quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Humberta Araújo AMM Ontário

Associação Mulher Migrante Ontario (AMMO)
Toronto, Ontario


                                                                                                               Toronto 13 de Dezembro, 2018
Cara Arcelina Santiago
Presidente AMM,
Na sequência do nosso encontro em Toronto no dia 31 de outubro de 2018, reunimos no passado dia  11 de Dezembro, na Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto, para estudarmos os estatutos da AMM, e iniciarmos  os trabalhos da organização na província do Ontário.
Nesta reunião estiveram presentes eu própria,  Manuela Marujo, Idalina da Silva, Felicidade Rodrigues, Luciana Graça e Ilda Januário. Neste encontro e após análise dos estatutos nacionais, foi decidido formarmos um Conselho de Representantes da Associação, tal como se prevê nos Estatutos da Associação Mulher Migrante, e por sugestão da presidente Arcelina Santiago.
Achamos ser esta a via mais apropriada para o organismo em Toronto, uma vez que temos dentro da comunidade luso canadiana no Ontário especificidades próprias, que cabem bem dentro de um Conselho de Representantes, que chamamos, muito a propósito a AMMO, a Associação Mulher Migrante – Ontário.
A posição de Secretária Geral do Conselho foi posta à consideração das presentes. Eu ofereci-me para desempenhar o cargo durante um ano, decisão que foi aceite. Esta nomeação será revista anualment, e a voluntária a desempenhar as funções, pode ou não continuar no cargo. Ficou igualmente decidido que a direção do Conselho será composta  até 10 associadas, que serão na sua totalidade do sexo feminino. Todavia, a organização está aberta a associados de ambos os sexos, que terão liberdade de propor e participar ativamente nas nossas atividades.
Nesta fase de arranque, a AMMO reunirá uma vez por mês, na Galeria dos Pioneiros Portugueses. As quotas ficaram fixadas em $25 dólares, montante a ser revisto anualmente.  Em termos de programação de ações da AMMO, cada membro do conselho, só ou em colaboração com outras associadas, apresentará um programa a desenvolver no âmbito dos princípios da AMM, que tenha em conta áreas de interesse e ‘expertise’ de cada membro. Dentro desta ótica, e tendo em conta as associadas presentes, arrancarão em 2019 as seguintes atividades.
Idalina Silva: Levantamento para base de dados no âmbito das artes visuais, que comporta artistas luso canadianas, que dentro das várias disciplinas visuais, têm marcado o ambiente artístico no Canadá;
Ilda Januário: Revisão e publicação de um manuscrito de uma mulher, vítima de violência doméstica, e cliente de uma associação de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, “ABRIGO”.
Manuela Marujo e Luciana Graça: Levantamento para base de dados de publicações de obras literárias de mulheres luso canadianas, assim como teses e trabalhos científicos.
Felicidade Rodrigues: Mulheres e as Questões da Cidadania – sensibilização junto de organizações e escolas, (neste último caso com apoio da Luciana) para as questões da cidadania, participação cívica, direitos e deveres.
Humberta Araújo, coordenação de diversas atividades, apoio às colegas nas suas atividades sempre que necessário, blog, redes sociais, RP. A questão da criação de um blog e a sua manutenção, vai igualmente depender de alguma associada com conhecimento técnico no setor e apoio de todas as nossas associadas, com envio de informações sobre o andamento das suas atividades, fotos e outros, que façam deste espaço um espaço dinâmico e atualizado para ser partilhados pela AMM em qualquer parte do mundo. A periodicidade destas atualizações será decidida atempadamente.
Por questões práticas deve ser criado um email próprio, onde toda a informação relacionada com a AMMO e dirigida à secretaria geral, deverá fluir.  Proponho (a ser sancionada pela Google: ammo@gmail.com). A criação de um logo para a AMMO poderá ser feita através de um concurso que possa abranger as artistas lusocanadianas, algo a pensar e a organizar, (caso esteja interessada) pela Idalina Silva.
Aguardamos agora, a composição completa do nosso Conselho de Representantes, uma vez que nem todas as interessadas puderam estar presentes nesta primeira reunião, para um programa mais completo de atividades.
A AMMO, após ratificada pela presidente Arcelina Santiago, será apresentada ao Consulado em Toronto e oficializada pelo mesmo para ser enviado à Secretaria de Estado das Comunidades.
Em colaboração com as associadas Joaquina Pires (Montreal) e Manuela Marujo (Toronto), a AMMO em parceria com a Peach Gallery, organiza a exposição “Fios de Ternura”, que decorrerá dentro das atividades do Dia de Portugal, em junho de 2019 em Toronto.
No que diz respeito a Montreal, foi levantada a hipótese de ser igualmente criado para o Quebeque, um Conselho de Representantes, como decorre  no Ontário, caso haja interesse no mesmo por parte das associadas e simpatizantes naquela província.
Achamos igualmente importante realçar na documentação a entregar no Consulado algumas atividades que em 2018 foram organizadas em parceria com a AMM, entre elas:
Criação das Academias Seniores de Artes e Saberes (ASAS Toronto, 2008), na presença da Dra Manuela Aguiar durante um Congresso na Universidade de Toronto; Colóquio Vivências da Democracia na Diáspora 1974-2014, na Universidade de Toronto, com as presenças da Dra Rita Gomes e Manuela Aguiar; Simpósio intitulado “Mulheres da Diáspora Portuguesa em Movimento”( 2016), na Universidade de Toronto, com a presença da Dra Manuela Aguiar.

Humberta Araújo

Secretaria Geral, AMMO

Sem comentários:

Enviar um comentário