Associação,  o aumento da sua “rede” de Associadas e de Associados,  e a atualização de  conhecimentos   sobre  as  temáticas  em  análise.  

 

Além  disso, convida  para esses fóruns, nomeadamente, as Entidades Públicas e Privadas, Especialistas e Técnicos das Migrações,  docentes de diversos graus de ensino, as/os Migrantes das várias Gerações e também sempre, as /os nossas / os Associadas/os, bem como Associações de Imigrantes que vivem e trabalham em Portugal e ONG’S de Mulheres, para   mais diretamente as / os sensibilizar relativamente às matérias que tratamos.

 

Procuramos também, sempre, que a Comunicação Social esteja presente, para que os nossos trabalhos sejam conhecidos interna e externamente e cheguem às portuguesas e aos portugueses no estrangeiro, muito especialmente às suas Associações e a outras Estruturas de apoio a emigrantes portugueses, a  nível local.

 

Organizámos ao  longo dos vários anos: Encontros, Conferências, Mesas Redondas, nomeadamente acerca de temas sempre adequados à conjuntura das migrações para as Mulheres Migrantes, problemas sociais, entre outros.

 

E essas actividades foram-se realizando inicialmente em Portugal – em várias Regiões – e, à medida que fomos conseguindo apoios, passámos a concretizar algumas  dessas iniciativas no Estrangeiro, em contacto mais directo com os nossos compatriotas,  junto das Comunidades Portuguesas, nomeadamente nas Associações de Portugueses no Estrangeiro e em outras Instituições.

 

E,  assim, chegámos, ao Encontro directo com Mulheres Migrantes Portuguesas no Mundo de trabalho que procuraram e/ou  onde encontraram “novas oportunidades” e também com os Jovens , luso descendentes ou não, na  sempre  desejável linha intergeracional de procura:

de inovação, da igualdade, da paridade e da participação ativa e plena da Mulher nas mais diversas áreas.

                                                                                                                                  3

 

E com estas Iniciativas, conforme referimos, fomo-nos aproximando das comunidades portuguesas, transmitindo – lhes os conhecimentos que mais directamente lhes podiam interessar, de acordo com a situação que viviam em cada País.

 

Simultaneamente conseguimos a admissão de Associadas /os em Portugal e também no Estrangeiro.

 

São inúmeras as Iniciativas que durante estes 20 Anos  a AEMM organizou,

com os apoios financeiros conseguidos, muitas vezes em Parceria com as mais diversas Entidades, entre as quais a Universidade Aberta, a Pro Dignitate e outras ONG´S de Mulheres, abrangendo várias áreas e  sempre tendo em consideração a cultura, o ensino, o associativismo, a participação ativa  da mulher, na economia, na saúde e na política, entre outros. Não é, pois, fácil introduzir neste documento e com a disponibilidade de tempo que isso exigiria, a multiplicidade dessas  atividades.

 

Assim,entre essas Iniciativas e para não me alongar mais e tentar cumprir o tempo que me foi concedido, destacamos:  1994 – Encontro Regional sobre Migrações, em Barcelos, tratámos então “O Regresso e a Reinserção” – a intervenção e a participação da Mulher nesta fase do ciclo da emigração. Estávamos em 19/11/1994, era o Regresso o tema da atualidade;1995 – organizámos o “Encontro Mundial de Mulheres Migrantes – Gerações em Diálogo”, em Espinho, de 18 a 21 de Março de 1995 e em Lisboa em 22/3/1995 (mais de 200 pessoas); no Ano de 2001, os Seminários realizados a nosso pedido, com o apoio de Câmaras Municipais (Oeiras, Pombal e Porto de Mós) e da Região Autónoma da Madeira, numa outra fase: a da integração/inserção de mulheres imigrantes em Portugal;

 

Outros Encontros que merecem especial referência na vida da AEMM: 2002 – Colóquio sobre “Problemas Sociais da Nova Imigração”- fomos então a 1ª Associação a tratar este assunto; 2004 – Colóquio “Mulheres Migrantes das diversas Gerações”.

 

 

 

                                                                                                                                    4

 

Uma outra etapa extremamente significativa na nossa Atividade foram os chamados “Encontros para a Cidadania”, realizados entre 2005 e 2009, conforme a seguir se refere:

 

Buenos Aires 11 e 12 de Novembro de 2005

Tema: A Igualdade entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas da América do Sul;

 

Estocolmo – 3 e 4 de Março de 2006

Tema: Conferência entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas,  Europa;

 

Toronto – 16 e 17 de Março de 2007

Tema: Conferência sobre a Participação Cívica e Política

            Igualdade de Oportunidades, entre Mulheres e Homens

            nas Comunidades Portuguesas – América do Norte;

 

Joanesburgo – 6 e 7 de Fevereiro de 2008

Tema: Mulher – Vertentes para a Mobilidade numa Perspetiva

            de Diálogo Intercultural – Continente Africano;

 

Espinho – 6 a 8 de Março de 2009

Encerramento dos Encontros para a Cidadania

Integrado no “Encontro Mulheres da Diáspora” sob o

Tema: Olhar Retrospetivo sobre “Os Encontros para a Cidadania”

 

OUTRAS  fases:

 

2006 Deslocação ao Canadá  (Montréal) 4 a 7 de Junho – Semana de Portugal em Montréal

Conferência sobre a Mulher Migrante – Universidade do Québec – Retrato da Mulher Luso descendente (organizado por Jovens do Carrefour Lusophone e   da Associação de Estudantes Lusófonos,   Conferência sobre

“A Violência conjugal e a Mulher Portuguesa”); Deslocação aos EUA (Newark) – 8 a 11 de Junho de  - Seminário  “Presença da Mulher nas Comunidades Portuguesas na América do Norte” e “Participação da Associação na Grande  Parada do  Dia de Portugal, com  um carro alusivo à

 

                                                                                                                                    5

 

AEMM; 2007- “Seminários Multimédia (EUA e Canadá)”; 2008, 2009 e 2010 – Seminários na Europa – Amesterdão e Genebra;

2011 - “Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas da Diáspora”, realizado na Maia – 24 a 26 de Novembro.  Com este Seminário iniciaram-se as Exposições Coletivas de Pintura e Escultura – “Feminino Plural” e “Rostos da República”, além de Mostras Bibliográficas sobre Maria Lamas e Maria Archer e Homenagens às mesmas.

2012 – Surgiram as “Conferências Feministas da Diáspora” – sobre Maria Lamas e Maria Archer. 

.Há ainda a destacar nesse Ano: as Publicações feitas pela Associação acerca: do “Encontro Mundial da Maia”, acima referido; a referente a Maria Lamas “Entre Portuguesas num mundo sem Fronteiras” e a respeitante a Maria Archer ”Vida e Obra de Maria Archer, uma portuguesa da Diáspora”. Foram ainda publicados folhetos pela AEMM sobre: “Na Nossa Memória”, a “Sociedade Portuguesa Rainha Santa Isabel” e “Feminismo e Cidadania”.

Referimos também: o “Colóquio na Califórnia (Abril de 2012) – organizado pela Universidade de Berkeley e de S. José – sob o Tema: “ As Mulheres transmissoras de cultura”; em Newark – a realização de um “Encontro sobre Mulheres” (Abril 2012) com a colaboração do Consulado Geral de Portugal; Conferência em Londres “O Céu é o Limite” feita pela Drª Manuela Aguiar e o “Encontro com Mulheres”, em Londres, a fim de ser criada uma Associação de Mulheres – que será a Associação de Mulheres Lusófonas; Nessa oportunidade foi também tratado o Projeto ASAS – Academias Sénior de Artes e Saberes.

Ainda no Ano de 2012, entre 6,7 e 8 /12/2012, assinalamos os “Encontros que integraram Exposições de Pintura e 1 de Joalharia” em que participaram 6 artistas da especialidade idas de Portugal (Porto), em Paris – Casa de Portugal; em Bruxelas – Livraria Orfeu e em Zandam – Holanda. São também de mencionar pela inovação “As Entrevistas Imaginárias” realizadas no Norte por alunos do Ensino Secundário, nomeadamente em Escolas, cujos alunas e alunos interpretam magnificamente os papéis de Maria Lamas e de Maria Archer;                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

2013  - Demos continuidade ao lançamento das Publicações da AEMM, sendo de referir: o lançamento da Publicação de Maria Lamas, a que já nos referimos, em 17/01/2013, no Guarani – Porto, com a participação e presença de intelectuais e da cultura do Porto, entre outros;

Inédita foi também  a participação da  AEMM  na  2ª BIENAL internacional

                                                                                                                                   6

 

MULHERES D’ARTES, organizada pela Câmara Municipal de Espinho/Museu Municipal de Espinho. A Drª Manuela Aguiar foi Presidente de Comissão de Honra.

Com este evento a AEMM, iniciou as  Comemorações dos 20 Anos da sua constituição – 8 de Outubro de 1993 - 1993/2013

A Sessão de Abertura realizou-se no dia 30/05/2013, com a presença e participação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário. Nesta 2ª Bienal participaram 120 Mulheres de várias artes, de diversos Continentes e de todas as etnias e constituiu um excelente exemplo de trabalho em Parceria. Estavam também presentes, nomeadamente artistas das comunidades portuguesas.

A 2ª Bienal esteve aberta ao público desde 1 de Junho a 1 de Setembro de 2013;

Por último, é de evidenciar, neste Ano de 2013, muito especialmente a realização do Encontro Mundial – Mulheres da Diáspora “Expressões Femininas da Cidadania” que contou com pelo menos 130 participantes de Portugal e do Estrangeiro, e que se realizou nos dias 24 e 25 de Outubro em Lisboa -  Palácio das Necessidades.

Simultaneamente e integrada no Encontro, funcionou uma Exposição coletiva de pintura – “Mulheres d’ Artes em Movimento”, inaugurada no dia 24 de Outubro nas instalações da Fundação PRO DIGNITATE.

O Encontro, conforme se pode constatar pelo Programa teve a participação de Altas Entidades: da área política, social, universitária, do mundo das letras e das artes, de Portugal e do Estrangeiro e também  de  outros participantes de reconhecido mérito, nos quais se incluem Associadas/os.

 

Não queremos que  fiquem com uma imagem exígua do nosso trabalho, mas pretendemos, isso sim,  deixar explicito e de forma inequívoca que temos divulgado as várias questões a que nos temos dedicado, neste período de vida da Associação,  quer em Portugal, quer nas comunidades portuguesas da Europa e de fora da Europa.

E iremos prosseguir nessa nova linha, inserindo as Artes, as Letras e as Ciências  nos  nossos novos  Programas de   trabalho, embora continuando

sempre a ter em consideração os temas sobre migrações, de acordo com as exigências que surjam a cada momento.

 

 

                                                                                                                                  7

 

Para terminar e, em síntese, podemos salientar que nestes 20 anos se verificou uma evolução contínua e inovadora na Associação de Estudo Mulher Migrante.

 

Tentaremos por isso,  corresponder aos objetivos do projeto  em que nos envolvemos, nomeadamente, através de Parcerias e  em ligação com Entidades Públicas e Privadas, como temos feito,  procurando, como sempre, contribuir cada vez mais para o êxito das Iniciativas em que nos integrarmos.

 

Acrescentamos que nesta fase de comemorações pretendemos:

 

. Celebrar a nossa vivência ativa e atenta;

. Relembrar as nossas principais atividades, como estímulo;

. Refletir sobre o nosso Futuro.

 

Até agora, digamos, dedicámos muito do nosso trabalho à Mulher Migrante, designadamente tendo em atenção a melhoria das suas condições de vida a nível profissional e pessoal, no âmbito da igualdade de género - da igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens –  em que se incluem os seus mais diversos direitos: de participação social, económica, cultural e política, conforme no início referimos. Face aos resultados conseguidos, assim prosseguiremos.

 

Muito Obrigada a todas e a todos que se envolveram connosco nas diversas fases de trabalho nestes 20 Anos e agora, aqui, no Recife, os nossos calorosos agradecimentos à organização deste magnífico Encontro, que bem merece os maiores elogios, bem como aos que direta ou indiretamente  para ele tenham contribuído.

 

 

 

 

18 de Novembro de 2013                                 Rita Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

 

 

 

 

 20 Anos 

Associação de Estudo Mulher Migrante

 

 

Completou a AEMM, em 8 de Outubro de 2013. os 20 anos da sua constituição por  escritura  notarial, feita  no  16º  Cartório  Notarial  de Lisboa.

O início da sua atividade, porém, só se verificou  em 2 de Janeiro de 1994.

Desde então, temos vindo a procurar concretizar os objetivos que no  , trabalhando sempre em regime de voluntariado e em Parceria, adaptando as nossas atividades às diversas evoluções conjunturais que as questões de migração sempre exigem ou impõem.

 

Dizia eu, há anos, num documento de trabalho que: “as questões de migração pela multiplicidade de aspectos que envolvem exigem estudo, reflexão e trabalho conjunto”  e, mais importante nesta temática, há ainda a considerar a indispensável contribuição resultante da participação dos próprios migrantes na consecução das medidas de politica migratória, visando apoio a carências existentes e à defesa dos seus direitos como   migrantes, tendo sempre também em consideração os seus deveres e as suas obrigações nos Países de partida e de regresso.

 

Para melhor se avaliar, digamos, a vivência desta Associação no decurso destes Anos, deixamos umas linhas sobre os múltiplos aspectos que abrangem a sua atividade – de acordo com os seus Estatutos – ainda que de uma forma genérica:

 

-  estudo  das  matérias  ligadas  à  problemática  das migrações femininas;

 

-  proporcionar  cooperação com as mulheres profissionais e dirigentes de Associações das Comunidades Portuguesas no mundo e com as imigrantes que vivem em Portugal;

 

- desenvolver atividades, visando combater ideias e movimentos xenófobos;

 

- possibilitar apoio á integração das mulheres na sociedade de acolhimento e defesa dos seus direitos de participação social, económica e política

                                                                                                                                  2

Para atingir esses objetivos, entre outras iniciativas, a Associação tem promovido a realização de vários Encontros,  Seminários e outros, desde o início da sua atividade, a fim de lhe permitir: a divulgação da própria Associação,  o aumento da sua “rede” de Associadas e de Associados,  e a atualização de  conhecimentos   sobre  as  temáticas  em  análise.  

 

Além  disso, convida  para esses fóruns, nomeadamente, as Entidades Públicas e Privadas, Especialistas e Técnicos das Migrações,  docentes de diversos graus de ensino, as/os Migrantes das várias Gerações e também sempre, as /os nossas / os Associadas/os, bem como Associações de Imigrantes que vivem e trabalham em Portugal e ONG’S de Mulheres, para   mais diretamente as / os sensibilizar relativamente às matérias que tratamos.

 

Procuramos também, sempre, que a Comunicação Social esteja presente, para que os nossos trabalhos sejam conhecidos interna e externamente e cheguem às portuguesas e aos portugueses no estrangeiro, muito especialmente às suas Associações e a outras Estruturas de apoio a emigrantes portugueses, a  nível local.

 

Organizámos ao  longo dos vários anos: Encontros, Conferências, Mesas Redondas, nomeadamente acerca de temas sempre adequados à conjuntura das migrações para as Mulheres Migrantes, problemas sociais, entre outros.

 

E essas actividades foram-se realizando inicialmente em Portugal – em várias Regiões – e, à medida que fomos conseguindo apoios, passámos a concretizar algumas  dessas iniciativas no Estrangeiro, em contacto mais directo com os nossos compatriotas,  junto das Comunidades Portuguesas, nomeadamente nas Associações de Portugueses no Estrangeiro e em outras Instituições.

 

E,  assim, chegámos, ao Encontro directo com Mulheres Migrantes Portuguesas no Mundo de trabalho que procuraram e/ou  onde encontraram “novas oportunidades” e também com os Jovens , luso descendentes ou não, na  sempre  desejável linha intergeracional de procura:

de inovação, da igualdade, da paridade e da participação ativa e plena da Mulher nas mais diversas áreas.

                                                                                                                                  3

 

E com estas Iniciativas, conforme referimos, fomo-nos aproximando das comunidades portuguesas, transmitindo – lhes os conhecimentos que mais directamente lhes podiam interessar, de acordo com a situação que viviam em cada País.

 

Simultaneamente conseguimos a admissão de Associadas /os em Portugal e também no Estrangeiro.

 

São inúmeras as Iniciativas que durante estes 20 Anos  a AEMM organizou,

com os apoios financeiros conseguidos, muitas vezes em Parceria com as mais diversas Entidades, entre as quais a Universidade Aberta, a Pro Dignitate e outras ONG´S de Mulheres, abrangendo várias áreas e  sempre tendo em consideração a cultura, o ensino, o associativismo, a participação ativa  da mulher, na economia, na saúde e na política, entre outros. Não é, pois, fácil introduzir neste documento e com a disponibilidade de tempo que isso exigiria, a multiplicidade dessas  atividades.

 

Assim,entre essas Iniciativas e para não me alongar mais e tentar cumprir o tempo que me foi concedido, destacamos:  1994 – Encontro Regional sobre Migrações, em Barcelos, tratámos então “O Regresso e a Reinserção” – a intervenção e a participação da Mulher nesta fase do ciclo da emigração. Estávamos em 19/11/1994, era o Regresso o tema da atualidade;1995 – organizámos o “Encontro Mundial de Mulheres Migrantes – Gerações em Diálogo”, em Espinho, de 18 a 21 de Março de 1995 e em Lisboa em 22/3/1995 (mais de 200 pessoas); no Ano de 2001, os Seminários realizados a nosso pedido, com o apoio de Câmaras Municipais (Oeiras, Pombal e Porto de Mós) e da Região Autónoma da Madeira, numa outra fase: a da integração/inserção de mulheres imigrantes em Portugal;

 

Outros Encontros que merecem especial referência na vida da AEMM: 2002 – Colóquio sobre “Problemas Sociais da Nova Imigração”- fomos então a 1ª Associação a tratar este assunto; 2004 – Colóquio “Mulheres Migrantes das diversas Gerações”.

 

 

 

                                                                                                                                    4

 

Uma outra etapa extremamente significativa na nossa Atividade foram os chamados “Encontros para a Cidadania”, realizados entre 2005 e 2009, conforme a seguir se refere:

 

Buenos Aires 11 e 12 de Novembro de 2005

Tema: A Igualdade entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas da América do Sul;

 

Estocolmo – 3 e 4 de Março de 2006

Tema: Conferência entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas,  Europa;

 

Toronto – 16 e 17 de Março de 2007

Tema: Conferência sobre a Participação Cívica e Política

            Igualdade de Oportunidades, entre Mulheres e Homens

            nas Comunidades Portuguesas – América do Norte;

 

Joanesburgo – 6 e 7 de Fevereiro de 2008

Tema: Mulher – Vertentes para a Mobilidade numa Perspetiva

            de Diálogo Intercultural – Continente Africano;

 

Espinho – 6 a 8 de Março de 2009

Encerramento dos Encontros para a Cidadania

Integrado no “Encontro Mulheres da Diáspora” sob o

Tema: Olhar Retrospetivo sobre “Os Encontros para a Cidadania”

 

OUTRAS  fases:

 

2006 Deslocação ao Canadá  (Montréal) 4 a 7 de Junho – Semana de Portugal em Montréal

Conferência sobre a Mulher Migrante – Universidade do Québec – Retrato da Mulher Luso descendente (organizado por Jovens do Carrefour Lusophone e   da Associação de Estudantes Lusófonos,   Conferência sobre

“A Violência conjugal e a Mulher Portuguesa”); Deslocação aos EUA (Newark) – 8 a 11 de Junho de  - Seminário  “Presença da Mulher nas Comunidades Portuguesas na América do Norte” e “Participação da Associação na Grande  Parada do  Dia de Portugal, com  um carro alusivo à

 

                                                                                                                                    5

 

AEMM; 2007- “Seminários Multimédia (EUA e Canadá)”; 2008, 2009 e 2010 – Seminários na Europa – Amesterdão e Genebra;

2011 - “Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas da Diáspora”, realizado na Maia – 24 a 26 de Novembro.  Com este Seminário iniciaram-se as Exposições Coletivas de Pintura e Escultura – “Feminino Plural” e “Rostos da República”, além de Mostras Bibliográficas sobre Maria Lamas e Maria Archer e Homenagens às mesmas.

2012 – Surgiram as “Conferências Feministas da Diáspora” – sobre Maria Lamas e Maria Archer. 

.Há ainda a destacar nesse Ano: as Publicações feitas pela Associação acerca: do “Encontro Mundial da Maia”, acima referido; a referente a Maria Lamas “Entre Portuguesas num mundo sem Fronteiras” e a respeitante a Maria Archer ”Vida e Obra de Maria Archer, uma portuguesa da Diáspora”. Foram ainda publicados folhetos pela AEMM sobre: “Na Nossa Memória”, a “Sociedade Portuguesa Rainha Santa Isabel” e “Feminismo e Cidadania”.

Referimos também: o “Colóquio na Califórnia (Abril de 2012) – organizado pela Universidade de Berkeley e de S. José – sob o Tema: “ As Mulheres transmissoras de cultura”; em Newark – a realização de um “Encontro sobre Mulheres” (Abril 2012) com a colaboração do Consulado Geral de Portugal; Conferência em Londres “O Céu é o Limite” feita pela Drª Manuela Aguiar e o “Encontro com Mulheres”, em Londres, a fim de ser criada uma Associação de Mulheres – que será a Associação de Mulheres Lusófonas; Nessa oportunidade foi também tratado o Projeto ASAS – Academias Sénior de Artes e Saberes.

Ainda no Ano de 2012, entre 6,7 e 8 /12/2012, assinalamos os “Encontros que integraram Exposições de Pintura e 1 de Joalharia” em que participaram 6 artistas da especialidade idas de Portugal (Porto), em Paris – Casa de Portugal; em Bruxelas – Livraria Orfeu e em Zandam – Holanda. São também de mencionar pela inovação “As Entrevistas Imaginárias” realizadas no Norte por alunos do Ensino Secundário, nomeadamente em Escolas, cujos alunas e alunos interpretam magnificamente os papéis de Maria Lamas e de Maria Archer;                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

2013  - Demos continuidade ao lançamento das Publicações da AEMM, sendo de referir: o lançamento da Publicação de Maria Lamas, a que já nos referimos, em 17/01/2013, no Guarani – Porto, com a participação e presença de intelectuais e da cultura do Porto, entre outros;

Inédita foi também  a participação da  AEMM  na  2ª BIENAL internacional

                                                                                                                                   6

 

MULHERES D’ARTES, organizada pela Câmara Municipal de Espinho/Museu Municipal de Espinho. A Drª Manuela Aguiar foi Presidente de Comissão de Honra.

Com este evento a AEMM, iniciou as  Comemorações dos 20 Anos da sua constituição – 8 de Outubro de 1993 - 1993/2013

A Sessão de Abertura realizou-se no dia 30/05/2013, com a presença e participação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário. Nesta 2ª Bienal participaram 120 Mulheres de várias artes, de diversos Continentes e de todas as etnias e constituiu um excelente exemplo de trabalho em Parceria. Estavam também presentes, nomeadamente artistas das comunidades portuguesas.

A 2ª Bienal esteve aberta ao público desde 1 de Junho a 1 de Setembro de 2013;

Por último, é de evidenciar, neste Ano de 2013, muito especialmente a realização do Encontro Mundial – Mulheres da Diáspora “Expressões Femininas da Cidadania” que contou com pelo menos 130 participantes de Portugal e do Estrangeiro, e que se realizou nos dias 24 e 25 de Outubro em Lisboa -  Palácio das Necessidades.

Simultaneamente e integrada no Encontro, funcionou uma Exposição coletiva de pintura – “Mulheres d’ Artes em Movimento”, inaugurada no dia 24 de Outubro nas instalações da Fundação PRO DIGNITATE.

O Encontro, conforme se pode constatar pelo Programa teve a participação de Altas Entidades: da área política, social, universitária, do mundo das letras e das artes, de Portugal e do Estrangeiro e também  de  outros participantes de reconhecido mérito, nos quais se incluem Associadas/os.

 

Não queremos que  fiquem com uma imagem exígua do nosso trabalho, mas pretendemos, isso sim,  deixar explicito e de forma inequívoca que temos divulgado as várias questões a que nos temos dedicado, neste período de vida da Associação,  quer em Portugal, quer nas comunidades portuguesas da Europa e de fora da Europa.

E iremos prosseguir nessa nova linha, inserindo as Artes, as Letras e as Ciências  nos  nossos novos  Programas de   trabalho, embora continuando

sempre a ter em consideração os temas sobre migrações, de acordo com as exigências que surjam a cada momento.

 

 

                                                                                                                                  7

 

Para terminar e, em síntese, podemos salientar que nestes 20 anos se verificou uma evolução contínua e inovadora na Associação de Estudo Mulher Migrante.

 

Tentaremos por isso,  corresponder aos objetivos do projeto  em que nos envolvemos, nomeadamente, através de Parcerias e  em ligação com Entidades Públicas e Privadas, como temos feito,  procurando, como sempre, contribuir cada vez mais para o êxito das Iniciativas em que nos integrarmos.

 

Acrescentamos que nesta fase de comemorações pretendemos:

 

. Celebrar a nossa vivência ativa e atenta;

. Relembrar as nossas principais atividades, como estímulo;

. Refletir sobre o nosso Futuro.

 

Até agora, digamos, dedicámos muito do nosso trabalho à Mulher Migrante, designadamente tendo em atenção a melhoria das suas condições de vida a nível profissional e pessoal, no âmbito da igualdade de género - da igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens –  em que se incluem os seus mais diversos direitos: de participação social, económica, cultural e política, conforme no início referimos. Face aos resultados conseguidos, assim prosseguiremos.

 

Muito Obrigada a todas e a todos que se envolveram connosco nas diversas fases de trabalho nestes 20 Anos e agora, aqui, no Recife, os nossos calorosos agradecimentos à organização deste magnífico Encontro, que bem merece os maiores elogios, bem como aos que direta ou indiretamente  para ele tenham contribuído.

 

 

 

 

18 de Novembro de 2013                                 Rita Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

 

 

 

 

 

 

               

20 Anos 

Associação de Estudo Mulher Migrante

 

 

Completou a AEMM, em 8 de Outubro de 2013. os 20 anos da sua constituição por  escritura  notarial, feita  no  16º  Cartório  Notarial  de Lisboa.

O início da sua atividade, porém, só se verificou  em 2 de Janeiro de 1994.

Desde então, temos vindo a procurar concretizar os objetivos que nos propusemos realizar, com base nas disponibilidades financeiras que temos conseguido, trabalhando sempre em regime de voluntariado e em Parceria, adaptando as nossas atividades às diversas evoluções conjunturais que as questões de migração sempre exigem ou impõem.

 

Dizia eu, há anos, num documento de trabalho que: “as questões de migração pela multiplicidade de aspectos que envolvem exigem estudo, reflexão e trabalho conjunto”  e, mais importante nesta temática, há ainda a considerar a indispensável contribuição resultante da participação dos próprios migrantes na consecução das medidas de politica migratória, visando apoio a carências existentes e à defesa dos seus direitos como   migrantes, tendo sempre também em consideração os seus deveres e as suas obrigações nos Países de partida e de regresso.

 

Para melhor se avaliar, digamos, a vivência desta Associação no decurso destes Anos, deixamos umas linhas sobre os múltiplos aspectos que abrangem a sua atividade – de acordo com os seus Estatutos – ainda que de uma forma genérica:

 

-  estudo  das  matérias  ligadas  à  problemática  das migrações femininas;

 

-  proporcionar  cooperação com as mulheres profissionais e dirigentes de Associações das Comunidades Portuguesas no mundo e com as imigrantes que vivem em Portugal;

 

- desenvolver atividades, visando combater ideias e movimentos xenófobos;

 

- possibilitar apoio á integração das mulheres na sociedade de acolhimento e defesa dos seus direitos de participação social, económica e política

                                                                                                                                  2

Para atingir esses objetivos, entre outras iniciativas, a Associação tem promovido a realização de vários Encontros,  Seminários e outros, desde o início da sua atividade, a fim de lhe permitir: a divulgação da própria Associação,  o aumento da sua “rede” de Associadas e de Associados,  e a atualização de  conhecimentos   sobre  as  temáticas  em  análise.  

 

Além  disso, convida  para esses fóruns, nomeadamente, as Entidades Públicas e Privadas, Especialistas e Técnicos das Migrações,  docentes de diversos graus de ensino, as/os Migrantes das várias Gerações e também sempre, as /os nossas / os Associadas/os, bem como Associações de Imigrantes que vivem e trabalham em Portugal e ONG’S de Mulheres, para   mais diretamente as / os sensibilizar relativamente às matérias que tratamos.

 

Procuramos também, sempre, que a Comunicação Social esteja presente, para que os nossos trabalhos sejam conhecidos interna e externamente e cheguem às portuguesas e aos portugueses no estrangeiro, muito especialmente às suas Associações e a outras Estruturas de apoio a emigrantes portugueses, a  nível local.

 

Organizámos ao  longo dos vários anos: Encontros, Conferências, Mesas Redondas, nomeadamente acerca de temas sempre adequados à conjuntura das migrações para as Mulheres Migrantes, problemas sociais, entre outros.

 

E essas actividades foram-se realizando inicialmente em Portugal – em várias Regiões – e, à medida que fomos conseguindo apoios, passámos a concretizar algumas  dessas iniciativas no Estrangeiro, em contacto mais directo com os nossos compatriotas,  junto das Comunidades Portuguesas, nomeadamente nas Associações de Portugueses no Estrangeiro e em outras Instituições.

 

E,  assim, chegámos, ao Encontro directo com Mulheres Migrantes Portuguesas no Mundo de trabalho que procuraram e/ou  onde encontraram “novas oportunidades” e também com os Jovens , luso descendentes ou não, na  sempre  desejável linha intergeracional de procura:

de inovação, da igualdade, da paridade e da participação ativa e plena da Mulher nas mais diversas áreas.

                                                                                                                                  3

 

E com estas Iniciativas, conforme referimos, fomo-nos aproximando das comunidades portuguesas, transmitindo – lhes os conhecimentos que mais directamente lhes podiam interessar, de acordo com a situação que viviam em cada País.

 

Simultaneamente conseguimos a admissão de Associadas /os em Portugal e também no Estrangeiro.

 

São inúmeras as Iniciativas que durante estes 20 Anos  a AEMM organizou,

com os apoios financeiros conseguidos, muitas vezes em Parceria com as mais diversas Entidades, entre as quais a Universidade Aberta, a Pro Dignitate e outras ONG´S de Mulheres, abrangendo várias áreas e  sempre tendo em consideração a cultura, o ensino, o associativismo, a participação ativa  da mulher, na economia, na saúde e na política, entre outros. Não é, pois, fácil introduzir neste documento e com a disponibilidade de tempo que isso exigiria, a multiplicidade dessas  atividades.

 

Assim,entre essas Iniciativas e para não me alongar mais e tentar cumprir o tempo que me foi concedido, destacamos:  1994 – Encontro Regional sobre Migrações, em Barcelos, tratámos então “O Regresso e a Reinserção” – a intervenção e a participação da Mulher nesta fase do ciclo da emigração. Estávamos em 19/11/1994, era o Regresso o tema da atualidade;1995 – organizámos o “Encontro Mundial de Mulheres Migrantes – Gerações em Diálogo”, em Espinho, de 18 a 21 de Março de 1995 e em Lisboa em 22/3/1995 (mais de 200 pessoas); no Ano de 2001, os Seminários realizados a nosso pedido, com o apoio de Câmaras Municipais (Oeiras, Pombal e Porto de Mós) e da Região Autónoma da Madeira, numa outra fase: a da integração/inserção de mulheres imigrantes em Portugal;

 

Outros Encontros que merecem especial referência na vida da AEMM: 2002 – Colóquio sobre “Problemas Sociais da Nova Imigração”- fomos então a 1ª Associação a tratar este assunto; 2004 – Colóquio “Mulheres Migrantes das diversas Gerações”.

 

 

 

                                                                                                                                    4

 

Uma outra etapa extremamente significativa na nossa Atividade foram os chamados “Encontros para a Cidadania”, realizados entre 2005 e 2009, conforme a seguir se refere:

 

Buenos Aires 11 e 12 de Novembro de 2005

Tema: A Igualdade entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas da América do Sul;

 

Estocolmo – 3 e 4 de Março de 2006

Tema: Conferência entre Homens e Mulheres nas Comunidades

            Portuguesas,  Europa;

 

Toronto – 16 e 17 de Março de 2007

Tema: Conferência sobre a Participação Cívica e Política

            Igualdade de Oportunidades, entre Mulheres e Homens

            nas Comunidades Portuguesas – América do Norte;

 

Joanesburgo – 6 e 7 de Fevereiro de 2008

Tema: Mulher – Vertentes para a Mobilidade numa Perspetiva

            de Diálogo Intercultural – Continente Africano;

 

Espinho – 6 a 8 de Março de 2009

Encerramento dos Encontros para a Cidadania

Integrado no “Encontro Mulheres da Diáspora” sob o

Tema: Olhar Retrospetivo sobre “Os Encontros para a Cidadania”

 

OUTRAS  fases:

 

2006 Deslocação ao Canadá  (Montréal) 4 a 7 de Junho – Semana de Portugal em Montréal

Conferência sobre a Mulher Migrante – Universidade do Québec – Retrato da Mulher Luso descendente (organizado por Jovens do Carrefour Lusophone e   da Associação de Estudantes Lusófonos,   Conferência sobre

“A Violência conjugal e a Mulher Portuguesa”); Deslocação aos EUA (Newark) – 8 a 11 de Junho de  - Seminário  “Presença da Mulher nas Comunidades Portuguesas na América do Norte” e “Participação da Associação na Grande  Parada do  Dia de Portugal, com  um carro alusivo à

 

                                                                                                                                    5

 

AEMM; 2007- “Seminários Multimédia (EUA e Canadá)”; 2008, 2009 e 2010 – Seminários na Europa – Amesterdão e Genebra;

2011 - “Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas da Diáspora”, realizado na Maia – 24 a 26 de Novembro.  Com este Seminário iniciaram-se as Exposições Coletivas de Pintura e Escultura – “Feminino Plural” e “Rostos da República”, além de Mostras Bibliográficas sobre Maria Lamas e Maria Archer e Homenagens às mesmas.

2012 – Surgiram as “Conferências Feministas da Diáspora” – sobre Maria Lamas e Maria Archer. 

.Há ainda a destacar nesse Ano: as Publicações feitas pela Associação acerca: do “Encontro Mundial da Maia”, acima referido; a referente a Maria Lamas “Entre Portuguesas num mundo sem Fronteiras” e a respeitante a Maria Archer ”Vida e Obra de Maria Archer, uma portuguesa da Diáspora”. Foram ainda publicados folhetos pela AEMM sobre: “Na Nossa Memória”, a “Sociedade Portuguesa Rainha Santa Isabel” e “Feminismo e Cidadania”.

Referimos também: o “Colóquio na Califórnia (Abril de 2012) – organizado pela Universidade de Berkeley e de S. José – sob o Tema: “ As Mulheres transmissoras de cultura”; em Newark – a realização de um “Encontro sobre Mulheres” (Abril 2012) com a colaboração do Consulado Geral de Portugal; Conferência em Londres “O Céu é o Limite” feita pela Drª Manuela Aguiar e o “Encontro com Mulheres”, em Londres, a fim de ser criada uma Associação de Mulheres – que será a Associação de Mulheres Lusófonas; Nessa oportunidade foi também tratado o Projeto ASAS – Academias Sénior de Artes e Saberes.

Ainda no Ano de 2012, entre 6,7 e 8 /12/2012, assinalamos os “Encontros que integraram Exposições de Pintura e 1 de Joalharia” em que participaram 6 artistas da especialidade idas de Portugal (Porto), em Paris – Casa de Portugal; em Bruxelas – Livraria Orfeu e em Zandam – Holanda. São também de mencionar pela inovação “As Entrevistas Imaginárias” realizadas no Norte por alunos do Ensino Secundário, nomeadamente em Escolas, cujos alunas e alunos interpretam magnificamente os papéis de Maria Lamas e de Maria Archer;                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

2013  - Demos continuidade ao lançamento das Publicações da AEMM, sendo de referir: o lançamento da Publicação de Maria Lamas, a que já nos referimos, em 17/01/2013, no Guarani – Porto, com a participação e presença de intelectuais e da cultura do Porto, entre outros;

Inédita foi também  a participação da  AEMM  na  2ª BIENAL internacional

                                                                                                                                   6

 

MULHERES D’ARTES, organizada pela Câmara Municipal de Espinho/Museu Municipal de Espinho. A Drª Manuela Aguiar foi Presidente de Comissão de Honra.

Com este evento a AEMM, iniciou as  Comemorações dos 20 Anos da sua constituição – 8 de Outubro de 1993 - 1993/2013

A Sessão de Abertura realizou-se no dia 30/05/2013, com a presença e participação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário. Nesta 2ª Bienal participaram 120 Mulheres de várias artes, de diversos Continentes e de todas as etnias e constituiu um excelente exemplo de trabalho em Parceria. Estavam também presentes, nomeadamente artistas das comunidades portuguesas.

A 2ª Bienal esteve aberta ao público desde 1 de Junho a 1 de Setembro de 2013;

Por último, é de evidenciar, neste Ano de 2013, muito especialmente a realização do Encontro Mundial – Mulheres da Diáspora “Expressões Femininas da Cidadania” que contou com pelo menos 130 participantes de Portugal e do Estrangeiro, e que se realizou nos dias 24 e 25 de Outubro em Lisboa -  Palácio das Necessidades.

Simultaneamente e integrada no Encontro, funcionou uma Exposição coletiva de pintura – “Mulheres d’ Artes em Movimento”, inaugurada no dia 24 de Outubro nas instalações da Fundação PRO DIGNITATE.

O Encontro, conforme se pode constatar pelo Programa teve a participação de Altas Entidades: da área política, social, universitária, do mundo das letras e das artes, de Portugal e do Estrangeiro e também  de  outros participantes de reconhecido mérito, nos quais se incluem Associadas/os.

 

Não queremos que  fiquem com uma imagem exígua do nosso trabalho, mas pretendemos, isso sim,  deixar explicito e de forma inequívoca que temos divulgado as várias questões a que nos temos dedicado, neste período de vida da Associação,  quer em Portugal, quer nas comunidades portuguesas da Europa e de fora da Europa.

E iremos prosseguir nessa nova linha, inserindo as Artes, as Letras e as Ciências  nos  nossos novos  Programas de   trabalho, embora continuando

sempre a ter em consideração os temas sobre migrações, de acordo com as exigências que surjam a cada momento.

 

 

                                                                                                                                  7

 

Para terminar e, em síntese, podemos salientar que nestes 20 anos se verificou uma evolução contínua e inovadora na Associação de Estudo Mulher Migrante.

 

Tentaremos por isso,  corresponder aos objetivos do projeto  em que nos envolvemos, nomeadamente, através de Parcerias e  em ligação com Entidades Públicas e Privadas, como temos feito,  procurando, como sempre, contribuir cada vez mais para o êxito das Iniciativas em que nos integrarmos.

 

Acrescentamos que nesta fase de comemorações pretendemos:

 

. Celebrar a nossa vivência ativa e atenta;

. Relembrar as nossas principais atividades, como estímulo;

. Refletir sobre o nosso Futuro.

 

Até agora, digamos, dedicámos muito do nosso trabalho à Mulher Migrante, designadamente tendo em atenção a melhoria das suas condições de vida a nível profissional e pessoal, no âmbito da igualdade de género - da igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens –  em que se incluem os seus mais diversos direitos: de participação social, económica, cultural e política, conforme no início referimos. Face aos resultados conseguidos, assim prosseguiremos.

 

Muito Obrigada a todas e a todos que se envolveram connosco nas diversas fases de trabalho nestes 20 Anos e agora, aqui, no Recife, os nossos calorosos agradecimentos à organização deste magnífico Encontro, que bem merece os maiores elogios, bem como aos que direta ou indiretamente  para ele tenham contribuído.

 

 

 

 

18 de Novembro de 2013                                 Rita Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário