terça-feira, 20 de outubro de 2015

RITA GOMES na Universidade Aberta


 

Colóquio

Migrações e Género. Novas Perspetivas de Intervenção

Universidade Aberta

Colóquio de 21 de Maio de 2015

 

                   SAUDAÇÕES

 

      Na qualidade de Presidente da Direção da «Mulher Migrante- Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade», apresentamos as nossas cordiais saudações a todas e a todos que se dignaram acompanhar-nos nesta Iniciativa, com a sua presença ou  participação e/ou intervenção.

      Especiais cumprimentos ao Senhor Deputado Dr. Carlos Gonçalves (do Círculo da Emigração da Europa); ao Senhor Embaixador Dr. Cristina de Barros e  ao ex - Deputado D. Carlos Luís

      Um Abraço com muita amizade à Família do Senhor Dr. Carlos Pereira Correia e a todas e todos  os seus Colegas e Amigos que aqui se encontram.

      Um grato reconhecimento dirigimos também ao CEMRI – Universidade Aberta - por ter permitido a realização deste Colóquio no Salão Nobre, do excelente Espaço Universitário em que nos encontramos.

      Apresentamos ainda à Senhora Profª Drª Rosa Sequeira, digníssima Coordenadora do CEMRI – UAB, os nossos cordiais cumprimentos, com  a maior gratidão pelo excelente apoio proporcionado.

      É igualmente de salientar,  a forma como a UAB se dignou acolher o nosso pedido, sendo também de enaltecer o magnífico acompanhamento que nos foi proporcionado para  esta realização  pela Profª Drª Ana Paula Beja Horta que colaborou connosco nas mais diversas fases deste processo, como de resto tem sido seu hábito noutros programas em que conjuntamente já  temos trabalhado..

      Cabe-nos ainda salientar que a nossa gratidão e reconhecimento se vem processando desde  há alguns anos.

      Esta Parceria tem-se reafirmado, ano após ano e abrange, por vezes Iniciativas que se realizam em Portugal  e/ou no Estrangeiro, junto das Comunidades Portuguesas e sempre em regime de voluntariado.

     Apresentamos seguidamente o nosso maior reconhecimento aos especialistas e investigadores que se dignaram proporcionar-nos, com o melhor espírito de cooperação e solidariedade a apresentação das matérias que constam do Programa, como sucede nos seguintes casos:

Homenagem Póstuma ao Dr. Carlos Pereira Correia

   à Sua Exmª Família,

   Ao Deputado Dr. Carlos Gonçalves;

   Ao ex-Deputado Dr. Carlos Luis;

   Ao Senhor Embaixador Luis Cristina de Barros;

   Ao Senhor Samuel Félix ;

   Ao Pe Victor Melícias, pela sua Mensagem – por se encontrar ausente do País;

   Ao Prof. Doutor Jorge Arroteia pela Mensagem “In Memorium”

   Aos Colegas e Amigos que aqui se encontram e a outras/outros

 

quereriam aqui estar, mas não puderam.

     Há também que prestar um enorme reconhecimento ao Dr. Jorge Oliveira, Chefe da Delegação da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, no Porto, que, por razões de trabalho não pôde estar presente, mas que nos facultou um excelente documento apresentado pelo Dr. Carlos Correia num Seminário

Fluxos Migratórios: Novas Tendências”, Iniciativa de S. Exª o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário -Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e Universidade Lusófona do Porto – Dia 7 de Dezembro de 2011.

Lançamento da Publicação da AEMM – “1974- 2014

– 40 Anos de Migrações em Liberdade”

     Drª Manuela Aguiar

       Outros Temas em Análise. Debate

   Tema I – Revisão da Lei do Conselho das Comunidades Portu-

                    guesas e perspetivas de participação das mulheres

     Dr. Victor Gil

     Moderador: Dr  Adelino de Sá Bento Coelho

   Tema II – Desenvolvimento e Género  *

     Profª Drª Sónia Frias

     Profª Drª Joana Miranda

     Moderadora: Profª DrªAna Paula Beja Horta   

·       Estamos a celebrar em 2015 o Ano Europeu para o Desenvolvimento, lembramos ao terminar  estas palavras   sobre o lema para este Ano:

“o nosso mundo, a nossa dignidade  o nosso futuro” e “Informar os cidadãos”.

Aqui, estamos também com esses Objetivos, procurando aumentar, o envolvimento dos nossos cidadãos e das nossas cidadãs nas áreas mais diversas da cultura, dos problemas sociais, económicos e políticos, utilizando tertúlias,  colóquios, workshops e outros, nomeadamente, em parcerias e/ou a título individual.
   Ainda em Homenagem ao nosso Colega e grande Amigo Dr. Carlos Correia, fizemos um minuto de silêncio


 Rita Gomes

 

        Lisboa, 21 de Maio de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário