segunda-feira, 12 de novembro de 2018

ARCELINA SANTIAGO EM TORONTO


Arcelina Santiago <arcelinasantiago@gmail.com> escreveu no dia terça, 6/11/2018 à(s) 13:54:

Queridas amigas 
Volto a reiterar os meus agradecimentos por terem promovido o fantástico Encontro. 
Gostei muito daquele momento e reflecti  muito sobre ele . 
Confesso que ia muito expectante sobre cada uma de vós, por saber que eram pessoas fantásticas , muito dinâmicas e interventoras na sociedade Canadiana  e junto da comunidade  portuguesa . 
Tudo graças ao vosso  desempenho  profissional e reconhecimento social ! 
Conhecia a Ilda e a Manuela e agora fiquei mais rica por ter conhecido mais associadas. Todas  com um potencial  enorme! Trata-se , como  já mencionei, de um Grupo de mulheres  com muitas potencialidades, quer em temos académicos, quer em termos de trabalho no terreno. 

Como  gostei de ouvir o vosso conhecimento sobre  a comunidade portuguesa , as vossas preocupações, as vossas  interessantes propostas, projetos que já iniciaram ou que  desejam encetar.

Amigas, estão  reunidas todas as condições para serem, não meras associadas  da AMM em Portugal, mas  antes,  uma Delegação da AMM em Toronto . Podem constituir-se com autonomia para abraçar os projetos que vierem a decidir ser os mais pertinentes para a comunidade e, como  Delegação, poderão  apresentar-se às  entidades, quer  consular, quer Municipal , em nome da AMM.  Como falamos , deve ser constituída  uma Comissão  onde a coordenadora será a Manuela Marujo tal como concordou já na reta final da reunião( deveríamos ter tido mais  tempo, mas  não foi possível)  . Deverão ser  escolhidos os restantes membros dessa comissão . Tenho  a certeza que mesmo sendo mulheres muito  ocupadas todas as que estiveram presentes poderão fazer parte desse grupo de orientação e coordenação. 
Ventilaram muitas propostas que, depois  de organizadas em projetos, devidamente sustentados e com a indicação do líder de cada um, serão apresentados às entidades  competentes . 

Sobre as atividades  em Toronto, elas   integração o Plano geral da AMM . No final, será  feito um relatório  tal como acontece com as realizadas em Portugal ou noutro país. 
Agora, apresento  a sumula  das interessantes  propostas que debatemos na Reunião: 


- Recolha de informação pertinente sobre a comunidade portuguesa no Canadá ( em particular em Toronto). Estudo  para o qual seria pedido colaboração ao consulado , manifestando a necessidade de recolher dados , constituindo-se um observatório que permita conhecer melhor a comunidade  para melhor se poder atuar ; 

- Projeto  de solidariedade , de apoio às vítimas de violência e discriminação de mulheres da comunidade portuguesa.  A Felicidade já fez este trabalho no terreno e gostaria de o retomar em termos de voluntariado ) - solicitação de apoio à vereadora do apoio social e envolver o Consûl também ; 

- Desenvolver academias seniores ( ASAS) começando pelas estruturas que já existem , pois têm a vantagem de ser estruturas de proximidade e estão interessadas , ( caso  da Casa do Alentejo ou de outras que estão abertas a estas iniciativas e que a AMM pode lançar) ; 

-Promover  os ateliês da memória ( recolha de histórias de vida de emigrantes portugueses desde os primórdios ) , junto das escolas e nas academias seniores ( relatei algumas experiências) 
 - dar relevo a histórias de exemplos de cidadania dentro da comunidade portuguesa ...

- clube de leitura , danças tradicionais , exposições  

- pesquisar  no Portal de apoio  de projetos de âmbito cultural e social ( até dezembro )  exposições itenerantes ( caso da fotos de portuguesas seniores representando o artesanato tipicamente português ) 
Museu do brinquedo  ... 

- Lançamento  de publicações de membros da comunidade portuguesa e incentivo para que seja bilíngue ( Irene , Humberta , Daniela Beça...) .


Estaremos prontas para vos apoiar no que concerne a reiterar junto das entidades da qual somos parceiros para mobilizar esforços e afirmar a qualidade e interesse dos projetos que venham a apresentar . 


Ficarei a guardar as respostas ate dia 15 novembro às  duas questões que  foram  colocadas e para as quais há urgência para podermos tomar conhecimento do contributo de cada uma das / dos associadas/os  na AMM .
Depois até dia 20 novembro  , aguardo a narrativa na primeira pessoa como vos referi . 

Sobre as ideias de futuros  projetos que apresentaram , espero  não ter esquecido nenhum ou ter distorcido algum.  Caso assim seja  indiquem, por favor. 
Sobre outras actividades que  ventilei ainda não há certezas de serem concretizadas . Logo que se saiba ao  certo,  serão seguramente informadas . 


Com amizade 
Arcelina Santiago

Sem comentários:

Enviar um comentário