sábado, 2 de agosto de 2014

Encontro Berkeley-Espinho


Relatório

Encontro de jovens estudantes – Projeto  S. José/ Berkeley – Espinho

9 de julho de 2014

   Leonor Fonseca, vereadora da Câmara Municipal, deu as boas-vindas ao grupo de jovens das duas Escolas Secundárias de Espinho, Dr. Manuel Laranjeira e Dr. Manuel Gomes de Almeida e aos jovens universitários americanos, acompanhados da professora de literatura e língua portuguesa,  Deolinda Adão. Agradeceu à Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade – Mulher Migrante, promotora desta iniciativa de ligação de jovens dos dois continentes, por  ter inserido Espinho no  roteiro da sua visita a Portugal, durante as oito semanas dedicadas ao  estudo da cultura e da língua portuguesa.  Destacou a importância simbólica deste encontro, no ano da celebração dos 800 anos da existência da língua portuguesa e elogiou o empenho que as escolas deste concelho têm, merecedoras de grande admiração.

  Arcelina Santiago agradeceu, em nome da Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade- Mulher Migrante, a colaboração da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, local onde decorreu este workshop e deu início aos trabalhos, pelas 10 horas. A sessão decorreu com música de fundo com o tema “ Canção do mar “ interpretado por Dulce Pontes, esse mar simbolicamente representado por um extenso pano azul a unir as 5 mesas dos  grupos de trabalho, representando, desta forma,  os 5 continentes que o mar une, mais do que separa.

 Os alunos Miriam Rendeiro, Ana Carolina Reis, Carolina Marques, Filipe Lopes, Gonçalo Sabença, Andreia Ferreira, Beatriz Santos, Emeline Amorim, Maria João Cruz e Alexandra Romão foram apoiados pelos seus professores Carminda Costa e João Paulo Reis, na seleção dos textos e, depois, de forma autónoma e criativa, programaram esta apresentação sobre a língua e cultura portuguesa. A escolha de textos da Mensagem de Fernando Pessoa, representativos  da divisão do  poema Mensagem - nascer, crescer, morrer e ressuscitar,  o poema de Jorge de Palma, “ Portugal, Portugal”  e “ O Portugal Futuro” de Ruy Belo, foram lidos, contextualizados, interpretados, seguindo-se propostas de trabalho, desde  jogos de palavras para completar poemas, com apoio a ilustrações,  propostas de dramatização que os jovens americanos acolheram de  forma muito entusiasta. Foi uma aula viva e criativa, uma homenagem à nossa língua em data de celebração, especialmente acompanhada pela ilustração, ao vivo, pelo alunos  de artes, Joana Bastos e Guilherme Peres.  Também eles foram autores, juntamente com Miriam Rendeiro, orientados pela Professora de Artes Aurora Bernardo, da escola Dr. Manuel Gomes de Almeida, das magnificas  ilustrações alusivas  aos poemas apresentados e que  foram compilados em forma de dossiê e ofertados aos jovens outro lado do mundo, o  James Almeida, Elizabeth Barcelos, Kristine Nunes, Stephanie Lam,  José Martinez, Gerson Moraes e Lilia Braga.

 Arcelina Santiago lançou um repto final: completar este dossiê com os  vários momentos  da aula tão bem planeados e executados  pelos alunos, e acrescentar a participação dos estudantes de Berkeley de forma a constituir  uma versão  final, mais completa e talvez, uma  possível edição. Os estudantes estarão a partir de agora comunicáveis pelo site summer program in Portugal mas, sem dúvida, que este encontro presencial deixará marcas para o futuro. Um  futuro que seja de maior intervenção e de mudança como sugere o poema de Jorge Palma e brilhante e promissor, com as crianças, o seu futuro…

O encontro terminou ao som da “ Vareira” de Fausto neves interpretado pela Orquestra Clássica de Espinho - coro Amigos da Academia, sendo os trabalhos gravados pelos alunos do curso de multimédia, a cargo do Professor Manuel Novais da Escola Manuel Laranjeira.

   Deolinda Adão partiu com os seus estudantes, de comboio, levando com eles momentos inesquecíveis dos trabalhos apresentados e memórias da cidade de Espinho, através de uma breve visita guiada que terminou naquilo que Espinho tem de tão encantador: a sua praia!

Ficaram com vontade de voltar. Não é e este o melhor reconhecimento para a os anfitriões, neste caso, a Associação, as Escolas e o Município e para a cidade de Espinho?

 Conclui-se que os objetivos a que Associação se propunha alcançar neste projeto, a divulgação da cultura e da língua portuguesa;  o contacto entre  dois países ( jovens luso descendentes a viver nos Estados Unidos e Jovens de Espinho); a celebração simbólica, através deste encontro, dos 800 anos da existência oficial da nossa língua, falada em todos os continentes, graças aos portugueses da diáspora foram amplamente conseguidos e mais importante é que ele terá continuidade.

 

 

 Espinho, 9 de julho de 2014

  Arcelina Santiago

Sem comentários:

Enviar um comentário