sábado, 15 de setembro de 2018

NOVOS ASSOCIADOS DA AMM









João Miguel Aguiar | Sociólogo, Investigador e Jornalista de Ciência 

Licenciado em Sociologia e Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Doutorado em Media Digitais pela Faculdade de Engenharia Universidade do Porto e pela Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade do Texas, em Austin (na Universidade do Porto o programa doutoral envolve igualmente as Faculdades de Letras, Ciências, Economia e Belas Artes). Foi investigador bolseiro do Programa UT Austin | Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Colaborou, em 2012, como investigador, no projeto “Relational Quality, Digital Immersion and Social Welfare”, uma parceria com a Universidade de Sevilha. Projeto inserido na “Rede ObLID”, uma comunidade ibérica formada por investigadores e agentes locais vocacionada para a promoção da literacia e inclusão digital no âmbito municipal.
De 2012 a 2014 foi responsável pela produção de conteúdos multimédia no âmbito do projeto de comunicação de ciência “Ciência 2.0”, projeto desenvolvido na Universidade do Porto que visa promover um maior diálogo entre a ciência e a sociedade.
Foi coordenador da comissão organizadora do "1st Meeting on Digital Media Research Methods (DiMe 2013)", realizado na FEUP em 24 de Maio de 2013.
Em 2014, participou no processo de acreditação da Universidade do Porto ao EUROSTAT.
Exerce atualmente as funções de investigador no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito do projeto “Harmed - O abuso de idosos: determinantes sociais, económicas e de saúde – uma parceria com o Instituto de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (ISPUP), que tem como finalidade avaliar a incidência do abuso de idosos na cidade do Porto e identificar os fatores de risco de exposição a comportamentos abusivos.
É membro da “Rede ObLID”, uma rede de investigação e intervenção para a Literacia e a Inclusão Digital que agrega uma comunidade de agentes coletivos e individuais e está vocacionada para a Investigação e a Intervenção no domínio da Cidadania e Participação Digital. Sediada na Universidade Aberta-LE@D, a Rede ObLID é também dinamizada por investigadores da Universidade de Deusto (Espanha) e conta com a participação de Municípios, Comunidades Intermunicipais, Associações, ONG´s, e outras organizações que intervêm neste campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário