quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Da Califórnia, escreve Edmundo Macedo

A LIZZY, A MINHA AMIGUINHA DE SAN DIEGO


















Quem é a Lizzy?
E a Mallery?

Conheci a Lizzy em San Diego, no passado Domingo 11 de Junho, quando por coincidência a selecção das cinco quinas se estreava no Mundial de futebol e acabaria por derrotar a sua congénere de Angola, iniciando assim excelente prestação na Alemanha.

Nesse Domingo inesquecível, com um tempo e sob um céu maravilhosos, havia alegria a rodos entre a Comunidade Portuguesa de San Diego, celebrando-se ali - por sua louvável intenção e inabalável vontade - a Festa da Santíssima Trindade e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Tudo muito bem planeado, alguma pompa e circunstância, multidão a exsudar felicidade, devoção e cristalino fervor patriótico.

Pensaram os organizadores - e pensaram bem - que indo jogar-se no dia da Festa um importantíssimo desafio de futebol em terra teutónica, opondo a selecção nacional a Angola, o melhor seria instalar no grandioso salão de festas do clube português uma televisão do tamanho mais descomunal que fosse possível encontrar, de forma a assegurar a presença do público e para que "se matassem três coelhos de uma cajadada" -- Festa da Santíssima Trindade, Dia de Portugal e, claro está, um excitante Portugal-Angola em futebol.

E assim foi. Logo pela manhã celebrou-se missa na acolhedora igreja de Santa Inês onde actua um coro que canta A Portuguesa divinalmente, como num sonho, com estridência penetrante e ao mesmo tempo suave, com a melodia impar de tentilhões, esse "cantador-rei", desafiando a invernia do galho mais alto do plátano nu.

É precisamente na igreja de Santa Inês que ao ouvir-se o nosso Hino, a adrenalina começa a correr nas veias tão aceleradamente que parece que o corpo fica como que incandescente, como que a arder, como que em brasa.

Logo após a missa formou-se a procissão, que saíu da igreja e foi até ao átrio da associação, percorrendo-se assim um curto e agradável trajecto em romagem de fé. Depois, às instalações do clube - de fachada sugestiva e de excelente interior, as mesas postas com gosto e tudo a sugerir extremo cuidado - iam chegando os convivas com apetite aguçado para o Portugal-Angola e para as tradicionais e sempre deliciosas sopas.

Foi então que chegou ao clube a minha nova amiguinha de San Diego, a Lizzy. A menina mais linda do mundo. Trazia um vestidinho bonito e simples, verde-marinho, cor dos seus olhos - que irradiam coragem, que difundem luz e esperança, que ensinam o que é bravura.

A Lizzy não vinha só. Acompanhava-a sua irmã Nazaré, mais velha uns anitos, além de algumas amigas. Trazia também, bem chegada a si, a Mallery, que ela segurava por uma trela diferente das trelas comuns e que no mundo dos canídeos ocupa um lugar único pois trata-se de uma cadelinha "golden retriever" especial, que tem olhar meigo e atento e que deitada aos pés da Lizzy parece indicar que está ali cumprindo função de grande responsabilidade, que está ali para olhar pela Lizzy!

E eu fiquei a olhar, emocionado, para a Lizzy, sentada e a dar-a-dar com as pernitas - que é o que fazem sentadas numa cadeira todas as crianças da sua idade.

E fiquei a observar os sinais da Mallery, protegendo a Lizzy incondicionalmente.

Não descansei enquanto não dei um beijinho à minha nova amiguinha de San Diego. E foi a sua mãe, Teri Simas, esposa do Ron Simas, pai da Lizzy, quem nos proporcionou o encontro. E eu e a Lizzy ficámos desde logo amigos. Amigos por toda a vida. Perguntei-lhe se a Mallery era a sua melhor amiga e a Lizzy, decididamente, disse-me logo que sim.

Mas eu não saberia contar a história da Lizzy com o rigor com que deve ser contada, pelo que insisto que seja a Amanda a fazê-lo. A Amanda é também uma amiga minha. Mora em San Diego e tal como a Lizzy é uma jovem Luso-Americana de muito valor. Muito interessada pela nossa Língua e Cultura vai a Portugal aperfeiçoar o seu já excelente Português sempre que pode. A Amanda é filha do casal Idalmiro e Filomena da Rosa, que por seu lado participam frequentemente na vida da Comunidade, ajudando-a a fortalecer.

Voltando à Lizzy - e antes de dar a palavra à Amanda - direi apenas que medalhas e condecorações deveriam não só distinguir quem as tem recebido como também todas as "Lizzy" do mundo.

Pela coragem que revelam perante a temível enfermidade.

Pela dignidade que exibem no seu confronto diário contra a deslealdade da própria vida.

Pela sua infinita beleza, que nenhum mal destruirá.

Nenhum mal destruirá a minha amiguinha Lizzy, pequenina heroína Luso-Americana de San Diego!

Edmundo Macedo

Junho de 2006




Perfeita Companheira

Por: Amanda Marie da Rosa

(Texto traduzido do Inglês pelo Professor Eduardo Mayone Dias)

Todos rezamos pedindo um milagre em tempos de necessidade e para uma menina portuguesa de nove anos este milagre chegou-lhe na forma de uma carinhosa cachorrinha. Em questão de duas semanas criou-se uma emocionante história que transformou a vida e a jornada de Lizzy Simas e da sua cachorrinha Mallery.

Lizzy Simas, filha de Teri e Ron Simas e rainha por uma semana em 2005 sofre de uma doença conhecida como Epilepsia Temporal Lobular que lhe tem causado imprevisíveis ataques e provocado dificuldade em regular a temperatura do seu corpo. Lizzy também sobreviveu a um derrame cerebral. Tem de igual modo uma doença óssea degenerativa chamada Perthex, que levou a numerosas intervenções cirúrgicas na anca esquerda, o que lhe torna difícil caminhar longas distâncias.

Com o auxílio e o apoio de Petco e de Milk Bone, fabricantes de artigos para animais de estimação, Lizzy e sua mãe, Teri, conseguiram a oportunidade de se deslocar a Alpharetta, no Estado americano da Geórgia, onde Lizzy frequentou por duas semanas sessões num centro que treina cães destinados a auxiliarem inválidos. Por meio desta oganização, denominada Canine Assistants, Lizzy adaptou-se a viver com uma cadelinha que iria ser a sua auxiliar! Neste Centro Lizzy pôde lidar e treinar-se com vários cães até encontrar o que fosse mais compatível com ela.

Ao cabo das duas semanas na Geórgia, ao determinarem-se as três melhores opções de experimentados peritos, Lizzy ajustou-se a uma linda cadelinha de raça "golden retriever" que dava pelo nome de Mallery. Mallery é fisicamente o mais pequeno dos animais de Canine Assistants, um dos seus nove irmãos e irmãs sendo treinados neste centro.

Lizzy e Mallery parecem ser o par ideal! Ambas exultaram de alegria quando o ajuste foi anunciado. Trabalhando com Lizzy, Mallery aprendeu ordens como "Vai buscar a mamã" e "Despacha-te", o que torna um pouco mais rápidas as idas de Mallery ao quarto de banho.

Mallery tem de andar sempre com Lizzy e estar sempre ao seu lado. Acompanha Lizzy no autocarro da escola, nas consultas com o médico e na igreja. Enquanto estiveram na Geórgia passaram umas noites juntas e andaram mesmo no carrossel. Apesar da tendência da Mallery a sentir tonturas, tudo correu bem.

Esta união resultou no mais positivo câmbio na vida de Lizzy.

The Perfect Companion

By Amanda Marie da Rosa

We all pray for miracles in times of need and for one Portuguese nine year-old, this miracle came to her in the form of a friendly pooch. In a matter of two weeks, a life-changing journey and heart-warming story was created with that of Lizzy Simas and her dog, Mallery.

Lizzy Simas, daughter of Teri and Ron Simas, and also a 2005 weekly queen, suffers from what is known as Temporal Lobe Epilepsy with which she has experienced unexpected seizures, has difficulty regulating her own body temperature, and has survived a stroke. She also has a degenerative bone disease called Perthes Disease with which she has had multiple surgeries on her left hip, making it very difficult for Lizzy to walk long distances.

With the support and sponsorship of pet supply manufacturers Petco and Milk-Bone, Lizzy and her mom Teri had the opportunity to travel to Alpharetta, Georgia where she attended a camp for two weeks of service dog training. Through this organization called Canine Assistants, Lizzy was to be matched with one dog that was going to become her very own service dog! At this camp, Lizzy was able to meet, greet, and train with different dogs to see which one she was most compatible with.

At the end of their two-week stay in Georgia, along with Lizzy's top three choices and with expert observations, Lizzy was matched with a beautiful golden retriever named Mallery. Mallery is physically the smallest of the dogs at Canine Assistants, and is one of her nine brothers and sisters that train there at the camp. Lizzy and Mallery seem to be the perfect match! They both beamed with contentment as the match was announced. In working with Lizzy, Mallery has learned commands such as "go get mom" and "better hurry" which was learned to make Mallery's trips to nature's calling a bit swifter.

Mallery must go everywhere with Lizzy and be with her at all times. She accompanies Lizzy on the school bus, on visits to the doctor and to church. While in Georgia, they spent a few nights together and even got to ride on the merry-go-round. Despite Mallery's tendency for motion sickness, all went well. The union has proved to be one that will most positively change Lizzy's life.


LIZZY e MALLERY

Sem comentários:

Enviar um comentário