sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CONSELHEIRO ANTÓNIO ANTUNES CANAS ASSOCIAÇÃO DA MULHER MIGRANTE PORTUGUESA DE ARGENTINA


Por:
António Antunes Canas
Conselheiro das Comunidades Portuguesas







A Associação da Mulher Migrante Portuguesa de Argentina (AMM) é uma organização sem fins lucrativos. Tem como principal objectivo apoiar a comunidade portuguesa designadamente com alimentação, vestuário, medicamentos, pequenas reparações na habitação, entre outras despesas de pequeno montante, mas que se revelem essenciais para melhorar as condições de vida dos portugueses residentes na argentina.
Desde o início –a 10 anos- e até ao presente dia, o seu principal objectivo tem consistido na ajuda social permanente e contínua aos nossos compatriotas
É uma Associação conhecida e reconhecida pela Comunidade Portuguesa na Argentina, pelo Conselho das Comunidades Portuguesas e pelo movimento associativo. As Associações Portuguesas colaboram com a cedência gratuita das suas instalações possibilitando-lhe desenvolver algumas actividades.
Zona geográfica:
Desenvolve a sua actividade em varias províncias da Argentina, com particular incidência na zona de Buenos Aires e Grande Buenos Aires, locais onde vive o maior número de portugueses.
Metodologia:
Detectada a carência, as voluntárias da Associação deslocam-se ao local de residência dos nacionais e avaliam a situação actual dos mesmos. Os problemas mais prementes são resolvidos de forma imediata através de atribuição de medicamentos e produtos alimentares. As situações especiais são sempre avaliadas pela comissão directiva, determinando o procedimento a adoptar.
Situações Especiais:
1. Compra de próteses e medicamentos de montante elevado receitados em doenças terminais;
2. Pagamento de lares a cidadãos que não possam viver sós;
3. Melhorar o nível de vida de pessoas com incapacidades, mediante a compra de produtos ortopédicos, cadeiras de rodas e pagamento de programas de reabilitação;
4. Pagamento de despesas de funeral, em casos especiais;
5. Pagamento de honorários a profissionais que assistam as pessoas com dificuldades, como enfermeiros, acompanhantes terapêuticos, etc.
Tipos de ajuda:
O tipo de apoio depende sempre da situação de cada cidadão.
As ajudas mais usuais consistem na alimentação, nos medicamentos, no vestuário e no pagamento dos serviços essenciais como gás e electricidade (periodicidade mensal). No entanto também prestam ajudas menos comuns, nomeadamente reparações urgentes de habitações, assistência em doenças graves que dependem de um tratamento específico urgente,…
E por fim, e não menos importante, efectuam visitas com o objectivo de apoiar emocionalmente cidadãos que vivem sós.

A Associação promove a sua actividade de apoio social em beneficio de a todos os grupos etários, sendo no entanto a grande maioria pessoas idosas, que se encontram em situação de manifesta carência de meios de subsistência e que não possuem familiares que os possam ajudar economicamente.


Outras áreas:
Na área cultural a AMM tem vindo a desenvolver e pretende ampliar, dentro das suas possibilidades, os seguintes programas:

Ø Comemoração do Dia Internacional da Mulher;
Ø Comemoração do Dia da Criança;
Ø Comemoração do Dia do Emigrante;
Ø Realização de certames e seminários culturais;
Ø Concretizar o projecto da publicação de um livro.
Prémios:
Ø O Ministério dos Negócios Estrangeiros atribuiu-lhe no ano 2003 a PLAQUETA DE MÉRITO, pela sua acção relevante em prol da Comunidade Portuguesa de Argentina.
Ø O ano passado foi finalista dos PREMIOS TALENTO 2007, no rubro associativismo.

Participações:
Ano de 2003: a associação esteve representada no Seminário da Associação da Mulher Migrante, realizado em Portugal.
Ano de 2004: participou em Setúbal do Colóquio: Promotores Sociais, organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Ano de 2005: esteve presente no Seminário organizado pela Associação Mulher Migrante.
Ano de 2006: foi anfitriã do Seminário Encontros para a Cidadania, que se desarrolho em Buenos Aires, organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e outras organizações não governamentais.
Ano de 2009: está previsto participar no Encontro de Espinho, organizado pela Associação Mulher Migrante, de 6 a 8 de Março. A AMM de Argentina estará representada pela Senhora presidenta: Maria Violante Martins.



1 comentário:

  1. Acompanhei a "Mulher Migrante Portuguesa" da Argentina desde os seus primeiros passos e considero-a exemplar.
    É a prova de que, em todas as comunidades, há muito a fazer e uma nova associação pode, se compreender onde existem as necessidades de acção, não entrar em concorrência com as demais, não ser apenas "mais uma", e servir, mesmo, de plataforma de união entre grandes instituições pré-existentes.
    Neste caso, o óbvio sucesso e a espantosa eficácia de uma iniciativa recente, numa comunidade antiga e bem organizada, a meu ver, explica-se por duas ordens de razões:
    em primeiro lugar, por ter feito apelo a participantes mulheres - muitas das quais até estavam dentro das instituições tradicionais, onde os maridos eram dirigentes, mas, de certa forma marginalizadas por factores de ordem cultural, em estruturas marcadamente masculinas, que as impediam de dar tudo o que sabiam e podiam dar. Não porque houvesse esse propósito, mas porque, em boa verdade, na sua maioria, nem mulheres nem homens reconheciam o potencial que elas representavam...
    E, por outro lado, pelo facto de se terem orientado para o apoio social aos mais desprotegidos, uma área onde havia falta de assistência, que se acentuou, mais e mais, quando o País atrvessou uma gravíssima situação de instabilidade e de empobrecimento generalizado.
    Foi o gesto certo, no momento certo...

    ResponderEliminar