quarta-feira, 1 de janeiro de 2014


Para ti, Maria

(Poema de homenagem a Maria Archer)

 

 

Conta-me a tua história de menina

Com dedos de piano,

Desata os teus laços de cetim

E corre, corre sem desengano.

Estreita as cores ateadas

Nas tuas saias rodadas,

Acereja a tua boca,

Com aquele tom carmim.

 

Ai se eu cresço, quando cresço?

Tudo depende de mim.

Nada me serve de estorvo.

Nem o sítio, nem o espaço,

Nem o canto longe do meu quarto.

Nem a distância ou o mar,

Nem o diferente luar.

E que nem me adiem a paixão,

Ou a força de lutar

Por esta esquina de pão.

 

Nunca fui mais que um avesso.

Mesmo assim, insisto em inverter

O uso fácil de mim.

Enceno então uma calma,

Ou visto uma alma qualquer.

Porque todos podem ser diferentes,

Eu não, que sou mulher! 

 

 

 

 

 

 

 

 

Helena Rocha Ferreira, Poema de Homenagem a Maria Archer

Espinho, 2 setembro 2012

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário