segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Joana Miranda Casa e Diápora nos filmes Doc Lisboa


Casa e Diáspora nos filmes do Doc Lisboa 2012
Joana Miranda  - Universidade Aberta/CEMRI

 Todos os anos tem lugar na cidade de Lisboa o festival de cinema documental Doc Lisboa. Este festival que celebrou em 2013 a sua 11ª edição integra já o roteiro dos grandes festivais documentais do mundo, tendo-se tornado ponto de paragem obrigatória para profissionais do cinema documental, críticos e público. As sessões são exibidas em algumas das principais salas de cinema da capital. O festival integra várias seções: competição internacional-longas, competição internacional-curtas, competição portuguesa-curtas, competição portuguesa-longas, entre outras que são variáveis de ano para ano (vide http://www.doclisboa.org/2012/pt/edicao/seccoes/). A par da exibição de filmes são organizados colóquios, debates, formações em cinema dirigidas a públicos diversos bem como atividades pedagógicas.
No site do Doclisboa 2012 os objetivos do festival são assim expressos:
“O Doclisboa propõe repensar o Documentário nas suas implicações e potencialidades: o cinema apresenta-se aqui como uma prática que permite encontrar novos modos de pensar e agir no mundo, assumindo desta forma uma liberdade que supõe uma íntima implicação entre o artístico e o político. O que procuramos é dar a ver filmes que eventualmente nos ajudarão a compreender o mundo em que vivemos e a encontrar nele possíveis forças de mudança. Com cerca de 150 filmes e um programa preparado com rigor e dedicação, a 10ª edição do Doclisboa oferece ao público um lugar de encontro, de reflexão e de debate”.

 

Este texto pretende deixar-vos algumas sugestões de filmes exibidos no Doc Lisboa 2012 sobre o tema da casa e da diáspora, estimulando-vos, de encontro aos objetivos do festival acima descritos, encontrar novos modos de pensar e agir sobre o mundo.

Foram diversos os filmes exibidos no festival que abordaram, sob perspetivas diversas, o tema da casa, nomeadamente, o regresso dos emigrantes à terra natal, o dia-a-dia nas aldeias desertas de onde todos parecem ter partido rumo a outras paragens (Sobre Viver, O homem do trator), o regresso dos filhos às terras de onde os pais um dia partiram (O Regresso, Aux bains de la reine), memórias de casas e de famílias (A nossa casa, Cativeiro, Amanhecer a andar), a vida na fronteira (A raia), ...

Como Stock (2010) refere no âmago do conceito de diáspora reside a imagem de uma casa recordada que se recorta a uma dada distância espacial e temporal. Este lugar de origem pode constituir o foco de uma ideologia de regresso (“ideology of return”) sustentada (Brah, 1996: 180).

Este lugar pode figurar, ainda, como a casa no presente ou pertencer exclusivamente ao passado. Pode ter sido deixado recentemente ou há gerações atrás, pode não mais existir ou ser ainda o destino de viagens regulares, pode ser o local de nostalgia e pesadelos ou, simplesmente, um lugar de aconchego e de proteção, intrinsecamente associado aos sentimentos de afeto pelos familiares mais próximos.

As memórias da casa não são, como sucede em relação a todas as memórias, fatuais mas antes reconstruções fluidas, simbolizações metafóricas da pertença. Os imigrantes de primeira geração podem relacionar as memórias com as suas vivências prévias à emigração mas os de segunda geração, na maioria dos casos, mais não têm do que memórias fragmentadas e decorrentes das narrativas contadas pelos seus pais e avós. O passado encontra-se em permanente reconstrução, em relação com um presente que se vai vivendo e com um futuro que se vai antecipando e imaginando, futuro de regresso às origens ou de permanência no lugar de destino. O que se recorda e como se recorda a casa está em contínuo diálogo com memórias mais recentes de outros lugares, com memórias do próprio processo migratório e do viver em diáspora (Salih, 2003: 125). Através de processos complexos de construção de sentido as memórias integram e são integradas na posição que os grupos ocupam no aqui e no agora.

No estudo dos grupos diaspóricos a noção de casa é utilizada e empregue de duas formas contraditórias, as duas evidentes no conjunto de oito filmes a que neste texto me refiro.

A primeira área focaliza-se nas ligações transnacionais (materiais ou simbólicas), mitos das migrações e desejo de regresso.

A segunda área focaliza-se no desejo e na impossibilidade de se sentir em casa nos diferentes espaços diaspóricos que os indivíduos habitam e, em particular, no atual local de residência.

Os autores tendem a distinguir entre uma localidade concreta e experiências concretas e uma ideação mais simbólica, estando ambas as dimensões interligadas com a casa.

A movimentação entre uma multiplicidade de espaços-casa, a experiência da ambivalência de viver em simultâneo aqui e ali, a construção de identidades híbridas, sincréticas e fluidas constituem processos que tanto se podem revelar altamente criativos e estimulantes para quem os vivencia, como se podem revelar fonte de dificuldades identitárias, de sentimento permanente de deslocamento e de sofrimento mais ou menos intenso. Clifford (1994: 332) refere-se ao “empowering paradox of diaspora”.

Muitas vezes os filhos dos migrantes são perseguidos pela questão: “Aonde pertenço?” e os sentidos que atribuem a casa são mais complexos e mais ambivalentes do que os dos seus progenitores.

A casa revela-se um subtexto da diáspora (Brah, 1996: 190) podendo a casa emergir como um conceito contextual e ambivalente, relativo a múltiplos lugares e espaços no passado, presente e futuro. A casa pode ser recordada, mas também vivida e sonhada, projetada num futuro mais ou menos próximo como o local em que todos os sonhos e desejos poderão finalmente ser concretizados. Em cada momento do tempo várias casas podem competir pela atenção, colidir ou mesmo complementarem-se.

Mallet (2004: 65) traduz esta conceção alargada de casa:

Is home (a) place(s), (a) space(s), feeling(s), practices, and/or an active state of being in the word? Home is variously described as conflated with or related to house, family, haven, self, gender, and journeying”.

Dada a sua polissemia, a casa, mais do que um instrumento analítico, constitui um termo émico saliente e relevante para os sujeitos diaspóricos. Um conceito/tema que estimula realizadores nacionais e internacionais, muitos deles com experiências migratórias que os marcaram, a construir os seus discursos que nos permitirão conhecer e desconstruir a realidade de uma forma mais informada e mais crítica. Cada novo olhar enriquece o nosso próprio olhar, questiona posicionamentos, entra em diálogo enriquecedor com as nossas próprias ideias sobre os que se deslocam, sobre os que partam e os que chegam. Quais são as motivações, como são vividos os afetos, o que se procura, onde se chega, o que se encontra, como se confronta a realidade e o sonho, porque se procuram espaços de infância e de juventude? Ou porque se evitam esses mesmos espaços?

O cinema, como linguagem rica e discurso privilegiado, ajudar-nos-á a compreender e a intervir e o artístico poderá, talvez, intercruzar-se com o político, com o olhar e com a praxis dos que o detêm, mas também com o poder (e o dever) que nós, enquanto cidadãos, temos de intervir, de questionar, de agir sobre o social.

 

Filmes

1. O Regresso

Júlio Alves, 2012, 71m

Os pais do narrador emigraram, tal como grande parte da população da aldeia de Mega Fundeira fez nas décadas de sessenta e de setenta. Tinham o sonho de regressar à aldeia e de morrer na terra que os viu nascer. Nunca o chegaram a concretizar. Mas o narrador, em busca pessoal, regressa às suas origens e procura no dia-a-dia dos seus habitantes e na trama das suas memórias reconstituir a vida simples dos seus pais. Entretanto, também o primo jovem emigra para a Alemanha. Sente pena por ter que deixar os pais na aldeia mas sabe que o seu destino não é ali na aldeia desertificada.

 

2. Sobre Viver

Cláudia Alves, 2012, 51 min

Na aldeia de Regoufe os afazeres da vida do campo ocupam o dia-a-dia dos habitantes. O cuidar dos animais, a agricultura, o regar a terra, o colher os produtos da terra, os rituais da vida comunitária dão-nos um retrato de um país rural, de uma sociedade com economia de subsistência, de uma vida tranquila em contacto com a natureza, uma realidade aparentemente esquecida pelos habitantes das cidades. Ao longo do filme, um velho habitante cego vai traçando o futuro da aldeia: “A esperança de Regoufe, de uma maneira ou de outra, está para sempre perdida. Já não há ninguém que venha a tempo de lhe poder acudir”.

 

3. O Homem do Trator

Gonçalo Branco, 2012, Portugal, 19 min

Numa aldeia da Beira Baixa vive um homem que conduz o seu trator, que é um companheiro. Sai todos os dias para o trabalho na terra ou para ir ver o pomar. Mas a decadência do seu corpo ameaça. Ele faz ginástica e procura fotografias de quando era novo para renovar a carta de condução. E, perante a inevitabilidade, resiste, cuidando do seu trator.

Texto do filme

 

4. A Nossa Casa

 João Rodrigues, 2011, Portugal, 19 min

A Nossa Casa parte de um álbum de fotografias e de registos de memórias de uma família americana que viveu no início do século XIX na ilha do Faial para retratar um período de tempo, um lugar e uma atmosfera sempre enigmática.

Uma voz feminina descreve as suas memórias da casa com o seu jardim tropical.

“O pai nunca aprendeu a falar português. Foi sempre um estrangeiro. Odiava a comida. Dizia: Põem vinagre e limão nos guisados e até nas sopas. O pão a coisa mais execrável que alguma vez foi provada”.

Leitura de diário e anotações sobre comemorações locais da época e várias outras memórias e fotografias contribuem para a reconstituição de um determinado espaço-tempo.

 

5. Aux bains de la reine

Sérgio da Costa, Maya Cosa, 2012, Suiça, 37 min

Elsa regressa à terra de origem, Caldas da Rainha, em Portugal, para se encontrar com a mãe. Através desta pequena aventura, descobrimos a cidade e as misteriosas atividades dos seus habitantes, bem como elementos da história familiar de Elsa. Tece-se um retrato impressionista cruzado, confundem-se os tempos, misturam-se os sonhos com a realidade.

Texto do filme.

 

 

6. A Raia

Iván Castiñeiras Gallego, 2012, Portugal, Espanha, 30 min

Parte inferior do formulário

A linha é a fronteira que divide o sudeste da Galiza do noroeste de Portugal. Área montanhosa de clima extremo, terra interior, de camponeses. Os povos desta área foram e são a periferia de ambas as nações, historicamente esquecidos. Estas e outras circunstâncias tornam-nos pessoas muito especiais. Com uma história tão valiosa quanto desconhecida.

Texto do filme

 

7. Cativeiro

André Gil Mata, 2012, Portugal, 63 min

Cativeiro é uma condição de confinamento, no espaço e no tempo. O ser cativo não é só e necessariamente um prisioneiro, também se torna próprio daquele lugar, a sua identidade projeta-se continuamente nesse espaço. Por sua vez, o próprio espaço do cativeiro não é inerte, caracteriza-se através de quem está ali contido; é moldado por essa experiência.

Texto do filme

 

8. Amanhecer a andar

Sílvia Firmino, 2012, Portugal, 97 min

Um velho homem guarda uma escola ao amanhecer. Vozes de crianças ao longe cantam o hino de Moçambique. Pela mão deste homem, Augusto, chegamos a um espaço amplo e misterioso, que os protagonistas do filme revelarão aos poucos: Elvita, Carlos e Salim. Três vidas em movimento que olham para o futuro sem perder a tranquila condição do presente.

Texto do filme

 

Referências

Brah, A. (1996). Cartographies of diaspora. Contesting Identities. Londres: Routledge.

Clifford, J. (1994). Diasporas. Cultural Antrophology. 9(3): pp. 302-338.

 

Salih, R.  (2003). Gender in transnationalism: Home, longing and belonging among Moroccan migrant women. Londres e Nova Iorque: Routledge.

Stock, F. (2010). Home and memory. In K. Knott & S. McLoughlin (eds.). Diasporas. Concepts, intersections, identities (pp.24-28). Londres/Nova Iorque: Zed Books.

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário