sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

PROGRAMA DO ENCONTRO DE ESPINHO

O "Encontro Cidadãs em Diáspora" decorre no Centro Multimeios, em Espinho, de 6 a 8 de Março de 2009

A abertura está marcada para às 9.30 de 6ª feira, dia 6, e será presidida pela DrªMaria Barroso (Presidente de Honra dos "Encontros para a Cidadania" ) e pelo Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Sr. José Mota.

Ás 10.00, a primeira conferência, sobre "Migrações e Igualdade de Género" será proferida pela Drª Maria do Céu Cunha Rego, que há muito se dedica a esta problemática, como jurista e como militante de uma "causa". Foi Presidente da CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego) e Secretária de Estado para a Igualdade.
Comentadora: a Drª Rita Gomes, antiga Presidente do IAECP (Instituto de Apoio à Emigração e Comunidades Portuguesas) e actual Presidente da Associação Mulher Migrante.

Ás 11.00, conferência, sobre "Imigração e cidadania", a cargo da Profª Doutora Ana Paula Beja Horta da Universidade Aberta , investigadora do CEMRI (Centro de Estudos da Migrações e Relações Interculturais). Também ela conhece a emigração, e não só através de estudos teóricos: viveu e trabalhou em Vancouver.
Comentador: Dr. Paulo Neves, que preside ao IPDAL (Instituto para a Promoção do Desenvolvimento da América Latina), em Lisboa.

O primeiro painel traz a debate as temáticas e as conclusões dos "Encontros para a Cidadania ", realizados em quatro continentes, entre 2005 e 2009. Contamos com algumas das intervenientes desses "Encontros" e eu própria me ofereço para moderar os trabalhos.

No painel seguinte abordamos " O Percurso Histórico e as Vertentes da Mobilidade" das mulheres no quadro da emigração - imigração: na sociedade, na família, no trabalho profissional, no lazer. Esperamos a participação do Dr. Bento Coelho, um especialista em questões de Emigração e de Trabalho, de legislação comunitária, com uma experiência de muitos anos no antigo IAECP, onde foi Vice - Presidente, e de representantes de ONGs
Moderadora, a Profª Doutora Engrácia Leandro, pioneira de pesquisas e de publicações científicas sobre a vida das portuguesas de França. Ela própria, uma emigrante de vários anos na região parisiense. Actualmente, Professora da Universidade do Minho.

Às 16.00 conferência do Prof.Doutor Jorge Arroteia :"Migrações e Mudança.Os actores e o Género". Comentadora, a Profª Doutora Graça Guedes. A palavra de dois ínvestigadores, que, há muitos anos, chegaram às temáticas da emigração, atreverme-ia a dizer, pelo interesse humano que lhes reconheciam, ao lado das matérias tratadas nas suas cátedras! Conheci o Professor Arroteia, em 1980, era ele o organizador, na "sua" Universidade de Aveiro, de cursos de verão, para professores de português das comunidades de estrangeiro: "Lusitanis in diaspora".Um expressivo título, que, de algum modo, inspirou o deste nosso encontro.

No painel sobre "Dinâmicas de Género e de Geração" queremos voltar ao tema central do "Encontro " de 1995 : " Gerações em Diálogo". Com alguns dos protagonistas actuais desse mesmo diálogo. Uma das intervenções estará a cargo da Profª Doutora Isabelle de Oliveira, investigadora do CNRS e professora na Sorbonne, que reparte a sua vida profissional entre França e Portugal. Moderador, a aguardar, ainda confirmação, o Prof. Doutor Félix Neto, da Universidade do Porto. Também ele, um nome de referência na área da investigação sobre as migrações portuguesas, e um "voluntário" habitual nas iniciativas, que, ao longo dos anos, temos promovido.

No sábado, dia 7, reiniciamos os trabalhos às 9.30 com um painel sobre "Mulheres Migrantes - Voluntariado. Associativismo. Paradigmas de intervenção cívica e política". Intervenções: Frei Sales Diniz (Director da Obra Católica das Migrações), que falará de voluntariado, pobreza, exclusão, com todo o conhecimento de quem lida com esses problemas no quotidiano dos nossos imigrantes); a Profª Doutora Deolinda Adão, da Universidade de Berkeley ("Participação Feminina no Movimento Associativo das Sociedades Fraternais do Estado da Califórnia"), o deputado José Cesario - do parlamento, o primeiro a confirmar a presença, embora nós esperemos que todos os deputados da emigração estejam connosco, em Espinho - e eu própria. Não fugiremos, certamente, ao tema quente do momento: as estratégias para a promoção da paridade, que , para alguns, entre os quais me conto, passa pela aplicação, com determinados requisitos, das controversas "quotas" . Moderadora, a Drª Ercelina Santiago, uma reconhecida militante na luta pela igualdade de direitos das mulheres.

Às 10.45 um tema que poucas vezes tenho visto tratado em seminários sobre as migrações: "Desporto e Cidadania". Intervenções da Profª Doutora Graça Guedes (ao que sei, a primeira mulher catedrática na Faculdade de Ciências da Motricidade Humana, no Porto, para além de ter sido campeã nacional de voleibol e jogadora da selecção portuguesa), a Doutora Leoneia, da mesma Faculdade da Universidade do Porto, o Sr. Alípio Jorge, vice presidente do F.C. Porto, campeão de bilhar, acompanhado por uma das jovens "portistas", campeãs dessa modalidade. Contamos ter também, no painel, o campeão olímpico António Leitão e, a moderar, o Dr. Victor Hugo, nome imortal do nosso Hóquei em patins. Ambos espinhenses, partilham uma visão do desporto, não essencialmente centrada no mundo "profissional". Aurora Cunha, que seria também nossa convidada, estará, nesse dia, na Madeira, em comemorações do "Dia da Mulher", mas prometeu ser "congressista on line".

Às 11.45 , painel sobre "As Mulheres Migrantes na Media". Participação do Dr. António Pacheco (jornalista da Rádio das Nações Unidas e da RR e colaborador da "Fundação Pro Dignitate", que tem estado envolvido em acções de formação para a média das comunidades), a Drª Ivone Ferreira (professora de Jornalismo, que desenvolve uma linha de investigação sobre análise de conteúdo de notícias sobre a mulher) e representantes dos meios de comunicação. A moderar, o Prof. Salvato Trigo, cujo "curriculum" é bem conhecido. Mas o que poucos saberão é que ele foi, em Viana do Castelo, em 1985, o anfitrião do 1º Encontro de mulheres da diáspora!

Às 15.00 o último painel, "Pertenças Sociais Múltiplas - Narrativas de vida", deslocado para esta hora a fim de permitir a participação da presidente da Comissão Científica deste "Encontro", Prof.ª Doutora Maria Beatriz Rocha Trindade, como moderadora. (Maria Beatriz, que foi Presidente do Instituto de Emigração, no MNE, e pioneira de estudos de sociologia das Migrações, em Portugal, não podia faltar: virá do Funchal, directamente, para o anfiteatro do "Multimeios"). Neste painel, ouviremos a Profª Deolinda Adão (Berkeley) falar sobre "Mulheres Portuguesas na Califórnia - Percursos de Imigração e Histórias de vida", a Doutora Joana Miranda (Universidade Aberta) sobre histórias de vida de imigrantes no nosso país, assim como representantes de ONGs.

Às 16.15, o Prof. Doutor Eduardo Vitor Rodrigues, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, encerrará o "Encontro", com uma Conferência sobre "Migrações Portuguesas no século XXI". Perspectivas Futuras". Um prestigiado investigador e professor, de uma nova geração, que tem o dom de bem saber comunicar com qualquer tipo de audiência. Para um comentário final, terá a palavra a Dr. Rosa Sampaio da Universidade fernando Pessoa.

Depois, pausa para preparar conclusões. Debate sobre as conclusões, e encerramento dos trabalhos previsto para as 18.00h.

No domingo, dia 8, sessão comemorativa do "Dia Internacional da Mulher", organizado pela Câmara de Espinho, e dedicado às Cidadãs da Diáspora, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. A partir das 12.30h é realizado um almoço convivio no Complexo de Tenis de Espinho.

Os "congressistas on line" - todos os que quiserem participar neste blogue - estão convidados a enviar comunicações mais extensas ou breves comentários sobre cada um dos temas das conferências e paineis.

Como prometemos, serão discutidos e publicados em conjunto com os que forem apresentados, presencialmente, em Espinho.

Pela Comissão Organizadora,

Maria Manuela Aguiar

2 comentários:

  1. Tive, ontem, uma longa conversa telefónica com Aurora Cunha.
    Falou-me da sua contínua actividade de divulgação do desporto para todos, da mobilização das mulheres para as corridas e as caminhadas, que tão importantes são para a saúde e para o bem estar psíquico.
    Sinal dos tempos e de uma maior abertura à modernidade, mesmo aqui, no norte de Portugal, as mulheres participam crescentemente.
    Todas as semanas, ao fim de semana, há caminhada em Matosinhos, com a Aurora à frente, e as mulheres já estão em maioria! Se o tempo está mau, de inverno, num pavilhão. Com bom tempo, ao ar livre.
    Em Maio, Aurora Cunha está na organização da "Corrida da Mulher". Em 2008, foram 16.000 as participantes!
    Esta campeã e recordista do mundo, em atletismo, é agora uma campeã do desporto renovador de mentalidades e de novas formas de viver e de conviver.
    Sempre tive a maior admiração por ela, como atleta e como pessoa. Sou sua "fã". É corajosa e frontal, diz o que tem a dizer, lutando pelos seus ideais e contra tantas injustiças e discriminações, que subsistem. Com ela, não há meias palavras. É a verdade, por inteiro!
    É com muita expectativa que espero o seu testemunho!

    ResponderEliminar
  2. on behalf of Dr. António Pacheco

    Que deste congresso saiam conclusões sobre media no universo das mulheres migrantes

    A preparação do programa do Congresso levou a Associação da Mulher Migrante a ProDignitate a estabelecer diversos contactos com as comunidades, no ambito dos "Encontros para a Cidadania". Ainda a semana passada pude acompanhar a drª Manuela Aguiar a New Bedford, Universidade de Massachusets e também a diversos media portugueses locais (rádio Globo, nomeadamente). No "Encontro para a Cidadania" na Universidade de Massachusets abordou-se sobretudo a questão da imagem da mulher migrante na media e da mulher migrante como participante na media da comunidade. Foi um encontro muito gratificante. Surgiram ideias muito construtivas e que julgo falarei delas no encontro de Espinho:
    - a criação de um observatório, por exemplo numa universidade, que a acompanhe as manifestações de preconceito contra populações migrantes de língua portuguesa;
    - a criação de um centro de formação de jornalistas que se ocupem dos problemas das migrações.
    Devo dizer que eu próprio devo, brevemente, ir à Guiné Bissau, preparando para as radios locais uma série de programas com enfoque na questão da emigração: os aliciantes, riscos, as defesas, os direitos, vantagens desvantagens, o que se deve saber. Espero poder depois partilhar convosco as experiencias adquiridas neste campo.

    Antonio Pacheco

    ResponderEliminar