segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Manuela Mendes da Silva O meu contributo como Artista Plástica


        O meu contributo como Artista Plástica

 Sou Manuela Mendes da Silva e desde muito pequena tinha um sonho: ser professora e pintora. Foi com uma satisfação enorme que consegui concretizar esse objectivo.

Dei aulas durante vários anos e a diferentes níveis de ensino mas ao mesmo tempo conciliava com a pintura fazendo várias exposições individuais e colectivas, até que a pintura tomou o lugar primeiro.

Todo o meu trabalho, ou pintura, tudo o que faço é--o com imenso prazer. Sinto-me muito feliz quando pinto. Posso afirmar que a pintura faz parte integrante da minha vida.

O diálogo com as telas nem sempre é fácil mas gosto de desafios e então a luta dá-se; começando de uma forma muito simples o trabalho surge no branco da tela e vai seguindo o seu rumo.

Quando pinto, seja qual for a técnica que trabalho no momento, houve desde inicio um fio condutor em todo o meu percurso como pintora, temas diferentes, técnicas bem diferenciadas mas sempre um ponto comum a todas elas: a luz.

 

Na fase actual, aparece agora o traço a negro, a estrutura. Em seguida entram  a forma, a composição, a cor e a luz, elementos em equilíbrio imprescindível para o trabalho nos dizer que não há mais nada a acrescentar.

A liberdade que sinto quando pinto é plena de emoções. As sensações são fantásticas; por momentos são de angústia, outras de paz, leveza, alegria, força e de coragem para enfrentar todas as adversidades do mundo.

Assim ao mostrar a minha pintura, muito gestual “Expressionismo abstracto” espero poder através dela transmitir a todos que a contemplem tudo aquilo que eu sinto e desejo, em particular a liberdade e a paz para o mundo.

O meu contributo como mulher “que não foi migrante” passa por as minhas obras estarem espalhadas em vários continentes, numa dádiva que é a minha, para o reconhecimento de Portugal no Mundo.

          Manuela Mendes da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário