sábado, 14 de junho de 2014

Berkeley Espinho Arcelina Santiago

Próximo encontro
 
9 de julho em ESPINHO

 Projeto Berkeley- Espinho

Tudo começou no Encontro Mulheres d’Artes da diáspora Portuguesa, com o tema “As Migrações e as artes no feminino”,  no dia 31 de maio de 2013 . Foi a primeira iniciativa a marcar o ano de celebração dos 20 anos da Mulher Migrante, Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade. Foi aí que os alunos da Escola Domingos Capela do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida fizeram um excelente intervenção, declamando poemas  de autores portugueses sobre o mar e sobre a diáspora. Foram palavras inspiradoras e carregadas de simbolismo. Também simbólica foi a exposição das magníficas caravelas, dignas do seu lugar, entre as magníficas obras de arte expostas no Museu FACE em Espinho. Elas foram elaboradas pelos alunos, com  material reciclado, representando “a partida” que faz parte da nossa longa história da diáspora portuguesa. 

 Seguiu-se um outro encontro, a que chamamos o “ Encontro Berkeley- Espinho” entre os  alunos americanos,  estudantes de Estudos Portugueses, na Universidade de Berkeley e  da California State University - San  Jose, ambas instituições públicas do Estado da Califórnia e os alunos da Escola pública portuguesa de Espinho.  Foi um momento de encontro e debate com as artistas presentes na bienal, os alunos e os professores . No final, a  professora universitária, Deolinda Adão, responsável pelo  acompanhamento dos alunos no curso de Verão lançou este  desafio: porque não uma parceria entre as instituições?  A ideia ficou no ar e depois foi-se consolidando  na troca de emails que se seguiram:

Que bom que gostaram do evento. Nós adoramos. Temos de fazer algo em comum. Os alunos  poderiam passar um dia num workshop com os alunos  que lá estavam. Acho que seria fantástico para todos.
Vamos pensar nisso!” Deolinda  Adão

A  Drª Manuela Aguiar, Presidente da Assembleia Geral da Mulher Migrante ( AECS) entusiasta, como sempre, respondeu: " Acho ótima a ideia desta futura colaboração. Tenho a certeza de que vão corresponder. Tem gente fora de série.”

  E eu, sempre orgulhosa das minhas raízes profissionais respondi: ”Que orgulho!  Como vocês brilham! Posso ajudar-vos? Afinal, vocês  são os meus ídolos. Boas férias.”

Começou o novo ano letivo, e com ele começaram as diligências, os encontros, a troca de emails para programar este projeto que tinha força para andar… Os  diretores dos dois Agrupamentos de escolas do Concelho de Espinho, os professores e alunos corresponderam com entusiasmo.

 Assim , no dia 17 de janeiro, pelas 16 horas , na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, em Espinho foi celebrado o protocolo que visa a concretização do projeto BERKELEY – ESPINHO, promovido pela Mulher Migrante- Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade, aqui representado pela Presidente da Assembleia Geral, Drª Manuela Aguiar e Arcelina Santiago, membro de ligação entre a Associação e  as Instituições de Ensino.

 Assinaram o protocolo:

     - As Universidades de Berkeley e de S. José, ambas instituições públicas do Estado da Califórnia, aqui representada por Deolinda Adão, docente responsável pelo Curso de Estudos Portugueses e do curso de Verão

-  Os  Agrupamentos de Escolas  do concelho de Espinho, a saber:

    . Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, representada pelo seu Diretor, Dr. José Ilídio Sá e a professora orientadora do projeto na escola, Drª Carminda Costa.

  . Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, representada pela sua  vice-diretora,  Drª Alexandra Rachão e o professor orientador do projeto na escola, Dr. João Paulo Reis.

 Estiveram presentes alunos dos dois agrupamentos de escolas, envolvidos no projeto, tendo assinado em representação de cada  uma das escola:  a aluna, Miriam Isabel Andrade Rendeiro ( ESDMGA) e a aluna   Inês  Armelim  (ESDML).

 O Projeto Berkeley- Espinho tem como objetivos principais  promover:  o intercâmbio cultural  (  linguístico e literário)  entre os Estados Unidos e Portugal; a troca de experiências entre alunos e professores dos dois países; a  divulgação e valorização do património cultural português; o convívio entre estudantes americanos  do curso de Verão e alunos das escolas secundárias, através de workshops a realizar em Espinho; a utilização das novas tecnologias de comunicação e informação; a divulgação do potencial turístico do concelho de Espinho. Ambas as Instituições promoverão o desenrolar dos trabalhos com base na seleção de textos de autores portugueses que serão trabalhados pelos alunos e supervisionados pelos professores. O workshop acontecerá a 8 de julho com a apresentação dos trabalhos e reflexão sobre a experiência.

Espinho e as instituições públicas de Espinho estão de parabéns por terem agarrado com entusiasmo este Projeto que vai trazer certamente  mais valias em termos pessoais , sociais  e profissionais. Em breve daremos mais notícias.                Arcelina Santiago

Sem comentários:

Enviar um comentário