sexta-feira, 8 de novembro de 2013

RepresentativeTony Cabral

Encontro Mundial

Mulheres da Diáspora

Mulher Migrante - Associação de Estudo,

Cooperação e Solidariedade

Lisboa, Palácio das Necessidades
24 de outubro de 2013

Comunicação – Representative Tony Cabral (Assembleia do Estado de Massachusetts) EUA

 


Muitos imigrantes portugueses obtiveram sucesso nos seus países de adoção . Imigrantes fazem grandes sacrifícios , deixando as suas casas e sua terra natal, os seus amigos e a sua família e têm que construir novas vidas em terras estrangeiras . Mas , em contrapartida, muitos imigrantes realizaram mais do que de outra forma poderiam ter se tivessem ficado em Portugal. Nós emigrantes portugueses estamos orgulhosos das nossas realizações , em negócios e na política. Nos Estados Unidos, imigrantes portugueses, seus filhos e netos integraram-se e uniram-se a imigrantes oriundos de outros países ao entrar para a política e tiveram algum sucesso, servindo no Congresso dos EUA, nas assembleias estaduais em todo o país e em autarquias em vários Estados dos Estados Unidos da América.

Mas para as mulheres portuguesas na política, a emigração para os Estados Unidos não necessariamente melhorou as suas oportunidades de sucesso .


Hoje, as mulheres americanas de todas as origens ainda compõem uma percentagem menor do Congresso dos Estados Unidos (24% ) do que a percentagem de mulheres portuguesas no Parlamento Português ( 29%). Da mesma forma, as mulheres representam apenas 24% dos membros das nossas 50 legislaturas estaduais nos Estados Unidos. No meu estado de Massachusetts, mulheres representam apenas 25% dos membros do Parlamento estadual, uma percentagem que mudou muito pouco durante os últimos 15 anos. E isso apesar do fato de que, em média, 54% dos votos nas eleições americanas são votos de mulheres.


Apesar de Massachusetts ter uma das maiores e mais bem organizadas comunidades portuguesas nos Estados Unidos , as mulheres luso-americanas têm sido menos bem sucedidas na política em Massachusetts que têm mulheres de outras etnias. Em Massachusetts o nosso  “Caucus” de Legisladores Luso-americanos inclui cinco deputados estaduais e dois senadores. Todos eles são homens. Já houve muitos presidentes de Câmara Luso-americanos de grandes cidades em Massachusetts, mas ainda não houve uma mulher. Embora existam várias mulheres atualmente servindo em conselhos municipais de cidades em Massachusetts, a política em geral não tem sido uma carreira de sucesso para as mulheres luso-americanas.


Porque é que as mulheres luso-americanas não têm sido mais bem-sucedidas na política? Eu acredito que parte da explicação é a falta de acesso que as mulheres tiveram nas maiores e mais proeminentes organizações comunitárias luso-americanas e empresas. Às vezes, essas mesmas organizações excluem explicitamente mulheres, por vezes esses grupos, há muito dominados por homens, simplesmente não fazem com que  as mulheres se sintam bem-vindas. Ainda hoje, algumas das maiores organizações luso-americanas em Massachusetts excluem explicitamente mulheres de posições de liderança. A mudança é iminente.


Essa dinâmica não se limita aos imigrantes portugueses na América . Outras comunidades imigrantes como a  irlandesa, italiana, chinesa continuaram tradições que refletem as culturas de seus países de origem no momento em que emigraram . A Irlanda, por exemplo, mudou drasticamente desde que os irlandeses-americanos ou os seus antepassados partiram para a América , mas muitas organizações irlandesas-americanas continuam agarradas a aspectos de uma Irlanda do século 19 agora muito longe.


No entanto, algumas mulheres notáveis
romperam essas restrições, (barreiras), e mostraram o caminho para o poder e para a participação cívica. Eu acredito que as suas rotas para o sucesso dão enfase à importância da participação de mulheres nas varias organizações cívicas, empresariais e políticas. Mulheres que tiveram sucesso político (posições eleitas ou nomeadas) geralmente têm sido aquelas que primeiro romperam as barreiras de participação e de assumir papéis de liderança em instituições cívicas, empresariais e politicas.


Mary L. Fonseca foi uma tal mulher. Eleita para o Senado do Estado Massachusetts pela sua cidade natal de Fall River, em 1952, até 1952 ela era apenas a terceira mulher a ser eleita e fazer parte do Senado do estado de Massachusetts em toda a história da Câmara do Senado da legislatura do mesmo. Reeleita para a Assembleia Legislativa dezasseis vezes, ela serviu um total de 32 anos, até 1984. Cerca de 20 anos dos 32 anos a única mulher no Senado de Massachusetts. Também foi a primeira mulher a ocupar uma posição de liderança no Senado, tendo sido nomeada Assistente Líder da Maioria  em 1973.
Senadora Fonseca não foi um sucesso imediato . Na  altura da sua primeira campanha ao Senado, ela já tinha sido eleita e comprido dez anos no Comitê Escolar de Fall River, e tinha uma longa lista de participação nas mais variáveis organizações cívicas, religiosas, politicas e empresariais na sua comunidade de Fall River. Ela fez parte da fundação e membro do Conselho Administrativo duma instituição bancária da mesma Cidade, membro da  Portuguese american Civic League, membro do Fall River Democratic Club e da Preservation Society de Fall River como alguns exemplos. Como muitos políticos bem sucedidos, a Senadora Fonseca conseguiu ser eleita, porque todo esse envolvimento comunitário deu-lhe a oportunidade de demonstrar a suas capacidades e habilitações necessárias para fazer o trabalho.


Em New Bedford a vereadora Rita Duarte Marinho (Moniz), construiu o seu sucesso político usando a mesma experiência cívica. A vereadora Marinho era ativa numa série de organizações na minha cidade de New Bedford, bem como tem uma carreira académica distinta: ela recebeu o seu PhD em Ciências Políticas pela Universidade de Brown, enquanto era membro do Conselho Municipal da Cidade de New Bedford, em 1979.


A mudança é mais lenta do que gostaríamos, mas vai continuar. Hoje, em Massachusetts, mulheres Luso-americanas continuam a atingir sucesso na política, especialmente, autárquica. É só a questão de tempo antes que essas mesmas mulheres alcancem outras metas superiores. Linda Pereira atualmente é a Presidente do Conselho Municipal de Fall River, e na minha comunidade (Cidade de New Bedford) há duas mulheres Luso-Americanas membros do  Conselho Municipal, Jane Gonsalves e Debora Coelho, uma dos quais é um dos últimos Presidente desse mesmo Conselho.



Graças a mulheres pioneiras como estas, as mulheres Luso-Americanas têm um futuro brilhante na política e nas várias instituições comunitárias.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário