quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CV MESTRE MARIA AIDA BAPTISTA

CV
Maria Aida Costa Baptista

É Licenciada em História (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), com uma Pós- Graduação em Estudos Europeus (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesa – Época Moderna (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

Aposentada desde Outubro de 2006, exerceu sempre a actividade docente durante toda a sua carreira profissional, tendo leccionado os vários níveis de ensino. Nos últimos anos de docência, desempenhou o cargo de Leitora de Língua e Cultura Portuguesas no Estrangeiro, ao serviço do ICALP e do Instituto Camões. Em 1989, cumpriu uma primeira missão de oito anos, na Universidade de Helsínquia, Finlândia, a que se seguiu uma segunda de cinco anos na Universidade de Toronto, Canadá, de 1998 a 2003. No ano lectivo de 2002-03, em parceria com a Professora Manuela Marujo, foi co-responsável pela organização do 1º Congresso “A Vez e a Voz da Mulher Imigrante Portuguesa”, no Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Toronto. De 2004 a 2006, dirigiu o Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões, em Benguela (Angola) e leccionou no Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela, Pólo da Universidade Agostinho Neto de Luanda.

Obras publicadas: Passaporte Inconformado, Edições Minerva Coimbra, 2004; Chão da Renúncia, Edições MinervaCoimbra, 2008; Entre Margens de Afectos (c/ Gabriela Silva), Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ponta Delgada, 2009; Passos de Nossos Avós (c/ Manuela Marujo), Ponta Delgada, Publiçor, 2010.

Colabora com alguns jornais e revistas, onde publica artigos ligados às questões
da e/imigração.

Sem comentários:

Enviar um comentário