segunda-feira, 9 de junho de 2014

Colóquio de 24 de junho - Sorbonne mm Aguiar síntese

Maria Manuela Aguiar
EMIGRAÇÃO E DIÁSPORA DEPOIS DA REVOLUÇÃO - NOVAS POLÍTICAS, NOVOS DIREITOS
Síntese
A emigração portuguesa, ao longo dos tempos, foi quase sempre condicionada ou mesmo proibida, particularmente no que respeita às saídas de mulheres e de famílias inteiras.
Com a fixação de residência no estrangeiro, os portugueses perdiam todos os direitos políticos, e a nacionalidade, se voluntariamente adotassem a de outro país e, no caso das mulheres, mesmo contra sua vontade, automaticamente, por casamento com um estrangeiro. Perdiam, também, direitos  face ao Estado nos outros domínios, do social ao cultural. O exercício de direitos da cidadania, em sentido lato, era, assim, ligado estritamente à permanência no território.
O  25 de Abril é uma data maior na história da emigração portuguesa, antes de mais, porque estabelece a inteira liberdade de emigrar e porque rompe com esse antigo paradigma "territorialista", abrindo caminho à criação de uma  estatuto de Direitos dos expatriados, norteado pelo princípio de igualdade entre todos os portugueses.
 Nesta intervenção, partimos da revolução  de 1974 e dos princípios proclamados na Constituição de 1976  para a análise das reformas que  procuraram  dar-lhes configuração em novas políticas e novos Direitos para os Portugueses emigrados e para os da Diáspora. 

Sem comentários:

Enviar um comentário