segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Mulher e os Media New Bedf Montreal - informação sobre o projecto

A Mulher e os media é um dos temas a tratar no Encontro de Espinho.
O debate a haver neste Encontro foi antecedido por um colóquio, realizado na Universidade de Massachussets-Dartmouth, e será seguido de outros, previstos para Montreal e Toronto.

4 comentários:

  1. Sobre as Mulheres Migrantes e a Media, realizou-se, a 18 de Fevereiro, em New Bedford, um seminario organizado pela Consul de Portugal, Dra Fernanda Coelho e pela Dra Gloria Sa da Universidade de Massachussets.
    Um sucesso!
    Participamos o Dr. Antonio Pacheco e eu, respectivamente, da Fundacao Pro Dignitate e da Associacao Mulher Migrante.
    Vamos, em brev e, dar noticia do debate, e da sua relevancia para a discussao do tema no proximo Encontro de Espinho.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o programa do seminario de New Bedford, uma proposta das instituiçoes referidas, patrocinada pela SECP, e organizada pela Prof. Gloria de Sa (UMD Ferreira-Mendes Portuguese-American Archives e pelo Prof. Franck F. Sousa (UDM Center for Portuguese Studies and Culture) e por Gina Reis, do mesmo Centro de Estudos, na qualidade de "associate coordinator".
    "Sponsors":
    O consulado de Portugal, o Centro de Estudo Portugueses, Os Arquivos Luso Americanos Ferreira- Mendes, e o Programa de Estudos sobre as Mulheres ("The Women Studies Program").
    A abertura foi feita por Franck Sousa, pela Consul de Portugal e por Gloria de Sa.
    Falei sobre "A imagem da Mulher na Media", e o Dr. Antonio Pacheco sobre "A Media e os problemas da comunidade: o ponto de vista da media em Portugal e as comunidades de imigrantes portugueses".
    A breves introduçoes aos temas seguiram-se horas de debate, muito participado - o que, na minha experiencia destas coisas, poucas vezes vi acontecer...
    Durante a pausa para almoço, tivemos connosco a Reitora desta Universidade ( pela primeira vez, na sua historia, uma Mulher).
    Visitamos, de seguida, o espaço dos "Arquivos Ferreira-Mendes" - tao recentes que ainda nem foram inaugurados oficialmente!
    Uma grande obra, de uma enorme importancia para a nossa comunidade, para o seu conhecimento e reconhecimento.

    Estou ainda nos EUA e, por isso, escrevo sem acentos, que nao encontro no teclado americano... Sorry!

    ResponderEliminar
  3. Muito interesante uma intervençao da Consul Dra. Fernanda Coelho, a salientar uma certa "cultura europeia de trabalho feminino", que as Portuguesas trouxeram para esta area de Massachussets, dando as americanas um exemplo de compatibilizaçao entre a profissao e a maternidade - altura para eu lembrar a vontade expressa pelo legislador nacional, em diplomas recentes, de encorajar, tambem, os homens a assumirem a "paternidade", nomeadamente, atraves de licenças para se ocuparem dos filhos recem-nascidos.
    De resto, a nossa Consul, ela mesma, da um exemplo a seguir, na forma como se relaciona com a comunidade.
    Parece-me que nunca tinha ouvido uma diplomata dizer que se "sente emigrante"!
    Isso aconteceu durante uma entrevista de radio, que demos, "a tres", no dia seguinte ao do seminario (a Dra. Fernanda, o Antonio Pacheco e eu).
    Nesse dia, visitamos, igualmente, o jornal "Portuguese Times". Trata-se de um dos melhores periodicos da nossa diaspora, e a visita permitiu-me rever bons amigos, de muitos anos.
    Vim a ler a ultima ediçao, na viagem de comboio, no "Acela Express" para Newark. Excelente e duravel leitura, com alguns textos de nomes celebres, como Mayonne Dias e Onesimo.
    Na coluna do leitor, artigos bem construidos sobre uma questao que, pelo visto, apaixona os emigrantes: a forma de voto, presencial ou por correspondencia. E pendendo, a cem por cento para esta ultima...
    Porem, sobre a vida e realizaçoes das mulheres, nao encontramos nada de especial - como, em regra, acontece com a imprensa portuguesa, em geral, dentro e fora de fronteiras.
    Essa tinha sido uma das observaçoes feitas no seminario da Universidade de Dartmouth - Massachussets.
    Assim parece ser, apesar de, como ai concluimos, serem muitas e cada vez mais as mulheres presentes nos meios de comunicaçao, em diversas qualidades, directoras, redactoras, articulistas, etc.,etc...

    ResponderEliminar
  4. Esta iniciativa, que esteve ameaçada, e so veio a realizar-se, graças a prontidao de resposta e empenhamento da nossa consul e a extraordinaria capacidade de organizaçao dos professores portugueses de Dartmouth, vai possivelmente, revelar-se como uma das mais fecundas, de todas aquelas em que temos estado envolvidos, a partir dos "Encontros para a Cidadania".
    O tema dos estudos sobre a mulher portuguesa na emigracao tem sido pouco cuidado, pelas nossas autoridades, assim como pelas proprias comunidades. E ha, sobretudo em paises como os EUA, um enorme interesse pela materia, que contrasta com a subvalorizaçao que continua a sofrer em Portugal. Em Dartmouth, fomos, de imediato, convidados a voltar, com novas iniciativas!
    E falou-se tambem muito de investigaçao no dominio das historias de vida ' outro dos grandes temas do nosso Enconto.

    ResponderEliminar