segunda-feira, 26 de outubro de 2015

RITA GOMES em Monção


Expresssões de Cidadania no feminino

 

Colóquio e Exposições de Pintura e Escultura

 

Monção,   5 de Setembro de 2015

 

         Algumas palavras de Saudação e de Agradecimento

       

          Estamos em Monção, famosa pela lendária história de uma heroína portuguesa de seu nome Deu – la – Deu Martins – que, como se sabe virou lenda de mulher corajosa.

       E sendo este evento também uma Iniciativa da Associação Mulher Migrante, foi uma excelente ideia terem-na realizado  neste belíssimo local.

       Desta histórica vila, temos excelentes recordações no que respeita a esta Associação e ao apoio a emigrantes.

       A propósito, permito-me relembrar com especial saudade que por duas vezes – Verão de 1998 e Verão de 1999, salvo êrro-   aqui estivemos em duas Grandes Festas do Emigrante, organizadas pela Câmara Municipal de Monção e  também pelo Jornal “ O Emigrante /Mundo Português”.

        Esta Associação foi então convidada para proporcionar apoio informativo e outro aos portugueses que ali se encontravam de Férias, trabalho esse que fizemos com o maior entusiasmo e que incluía, nomeadamente Entrevistas à comunicação social, sobre a nossa atividade em geral, bem como acerca da vantagem de nos disponibilizarmos para participar  nessas Festas.

        Na altura estavam também presentes várias Entidades Públicas e Privadas, pertencentes a vários Ministérios e Secretarias de Estado  que então se ocupavam direta ou indiretamente das Migrações.

        Num desses Encontros, viemos em Parceria com o Instituto Português de Cardiologia Preventiva – criado pelo Prof. Doutor Fernando de Pádua - que com os seus técnicos qualificados proporcionou chec-ups a vários compatriotas, em regime de voluntariado….

       E, a terminar, recordo que numa dessas Fantásticas Festas Minhotas, entre as várias e os vários Portugueses emigrantes que nos procuraram, encontrei, entre outras/os, uma Jovem lusodescendente –  a  Profª Doutora Isabelle Oliveira, atual Vice-Reitora da Sorbonne Nouvelle, que após uma larga conversa sobre a Associação e acerca dos apoios que podíamos proporcionar – acabou por vir a ser, desde então nossa Associada.

       E esse foi, por exemplo, um começo de uma estreita colaboração que se tem intensificado, quer através da participação em Encontros por nós organizados, quer ainda  pela colaboração direta em eventos, nomeadamente como os que  se vão agora  realizar em Paris , no próximo dia 10 de Setembro, em que para além de um Colóquio na Sorbonne Nouvelle, haverá também um  Concerto no Conservatório da Mairie de Puteaux,    de homenagem ao Maestro António Victorino de Almeida, pelos seus 75 anos. E outros exemplos se poderiam referir, mas estes foram mencionados  pela sua ligação a Monção e pela proximidade a que estamos da referidas Iniciativas em Paris.

       É com este trabalho conjunto,  em regime de voluntariado e recorrendo  às Parcerias e aos apoios financeiros conseguidos, que temos vindo a evoluir ao longo destes 22 Anos de existência.

       E, por último, na minha qualidade de Presidente da Direção da «Mulher Migrante – Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade», apresentamos os nossos agradecimentos à Mesa que participou e dirigiu os trabalhos desta Sessão:

       Ao Professor Dr. Viriato Capela, digníssimo Diretor da Casa Museu de Monção da Universidade do Minho; à Drª Sandra, que também pertence à Universidade do Minho e que se ocupou dos aspetos logísticos; ao Vereador Dr. Paulo Esteves, que nos acompanhou, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Monção; à Profª Drª Luiza Malato, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, à Drª Maria Manuela Aguiar – ex – Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas – e atual Presidente da Assembleia Geral da Associação Mulher Migrante e à Drª Nassalete Miranda, que moderou a Mesa  e que é Diretora do Jornal “ As Artes entre as Letras” e à Mestre Arcelina Santiago, membro da Direção desta Associação.

        Dirijo ainda Saudações Cordiais a todas e a todos as/os participantes e a outras/os Intervenientes e em especial à excelente Organização, permitindo-me salientar o trabalho desenvolvido, designadamente pelas nossas Associadas Mestre Arcelina Santiago e também pela Digª Pintora Luísa Prior.

       Com a maior gratidão por nos ter sido facultada mais esta oportunidade, me despeço.

                                                            Rita  Andrade Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário