sábado, 15 de setembro de 2018

CV NOVOS ASSOCIADOS JOÃO MIGUEL AGUIAR

Foto Exposição Espinho.jpg

Curriculum Vitae
João Miguel Barros Aguiar Pereira

Áreas de interesse: Processos Sociais; Sociologia da Comunicação; Ciência Política; Metodologias de Investigação; Investigação em Media Digitais; Processos de Exclusão/Inclusão Digital; Uso Cívico e Político dos Media Digitais; e-Government; e-Society; Literacia Digital; Estatística; Análise de dados qualitativos e quantitativos, Indicadores Compostos.

Formação académica e Profissional
Data (s): 2012 até 2018
Concluiu o Programa Doutoral em Media Digitais da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade do Texas em Austin.
O processo de investigação desenvolvido no âmbito do doutoramento em media digitais centrou-se na análise estatística dos micro-dados em torno das clivagens digitais e da participação cívica e politica on-line na União Europeia, nomeadamente ao nível do acesso, da usabilidade e da experiência de utilização dos media digitais (dados disponibilizados pelo Eurostat no âmbito do Eurostat's Community survey on ICT usage in Households and by Individuals).
Tese (dissertação) título: Clivagens Digitais e a Participação Cívica e Política: Que tipo de cidadania para o século XXI? (Aprovado por unanimidade – Muito bom)
Data (s): 2013
Em 2013 foi concedida uma bolsa de doutoramento (BD) através do Programa UT - Austin | Portugal (Media Digitais), apoiada pela FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/52327/2013).
Em 2013 frequentou e concluiu o curso de formação de formadores “Mendeley – Uma forma diferente de gerir referências bibliográficas”, organizado pela FPCEUP/ESTSPIPP, realizado em 26 de outubro de 2013 na faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Membro da Comissão Organizadora do “1st Meeting on Digital Media Research Methods (DiMe 2013)”, em 24 de maio na FEUP (http://utaustinportugal.org/news/dime_2013), com a função de coordenação.

Data (s): 2010 a 2012
Mestrado em Ciências da Comunicação - Major em Comunicação Política - Investigação e Dissertação, com a nota final de dezassete valores (em 20), correspondente ao grau A na escala de classificação europeia, na Faculdade de Letras, Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Economia e Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto.
Tese (dissertação) título: O Facebook e a Comunicação Política: dos Usos e Gratificações à Análise de Redes. (18 valores, em 20)
Data (s): 2007 a 2010
Licenciatura em Sociologia com a nota final de catorze valores (em 20), correspondente ao grau B na escala de classificação europeia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Experiência profissional e projetos de investigação:
Data: 2018 até à data
Função ou cargo ocupado: Investigador bolseiro
Principais atividades e responsabilidades: Desenvolve trabalho relacionado com os objetivos do projeto de investigação; organização e participação em conferências, seminários e reuniões de projetos; pesquisa bibliográfica; Processamento e análise estatística dos dados produzidos durante o projeto.
Nome e endereço: HARMED - Socio-economic and health determinants of elder abuse’ (PTDC/IVC-SOC/6782/2014), em curso no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. FLUP I&D| Polo PINC - Rua dos Bragas, 223 - 4050-123 Porto, Portugal.
Data: 2014 até 2018
Função ou cargo ocupado: Investigador (PhD Candidate)
Principais atividades e responsabilidades: Desenvolveu trabalho relacionado com os objetivos do projeto de investigação; organização e participação em conferências, seminários e reuniões de projetos; pesquisa bibliográfica; Processamento e análise estatística dos dados produzidos durante o projeto.
Nome e endereço: The Center for Research in Communication, Information and Digital Culture (CIC.Digital); Universidade Nova de Lisboa, Av. de Berna, 26-C. 1069-061 Lisboa – Portugal;
International Collaboratory for Emerging Technologies, CoLab | Praça Coronel Pacheco, 8, 4050-453 Porto;
CETAC.MEDIA - Research Centre for Communication Technologies and Sciences | Universidade do Porto | Praça Coronel Pacheco, 8, 4050-453 Porto
Data: 2014
Função ou cargo ocupado: sociólogo e investigador
Principais atividades e responsabilidades: participação no processo de acreditação da Universidade do Porto para o reconhecimento pelo Eurostat como entidade de investigação (Formulário de candidatura para entidades de investigação, Outubro de 2014)
Data: 2013
Função ou cargo ocupado: Sociólogo, Investigador em Media Digitais
Atividades e responsabilidades principais: Desenvolveu a investigação necessária para os propósitos do projeto; Organização e participação em reuniões de projetos; Pesquisa bibliográfica; Processamento e análise de dados produzidos durante o projeto; Responsável por entrevistas e inquéritos; Colaborou em conferências e relatórios
Nome e morada do projecto de investigação: 2012 - Relational Quality, Digital Immersion and Social Welfare – em parceria com a Universidade de Sevilha. Rede Ibérica de Observatórios Municipais para a Inclusão e Literacia Digital | Praça Coronel Pacheco, 8, 4050-453 Porto
A Rede de Observatórios Municipais de Literacia e de Inclusão Digital (ObLID) é um projeto nascido da parceria entre o CETAC.media (Universidade do Porto), a Universidade Aberta (Unidade de Missão para os Centros de Aprendizagem Local) e os Municípios de Resende e Amarante.
A rede ObLID é dedicada à análise da realidade tecnológica e educacional, bem como na promoção das competências e da inclusão digital, ao nível municipal. (www.contemcom.org).
Investigadores principais: José Azevedo (CETAC.media/Universidade do Porto) e Luísa Aires (Universidade Aberta)
Data(s): de 2012 a 2014
Função ou cargo ocupado: Sociólogo e Jornalista de Ciência
Responsável pela produção de conteúdos multimédia para o projeto de divulgação científica Ciência 2.0
Atividades e principais responsabilidades: Planeamento e organização de conteúdos multimédia; Investigação, desenvolvimento e produção de conteúdos digitais; Análise de dados e produção de guiões para documentários científicos; Assistência e organização de reuniões do projetos; Processamento e análise de entrevistas; Participação em conferências; Apoio ao site do projeto.
Nome e endereço do projecto: Ciência 2.0 – Universidade do Porto | Praça Coronel Pacheco, 15 – 4050-453 Porto
O Ciência 2.0 é um projeto de comunicação científica desenvolvido na Universidade do Porto, que visa promover um maior debate entre a ciência e a sociedade, abrindo ao público a oportunidade de participar e promover conteúdos científicos (http://www.ciencia20.up.pt/). Um projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através dos programas QREN e COMPETE e por fundos nacionais da Ciência Viva.
Publicações e Apresentações 
Publicações:
Aguiar, João M. & Pereira, Paula C. (2011). “Desigualdade de género no trabalho: Portugal e a União Europeia”, in: Actas do Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas na Diáspora: história, memória, devir”, Maia, 24 a 26 de Novembro de 2011, Mulher Migrante, Lisboa, pp. 85-89.
Aguiar, João M. & Silva, Luciana C. (2011). “Análise comparativa da cobertura jornalística dos discursos presidenciais dos dois últimos presidentes da República Portuguesa”, in: Actas do 7th SOPCOM Digital Media and Creative Industries | Effects and Challenges of Globalization, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Porto, 15 a 17 de Dezembro de 2011, VII Congresso SOPCOM, pp. 14-15.
Pereira, J. M. B. A. (2012). O Facebook e a Comunicação Política: dos usos e gratificações à análise de redes sociais. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto.
Azevedo, J., Ramos, S. & Neves, S. [Guião]; Leitão, J.L. & Magro, S. [Realização] (2013). Uma Segunda Vida, Ciência 2.0 - Documentários – RTP (Coordenação Geral HOP - Henrique Oliveira). Lisboa, Portugal: © RTP2, Rádio e Televisão de Portugal.
Azevedo, J., Madalena, I., Aguiar, João M. & Neves, S. [Guião]; Leitão, J.L. & Magro, S. [Realização] (2013). Cérebro, Emoções e Fado, Ciência 2.0 - Documentários – RTP (Coordenação Geral HOP - Henrique Oliveira). Lisboa, Portugal: © RTP2, Rádio e Televisão de Portugal.
Azevedo, J. [Coordenação geral e guião]; Leitão, J.L. & Magro, S. [Realização] (2013). Minas e Mineiros de Portugal, Ciência 2.0 - Documentários – RTP (Coordenação Geral HOP - Henrique Oliveira). Lisboa, Portugal: © RTP2, Rádio e Televisão de Portugal.
Azevedo, J. [Direção de conteúdos] & Leitão, J.L. [Realização] (2014). Privacidade e Segurança na Internet, Ciência 2.0 – Debates (Coordenação Geral HOP - Henrique Oliveira). [On‐line], disponível em: https://www.ciencia20.up.pt/index.php?option=com_content&view=article&Itemid=&id=1275. Consultado: 2018 April, 18.
Aguiar, João M., Azevedo, J. & Campos, P. (2016). “The Digital Divide and Online Civic and Political Participation: Portugal | European Union”, in: Actas do IX Congresso Português de Sociologia - AT/ST [Globalização, Política e Cidadania], http://www.aps.pt/ix_congresso/, Universidade do Algarve, Faro, 6 a 8 de Julho de 2016.
Aguiar, João M., Azevedo, J., & Campos, P. (2016). The Digital Divide in Europe in the 21st Century: a new outlook, in: Actas do “IAMCR 2016 Conference of the International Association for Media and Communication Research” [Digital Divide Working Group], http://iamcr.org/leicester2016 | University of Leicester, Leicester, United Kingdom, 27 a 31 de Julho de 2016.
Aguiar, João M., Campos, P., & Azevedo, J. (2017). The Digital Divide in Europe in the 21st Century: a new methodological challenge for comparative social research, in: Proceedings of the 5th European User Conference for Eurostat micro-data, Organized by German Micro-data Lab, GESIS, in cooperation with Eurostat, http://www.gesis.org/unser-angebot/veranstaltungen/gesis-tagungen/european-user-conference-5/ | GESIS – Leibniz - Institut für Sozialwissenschaften, Mannheim, Alemanha, 2 a 3 de Março de 2017.
Dias, Isabel, Lopes, Alexandra; Lemos, Rute; Fraga, Sílvia; Costa, Diogo; Aguiar, J. M.. HARMED - Socio-economic and health determinants of elder abuse: the case of older women, in: Proceedings of the 9th European Society on Family Relations (ESFR) congress “Families through the lens of diversity” https://www.fpce.up.pt/esfr2018/about.html | the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto, September 5th to September 8th, 2018.
Aguiar, João M.; Azevedo, J. & Campos, P. (2018). Digital divide: new methodological approaches for comparative social research between countries [Working Paper]. Digital Culture & Society, Vol. 5, Issue 1/2019 [full paper accepted].

Apresentações:
Desigualdade de género no trabalho: Portugal e a União Europeia – Apresentação efetuada no “Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas na Diáspora: história, memória, devir”, Cidade da Maia, 25 de Novembro de 2011.
Análise comparativa da cobertura jornalística dos discursos presidenciais dos dois últimos presidentes da República Portuguesa – Apresentação efetuada no “VII Congress of SOPCOM, GT – Communication and Politics”, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Porto, 16 de Dezembro de 2011.
Digital Divide and Online Political Engagement: What Kind of Citizenship for the 21st Century? Apresentação efetuada no “2nd Meeting on Digital Media Research Methods” (DiMe 2014) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 5 de Dezembro de 2014 (http://utaustinportugal.org/news/2nd_meeting_on_digital_media_research_methods_dime_2014).
The Digital Divide and Online Civic and Political Participation: Portugal | European Union – Apresentação efetuada no “IX Congresso Português de Sociologia - Portugal, Território de Territórios” [AT/ST Globalização, política e cidadania], http://www.aps.pt/ix_congresso/, na Universidade do Algarve, Faro, 7 de Julho de 2016.
The Digital Divide in Europe in the 21st Century: a new outlook – Apresentação efectuada no “IAMCR 2016 Conference of the International Association for Media and Communication Research” [Digital Divide Working Group], http://iamcr.org/leicester2016, na University of Leicester, Leicester, United Kingdom, 30 de Julho de 2016.
The Digital Divide in Europe in the 21st Century: Portugal vs European Union – Apresentação efetuada no âmbito do Seminário de Cultura de Convergência dos Mass Media [Deca – UA Communication and Art Department], https://www.ua.pt/deca/, na Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, 4 de November, 2016.
The Digital Divide in Europe in the 21st Century: a new methodological challenge for comparative social research – Apresentação efectuada no 5th European User Conference for Eurostat micro-data, Organized by German Micro-data Lab, GESIS, in cooperation with Eurostat, http://www.gesis.org/unser-angebot/veranstaltungen/gesis-tagungen/european-user-conference-5/, no GESIS – Leibniz - Institut für Sozialwissenschaften, Mannheim, Alemanha, 3 de Março de 2017.
Clivagens Digitais e a Participação Cívica e Política: Portugal vs União Europeia – Apresentação efectuada no âmbito do seminário Culturas de Convergência nos Media do Curso de Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais – FLUP e DECA (Departamento de Comunicação e Arte) | Universidade do Porto e Universidade de Aveiro, Porto, 19 de Janeiro de 2018.
HARMED - Socio-economic and health determinants of elder abuse: the case of older women – Apresentação efetuada no “9th European Society on Family Relations (ESFR) congress: Families through the lens of diversity” https://www.fpce.up.pt/esfr2018/about.html | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, de 5 de Setembro a 8 de Setembro, 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário