sábado, 19 de setembro de 2009

O CONGRESSO E A BIBLIOTECA

A Associação Mulher Migrante vai já no seu segundo blogue - primeiro este, sobre o congresso, agora a "biblioteca"!
Excelente a idéia de colocar na NET, na vossa "BIBLIOTECA" as publicações, que vão sendo editadas em papel - porque estas se esgotam, ou são de difícil acesso a quem está longe, e o blogue serve todos, onde quer que estejam e por muitos que sejam, desde que saibam ler português...
Eu sou uma das leitoras atentas, admiradoras e obrigadas!
Também pertenço ao "grupo 60+" e gosto de ver as jovens da minha geração a criar blogues e a navegar na "blogosfera".
Conheço a Manuela Aguiar, das férias de verão em Espinho, há mais de meio século, e sei que ela resistiu por muitos e muitos anos à tentação do telemóvel e dos SMS e ao mundo de oportunidades da Internet, mas converteu-se subitamente às suas virtudes e virtualidades no final do verão de 2008.
Acompanhei de perto a sua "alfabetização" nestas matérias, a sua iniciação nestes misteriosos avanços da nosso tempo, que a gente nem percebe rigorosamente, mas utiliza muito bem, agradecendo o "milagre". Eu estava por perto e de princípio ainda partilhei a minha superior literacia com ela...
Um ou dois meses depois, ei-la a criar os blogues da Associação Mulher Migrante, para além dos seus, o blogguiar e o aguiaríssimo, que também frequento e recomendo.
Agora que está pouco mais ou menos reformada ( e talvez mesmo desiludida das políticas, mas não das migrações) acho que vai ser menos "a Manuela a voar" e mais "a Manuela a navegar".
Sempre imparável.
Muito a sério: PARABÉNS!

Rosa Maria Gayoso

2 comentários:

  1. Obrigada, Mestra, pelas tuas lições.
    Limitei-me a orientar a aprendizagem para este específico campo.
    A necessidade aguça o engenho.
    Quando o "Encontro Mundial" de Março 2009, na nossa terra adoptiva de Espinho, estava em risco, porque não havia verbas para as deslocações das participantes do estrangeiro - sem as quais o congresso não teria nada "mundial" - falei com a Rita Gomes e disse-lhe : "Vamos para a frente com um congresso online". E com um encontro lusófono, reunindo emigrantes regressados, imigrantes do Brasil e dos Palops, que temos cá dentro de portas, peritos e muita gente que, simplesmente, como tu e eu, se interessa por estas questões.
    E assim se fez.
    Só em finais de Outubro tivemos confirmação do apoio financeiro à vinda de cinco representantes dos "encontros para a cidadania".
    Foi óptimo para encerrar, como previsto, esse ciclo de Encontros, mas não o suficiente para adjectivar o encontro ou congresso de "mundial.
    Para uma professora de francês, educada em colégio de religiosas francófonas, termino com um: "Voilà"!
    Merci bien!

    ResponderEliminar
  2. Lapso meu: a confirmação foi dada em Fevereiro, meados de Fevereiro, e não Outubro.

    ResponderEliminar