terça-feira, 22 de novembro de 2011

PAINEL "MEMÓRIA" . Moderadora ANA PAULA BEJA HORTA

ENCONTRO MUNDIAL DE MULHERES PORTUGUESAS NA DIÁSPORA

Fórum da Maia
24-26 de Novembro de 2011
25 de Novembro
16h00- 17h30 Painel – Memória – Entre o Passado e o Futuro

Cruzámos Terra e Mar: Histórias Orais, Testemunhos e Memórias da Emigração Portuguesa para a Califórnia
Deolinda M Adão (University of California, Berkeley/California State University San José)

Resumo
Neste trabalho tenta-se explorar a influência das histórias orais, dos testemunhos e das memórias na história colectiva da comunidade Portuguesa na Califórnia, assim como analisar a contribuição dessa comunidade para a História e desenvolvimento da sua área de residência. A comunidade Portuguesa da Califórnia é a segunda maior
comunidade Portuguesa das Américas (a maior é a residente no Brasil) e uma das mais antigas pois de acordo com o Décimo sexto recenseamento dos Estados Unidos em 1850 já viviam 177 Portugueses a viver na Califórnia. Como tal, seguir a trajectória da comunidade Portuguesa residente nesse Estado, pode elucidar-nos sobre a História do
mesmo, particularmente se considerarmos a forte presença da comunidade no sector da agricultura num Estado onde a agricultura é uma importante faceta do seu desenvolvimento económico. Este projecto tenta abordar a forma como as histórias orais, os testemunhos e as memórias podem ajudar-nos a transitar duma experiência de
emigração individual e privada para o desenvolvimento e construção de uma comunidade.

As Mulheres no Cinema de Migrações
José da Silva Ribeiro (Universidade Aberta/CEMRI-LAV)
Resumo
Tendo como referência a Base de Dados Imagens e Sonoridades das Migrações esta comunicação pretende evidenciar os múltiplos papéis desempenhados pelas mulheres no cinema das migrações portuguesas. Neste âmbito, sublinhamos três principais perspectivas: as mulheres como protagonistas da realidade migratória (heroínas e atores sociais), as realizadoras e as autoras (da escrita dos filmes e da escrita acerca dos filmes e/ou dos fenómenos sociais que estes abordam) e, por último, as atrizes (a construção cinematográfica das mulheres
migrantes). Propomos, ainda, às e aos presentes a participação na construção colaborativa do estudo das mulheres migrantes, na base de dados imagens e sonoridades das migrações.
Entre o regresso imaginado e o regresso concretizado: histórias no feminino

João Sardinha (UAb-CEMRI) e António Saraiva (UAb-CEMRI/LAV)
Resumo:
Para muitos emigrantes portugueses, como também os seus descendentes, o regresso ao país ancestral é um desejo que permanece bem vivo. De facto, muitos, e sobretudo os da primeira geração, planeiam as suas vidas preparando o regresso, algo que também é constantemente transmitido aos seus filhos. Contudo, com o passar do tempo e com uma maior inserção da sociedade que os acolhe, para muitos, o regresso é adiado, tornando-se um ‘mito’. Em muitos casos, o regresso acaba por permanecer apenas nos sonhos de cada um dos emigrantes. No meio destas ‘negociações de pertença’, um processo de desterritorialização/reterritorialização torna-se evidente, carregado de fortes cargas emotivas. Contudo, para aquela pequena minoria que concretiza o sonho e acaba por regressar, o Portugal encontrado nem sempre é aquele que deixaram para trás quando emigraram, nem aquele que é transmitido e/ ou visitado na altura das férias no caso dos filhos destes emigrantes. Dito isto, com esta comunicação relata-se as
expectativas e experiências de uma população específica dentro das comunidades portuguesas emigradas: o das mulheres emigrantes portuguesas ou descendentes de portugueses. Assim, dando destaque ao retorno feminizado, pretende-se discutir os contrastes entre as idealizações de pré-retorno e as realidades encontradas na vivência do dia-a-dia, na deturpação das representações culturais, na socialização com a ‘sociedade portuguesa’, as desilusões e rupturas, assim como a discriminação e dificuldades de integração. Desta forma, uma consideração central nesta análise é tentar entender como os factores de aceitação/repulsão acabam por moldar comportamentos e aprofundar a compreensão no que diz respeito ao regresso como processo que inclui as noções de ‘local’ e ‘identidade’ como variáveis centrais na procura contínua de ‘pertença’.

Exibição da curta metragem, Marta Raposo - Narrativas de Regresso (2011, 15´) - João Sardinha (UAb- CEMRI) e
António Saraiva (UAb-CEMRI/LAV).

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