quarta-feira, 15 de julho de 2009

INTERVENÇÃO DEPUTADO JOSÉ CESÁRIO Tópicos

M. Teresa AGUIAR

“1 Saudações a Manuela Aguiar, Amélia de Azevedo, Amândio, Rita Gomes e alfobre de jovens técnicos que trabalharam com ela.
2 Debate no momento adequado –há uma explosão de emigração, de que não se fala, já não por razões políticas, mas puramente económicas.
Muitos dos jovens, que estiveram aqui, vão conhecer os caminhos da emigração.
3 Emigração com características novas: gente mais qualificada, mais mulheres a partirem sozinhas – conheço casos concretos em Viseu – com ou sem os cursos tirados. Vão para vários países da Europa, também para os EUA e Canadá.
4 Novas formas de discriminação e de xenofobia, que não existiam na emigração do passado.
5 Desponta, hoje, nas comunidades, a nível dos jovens luso-descendentes, sobretudo nas comunidades transoceânicas, uma extraordinária apetência por tudo o que respeita a Portugal – à língua, à cultura. Grande diferença, em relação aos antigos emigrantes, que chegavam a ponto de terem vergonha de ser portugueses.
6 Alterou-se a problemática. O associativismo, aspecto central da vida das comunidades, já não é o mesmo. Mulheres contribuíram para a mudança.
7 Exemplos de assoc. feminino:
Argentina, Assoc. Mulher Migrante. Argentina, país dos menos conhecidos , dos que são pior tratados pelas estatísticas oficiais.
RAS, Liga da Mulher,ex. de vitalidade.
Suécia, experiência das mais interessantes. Pequeníssima comunidade com grande dinâmica. Acompanhei - a mais no passado.
8 Assoc. Jovem, com grande participação de mulheres.
A Manuela referiu o “Carrefour”. Um bom exemplo. Resistiu, quando muitos vaticinavam o seu fim. Mas aqui perto há um outro bom exemplo – em Estrasburgo, numa assoc. muito diferente do modelo tradicional.
9 Assoc. empresarial – forte participação de mulheres, e não só nas Câmaras de Comércio.
10 Assoc. político – ultrapassado o nosso défice tradicional de participação democrática. Muitas centenas de eleitos. Em França, a Civitas, dirigida por jovens e mulheres (lá, fruto da Lei da Paridade).
11 Universidades Seniores – impressionante a de Montreal, ligada à Paróquia de Santa Cruz, do Padre José Mª Cardoso

12 Termino com referência à sobrevivência das dinâmicas.
Sou defensor do mercado, de libertar as pessoas do estado. Mas, muitas iniciativas exigem o acompanhamento dos agentes do Estado. Não só políticos, também altos funcionários – ex. Drª Amélia Paiva, aqui presente, que destaco pela sua dedicação – leitores de português, dirigentes do Aicep…
È necessário enquadramento legislativo. Com alguns colegas apresentei projecto de lei sobre o assoc. das mulheres migrantes – incentivos do estado, promovendo acções, debates na comunicação social, apoio ao empreendedorismo, luta contra a violência de género.
Criar uma cultura de comunidades.”

Sem comentários:

Enviar um comentário