domingo, 23 de novembro de 2014

ASAS Argentina 2014-2015


 O projecto da criação de uma "Academia Sénior de Artes e Saberes", destinado ao convívio das participantes e à partilha das suas experiências e conhecimentos, num ambiente de alegria e de companheirismo, começou com a iniciativa da Sra Dona. María Violante Martins, da Sra.Dona  María Fernanda da Silva,  e da Sra. Dona María Josefina Mac namara..
A primeira preocupação de ordem prática era encontrar boas instalações, que facilitassem a frequência dos cursos, tanto por portuguesas como por argentinas e outras nacionalidades, pois uma das finalidades era esta aproximação de umas e outras, para  divulgar as tradições e bordados típicos de Portugal.Era uma área em que havia especialistas para ensinar a técnica do Bordado de Arraiolos,  esta técnica milenária dos nossos antepassados, implementando-a de diferentes maneiras, em tapetes, quadros, e diferentes aplicações. O local escolhido foi o "Centro Sinceridade" de Villa Elsia, que acolheu, com grande simpatia, as classes da nova Academia no seu belo salão.
O grupo foi crescendo, cada aluna ia espalhando a informação sobre aqueles trabalhos colectivos, que tinham um efeito terapêutico, permitindo fazer coisas úteis e bonitas, no meio de risos e conversas, criando laços de amizade..
 A iniciativa foi um êxito, não só devido à grande quantidade de pessoas que se inscreveram  ao longo do ano  2013 de também devido à diversificação de trabalhos manuais . Telar, Crochet, e Ponto Cruz. - como aos talentos que se iam descobrindo, ao entusiasmo que a todas contagiava - o dia de trabalhos na Academia era esperado com ansiedade, com júbilo.
No Inicio eram 21 alunas, no final 50.
No encerramento do 1º ano de funcionamento da Academia , tivemos a visita da Dr.ª. Maria Manuela Aguiar, da Dr ª Beatriz Rocha Trindade, e da Dr.ª. Maria da Graça Guedes.
As alunas esperavam-nas com muita alegria, enchendo o salão, num ambiente caloroso e festivo. Foi servido um chá, em mesas redondas muito bem decoradas,  que foram o palco da grande reunião de alunas e professoras e pessoal com a  Presidente, Vice Presidente e muitas Senhoras da Comissão Diretiva da Associação Mulher Migrante Portuguesa da Argentina e das visitantes vindas de Portugal. Todas puderam apreciar os trabalhos realizados durante esse ano na grande exposição que ocupava a entrada do salão. Foi uma tarde inesquecível de convívio,  de emoção pelas palavras da Dra. Manuela de Aguiar , feliz por ver este Projecto de pé, e por conhecer as verdadeiras protagonistas desta experiência inédita na comunidade portuguesa, humanamente tão gratificante  e que culminou numa mostra.tão reveladora de perícia e da arte feminina.
Todas estas Alunas foram homenageadas no dia de aniversário da nossa Associação no ano 2013, e receberam um Diploma que as acredita como conhecedoras da técnica dos Arraiolos
Este ano de 2014, no final deste mês, fecham as Classes da Academia e serão acreditadas aquelas participantes que poderão ensinar esta técnica. Pela segunda vez, se realizará uma mostra dos trabalhos anuais, para a qual serão convidadas as Autoridades e na qual estarão  presentes as dirigentes da Associação da Mulher Migrante para fazer entregue dos Diplomas e para as felicitar ,..
 Assim se encerra um ciclo de  ensino, que promete continuar como um exemplo para outras comunidades, de outros países.

Sem comentários:

Enviar um comentário