Título: O papel da mulher emigrante açoriana nos países de destino e a situação das mulheres idosas na diáspora
Os processos migratórios dos Açores conhecem séculos de existência. Se é bem verdade que, na maior parte das situações, tais vagas foram protagonizadas por homens, em situações muito concretas as mulheres partiram com as suas famílias e companheiros (ou aos mesmos se juntaram após um curto período de tempo), contribuindo para uma maior integração, qualidade de vida, desenvolvimento económico das ilhas e aumento das comunidades açorianas no estrangeiro.
Grande parte das mulheres que compuseram os grupos que deram corpo às últimas vagas migratórias para os EUA e Canadá encontram-se presentemente em idade avançada. A situação das mesmas e os desafios que enfrentam nos nossos dias, nos países de acolhimento, serão alvo de problematização na comunicação a apresentar.
CV
Prof. Doutora Maria da Graça Borges Castanho
Directora Regional das Comunidades do Governo dos Açores
Docente na Universidade dos Açores de Metodologia do Ensino do Português na perspectiva de língua materna, língua estrangeira e 2ª língua.
Detentora de um pós-doutoramento feito na Harvard University com uma investigação sobre o ensino do Português em Moçambique. Doutoramento na Universidade do Minho com uma tese sobre o Ensino do Português através do Currículo no 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Mestrado na Lesley University, Cambridge, Massachusetts, EUA, com uma dissertação sobre o Ensino do Português nos EUA e Licenciatura em Português - Inglês pela Universidade dos Açores.
Foi a primeira Coordenadora do Plano Nacional de Leitura em Portugal a convite do então ministro da Educação David Justino; foi Conselheira para o Ensino do Português nos EUA e Bermuda, exercendo funções na Embaixada de Portugal em Washington DC, EUA; e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Como docente da Universidade já orientou dezenas de teses de mestrado e doutoramento, coordenou grupos de trabalho para a criação de 2º ciclos de estudos em oito áreas diferentes do saber; foi directora do curso de educação básica; responsável por projectos pedagógicos internacionais e investigação nas comunidades e países lusófonos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário