quarta-feira, 21 de outubro de 2015

RITA GOMES - SORBONNE 2015


Diálogos sobre Cultura, Cidadania e Género

Universidade Sorbonne Nouvelle

Paris, 10 de Setembro de 2015

 

     É uma honra para a «Mulher Migrante – Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade», que aqui represento, como Presidente da sua Direção, ter-nos sido proporcionada a oportunidade de podermos ter esta Sessão de Trabalho, num local histórico, o que fazemos pela 2ª vez – em Junho de 2014 e agora - com um Programa diversificado que nos permite tratar temas, a que, entre outros, nos temos dedicado ao longo dos nossos quase  22 anos de existência, que se completam no próximo dia 8 de Outubro.

     Chegou o momento de saudarmos e agradecermos a participação de todas e de todos os presentes que corresponderam ao nosso convite, para nos acompanharem e/ou   intervirem com as suas altas qualificações nestes Diálogos.

      Dirigimos um especial reconhecimento a Sua Excelência o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que para além da sua honrosa participação neste Colóquio, nos proporcionou o apoio para a realização deste evento, bem como do Concerto “Portugalidade”, a que hoje vamos assistir no Conservatório da Mairie de Puteaux, às 21h00.   Salientamos também o apoio que nos foi concedido para  o Concerto “Portugalidade”, já realizado em 4 de Junho de 2015,  no Luxemburgo, no Teatro Municipal de Esch-sur-Alzette. Com estes Concertos se comemorou o75º  Aniversário do Maestro  António Victorino de Ameida.

     Há naturalmente também que manifestar a nossa gratidão à Profª Doutora Isabelle Oliveira, Vice – Reitora da Universidade Sorbonne Nouvelle, que à semelhança do que sucedeu em 2014, conseguiu este magnífico espaço, bem como o relativo ao Conservatório em Jean – Baptista Lully – Mairie de Puteaux..

     Estamos igualmente muito sensibilizadas/os com a presença e participação do Senhor Cônsul Geral de Portugal em Paris Dr. Paulo Pocinho, do Professor Doutor Loic Depecker , Diretor – Geral para a Língua Francesa e para as Línguas de França no Ministério da Cultura e «Prefigurateur» junto do Primeiro Ministro em Matignon. 

      Foi também muito oportuna a homenagem póstuma, feita à nossa muito querida e estimada Amiga Drª Maria de Jesus Barroso, sobretudo por ter sido feita pela sua grande Amiga de há anos, a Drª Maria Manuela Aguiar que  a conhecia bem, em diversas fases da sua fantástica vida pessoal, profissional  e política.

     E isso, além dos temas que a Drª Manuela Aguiar tratou, neste Encontro, que bem revelam o seu magnífico conhecimento sobre a temática das migrações.

     Há ainda que manifestar o nosso reconhecimento à presença e à intervenção feita pelo Dr. José Arantes, Digº Diretor da RTP África, que há anos nos acompanhou com a sua participação num Encontro, que organizámos, em Lisboa, no Hotel Zurique.

     Agradecemos igualmente a intervenção do Dr. Joaquim Ludovina do Rosário, atual Adido Social junto do Consulado Geral de Portugal em Paris.

     De seguida, evidenciamos o lançamento da Publicação da AEMM relativa a:

    1974 – 2014- 40 Anos de migrações em Liberdade,

aqui apresentada pela Drª Manuela Aguiar sua principal editora, através da qual podem ser conhecidas muitas das atividades de que nos temos ocupado.

     Para melhor se avaliarem as múltiplas e variadas iniciativas que temos vindo a concretizar, ainda que em síntese, referiremos alguns dos temas ligados às Migrações no Feminino, que pela sua complexidade exige a análise de vários problemas específicos, entre os quais destacamos: a igualdade de género e a consequente necessidade de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal; a participação cívica, política, social, económica e jurídica; as questões relativas à saúde  física e mental, especialmente na fase inicial da integração nos países de acolhimento, nomeadamente por dificuldades da língua; casos de violência doméstica; problemas referentes à obtenção de  trabalho, muito especialmente  sempre que as qualificações profissionais sejam reduzidas, o que as leva a ter de aceitar trabalho doméstico, e de  apoio  a crianças, jovens e a idosos, nomeadamente, na restauração, na agricultura, em hospitais, entre outros, quantas vezes com menores salários relativamente a homens e a outras trabalhadoras nacionais na sua atividade e no mesmo posto de trabalho.

      A Mulher Migrante tem sido, como se sabe,  das mais atingidas pelas situações decorrentes do tráfico e da exploração sexual.

     Deverá, porém, salientar-se a sua excelente contribuição como transmissora e recetora da cultura.

      São realidades que merecem ser salientadas, tal como a sua permanente contribuição para os Países de Origem e de Acolhimento, designadamente através  da sua preocupação com a constituição de poupanças – tem por vezes duplos trabalhos- nomeadamente para conseguirem melhor educação para os filhos que as acompanham ou que ficam nos Países de Proveniência.

     Agora com a nova fase da emigração e a saída de mais qualificadas/os, esperamos que estas situações sejam em parte melhoradas. Bem merecem!

     Devemos apenas acrescentar que a atividade da nossa Associação tem sido fundamentalmente desenvolvida com base em trabalho voluntário, sobretudo entre Associadas/os e através de Parcerias com Entidades Públicas e Privadas, como sucede no caso presente.

     E a terminar, para melhor esclarecimento, referimos que estas atividades têm sido integradas em Encontros e Reencontros que realizámos em Portugal e nas Comunidades Portuguesas, designadamente junto de Associações e de outras Instituições – Universidades, Clubes, etc), procurando proporcionar uma participação Ativa da Mulher, onde quer que se encontre e facultando-lhes  conhecimentos inovadores com tal finalidade.

    

 

 Lisboa  30 de Agosto de 2015

 

                                                               Rita Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário