CV artístico
Representando no seio de uma companhia portuguesa implementada em Paris. Em paralelo, estuda harpa e dança clássica durante 8 anos no Conservatório Francis Poulenc.
Efectua várias digressões longe do teatro e multiplica as viagens, nomeadamente na América latina, antes de regressar a Paris para seguir o curso da Belle de Mai e da Escola Claude Mathieu. Assim que acaba o curso, volta a viajar após ter atuado em várias peças, muitas vezes bilingues ou estreitamente ligadas a outras culturas.
Representa nomeadamente em « almoço em casa de Wittgenstein », dirigida pelo Paulo Castro no teatro do Campo Alegre, no Porto, antes de se instalar em Nova Iorque e de trabalhar com Marcia Haufrecht do Actor’s Studio. Volta ao Teatro no Porto para uma encenação do Júlio Cardoso antes de se estabelecer definitivamente em Paris. Continua no entanto a participar com regularidade em experiências de formação e pesquisa no estrangeiro (Larry Moss, Michael Margotta, Simon Mc Burney, Philippe Adrien, Joël Pommerat…). Falando fluentemente quatro línguas, trabalhou com diretores de teatro e de cinema de numerosas e variadas nacionalidades e origens em várias curtas-metragens, filmes ou séries para a televisão a nível internacional, em Inglês, Francês, Espanhol ou Português. Nomeadamente sob a direção de Thomas Gilou, Tony Gatliff, Gilles Béhat, Oscar Sisto, Frédéric Auburtin, Martin Valente, Sofia Papakristou, Meyar Al Roumi, etc. e contracenou com Gérard Depardieu, Antonio Fonseca, François Berleand, Simone de Oliveira, Pierre Richard… Desde 2007, participou regularmente em mais de vinte peças radiofónicas para France Inter ou France Culture. Cantou também com vários grupos de música (jazz, bossa, fado, pop…) e participou em espetáculos misturando canto, dança e teatro. Em 2007 foi convidada pelo CHARLEMAGNE ORQUESTRA na Bélgica, para ser a recitante do Midsummer Nigth’s Dream de Mendelssohn sob a direção do maestro Bartholomeus Henri Van derVelde.
Desde 1995, paralelamente à sua carreira de actriz, intervém com certa regularidade nos liceus e colégios ditos « difíceis», dando aulas de teatro e dirigindo os alunos.en cena. Intervém também como coach junto de adultos, actores ou não.
Enfim, em 2007, cria a sua própria companhia de teatro « VIDA VIVA », cujo objectivo é de montar peças e espetáculos multiculturais, e de suscitar encontros e intercâmbios entre artistas de horizontes diversos. É com esta companhia que cria, em 2010, o monólogo « BERTHA M., uma outra história de amor » da autora ontemporânea Sueca Malin Lindroth, e em 2011 no Centro Calouste Gulbenkian em Paris, O MOVIMENTO DO MUNDO, montagem à volta dos poemas do Nuno Júdice, que ela própria encena e na qual participa juntamente com dois outros actores.
CV
Bartolomeu, concelho da Lourinhã, imigrados em França desde 1968.(Uma irmã, Joaquina Corado Da Silva, nascida em Portugal em 1965, começou os estudos demedicina em França mas decidiu regressar a Lisboa em 1985, casada com um Lacobrigense
(Lagos), duas filhas, exerce como médica dentista.)
Estudou na escola Francesa e paralelamente na escola Portuguesa, rue Boissièrre (até ao 12°ano).
Diplomas:
• Baccalaureat C (matemática, Física) ;
• DEUG em política económica e negócios internacionais da universidade PARIS I –
PANTHEON SORBONNE ;
• ESCP ( École Supérieure de Commerce de Paris), opção finanças ;
• MBA exchange program com ITESM (Instituto Tecnoligico y de Estudios Superiores de
Monterrey), Monterrey, Mexico ;
• Vencedora do concurso em economia política da Universidade de Saint Gall (Suiça) (1995).
Paralelamente ao colégio e liceu, começou o teatro aos nove anos de idade no grupo de teatro amador « A PEDRINHA», composto por imigrantes Portugueses em França, dirigido porAntonio Cravo. Foi o primeiro contacto com o público, visto que a companhia fazia digressões em toda a França, perto das comunidades portuguesas.
Conservatório Francis Poulenc (Paris 16) em Harpa e dança classica durante oito anos.
Viveu seis meses no México no âmbito do MBA exchange program, seis meses na Venezuela
(1994), como estagiária, perto da vice presidência do Banco Provincial, primeiro banco do país,
no programa de desenvolvimento de novos produtos financeiros, no âmbito de uma parceria entre o governo Francês e Venezueliano. Regressou a França em 1995 para acabar o curso na área de finanças, e tomar a decisão de voltar à primeira paixão: o teatro. Recusa então a proposta do grupo internacional Mac Kinsey, para integrar a sua sucursal emFrança, para trabalhar num pequeno teatro privado em Paris, «le théatre de la Main d'or». Rapidamente é aceite na Escola Claude Mathieu, onde passa dois anos antes de voltar a trabalhar em projectos Luso-franceses.
Em 1999 / 2000 vive entre Nova Iorque (onde trabalha com Marcia Haufrecht, do ACTOR5S
STUDIO) e o teatro da Seiva Trupe no Porto, onde foi convidada para participar numa peça de Thomas Bernardh, encenada por Paulo Castro. Volta a trabalhar com a Seiva Trupe em MARLENE, onde tem como parceira Simone de Oliveira. Regressa depois a França, que será a sua base, mas continua a participar em projectos em
vários países (Belgica, Grécia, Portugal, Espanha) e regularmente em projectos directa ou indirectamente ligados a Portugal (cf Curiculo em anexo).Durante três anos (2005/2007) intervem regularmente na AMERICA'S CUP, como apresentadora de eventos ou como coach para os vários managers.
Paralelamente à sua carreira profissional, anima aulas de teatro com crianças e adolescentes:nos anos 90, interviu em colégios em Bobigny com alunos em dificuldades escolares e /ou sociais; de 2000 a 2006 tratou de aulas com jovens adolescentes com problemas de aprendizagem, em zonas rurais, utilizando o teatro como ferramenta de integração - experiência muito enriquecedora junto a jovens sofrendo de problemas comportamentais, que graças ao teatro recuperam a confiança e o respeito e conseguem ultrapassar os seus «bloqueios».
Em 2007 cria a companhia VIDA VIVA, com sede em Paris mas virada para o intercâmbio
entre França, Portugal e não só. Com essa companhia, encena Bertha M., da autora Sueca Malin Lindroth e dirige a sua primeira encenação à volta dos poemas de Nuno Judice, O MOVIMENTO DO MUNDO, apresentado no Centro Calusto Gulbenkian em Paris em Maio de 2011. Actualmente a procura de fundos para poder desenvolver os projectos em carteira.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
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