sexta-feira, 8 de maio de 2009

ALÍPIO JORGE Desporto e Cidadania


Encontro "Cidadãs da Diáspora"

Caríssima Dra. Maria Manuela Aguiar,

Desde já não posso deixar de lhe agradecer o convite, que tanto nos honrou, para fazer parte do painel “Desporto e Cidadania” e simultaneamente felicitá-la pela organização e pelo êxito daquele Encontro.

No desporto todos devem seguir obrigatoriamente as mesmas regras - as chamadas regras do jogo - independentemente da sua cultura, raça, cor, género, religião, educação, opções políticas...

O desporto é assim um veículo privilegiado no combate à exclusão.

Os objectivos educativos perseguidos pelo desporto são muito semelhantes às competências necessárias para a prática da cidadania; a inserção num grupo social de interesse, o desenvolvimento de atitudes positivas face à concretização de objectivos, a cristalização de valores socialmente aceites, a capacidade de interagir positivamente com os outros, de iniciativas de cooperação, de autonomia e de responsabilidade.

Associados à prática desportiva estão valores como a tolerância, o espírito de inter-ajuda e a solidariedade, que contribuem desse modo para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, educando a juventude através do desporto que ao ser praticado sem discriminações, reclama compreensão mútua, espírito de amizade, solidariedade e jogo limpo, competências transversais à cidadania.

A secção feminina de bilhar do FCPorto é, afirmo-o com orgulho, tetra-campeã nacional, para além de ser detentora de inúmeros outros troféus.

As nossas atletas participam activamente nas várias vertentes associadas à vida desportiva; ocupam cargos dirigentes, são formadoras de novos talentos, são árbitras, são participantes activas na organização de eventos do clube, como a já mundialmente celebre TAÇA DO MUNDO.
Aos (bons) resultados não é alheia esta integração.

Apenas mais uma palavra para mencionar as actualmente designadas Filiais e Delegações do FCPorto espalhadas profusamente por Portugal e pelo estrangeiro, pontos de encontro da cultura portuguesa, e do papel activo da Mulher, bem como do seu trabalho e do seu apoio desportivo caloroso e incondicional, de que a minha querida amiga é um magnifico veículo e exemplo para todos nós.

Mais uma vez o meu obrigado pela oportunidade que nos deu, a mim e à Joana, em participar num tão pertinente e oportuno, quão agradável convívio.

Sexta-feira, 8 de Maio de 2009

Alípio Jorge Fernandes e Joana Silva

----------------------------------------

1 comentário:

  1. Os organizadores do Encontro "Mulheres da Diáspora" partilham a visão que das questões da cidadania e desporto têm os campeões de bilhar Alípio Jorge e Joana Silva.
    Não é, infelizmente, frequente ver esta temática incluida em colóquios sobre migrações, ou sobre a situação de discriminação ainda actual (mas mais nuns domínios do que noutros...) das mulheres na sua comunidade, quer se trate do próprio país ou ou de um país de imigração.
    Quisemos pô-la na ordem do dia, porque temos consciência da sua importância e do défice de discussão geral sobre ela (isto é, em "fora" que se não restrinjam a um círculo fechado,a debates entre especialistas do desporto).
    É preciso colocar o assunto no centro das atenções de todos, em particular, mães, pais, professores, defensores da igualdade de género, que nem sempre compreendem devidamente o fenómeno desportivo e a relevância da sua prática, a título profissional ou amador.
    E que ainda tendem a olhar a actividade física e desportiva como mais natural e significativa para rapazes do que para as raparigas...
    Um absurdo, é claro, mas que é necessário tornar mais evidente... Ligando as idéias de falta de oportunidades iguais, neste campo, a um menor acesso à saúde, à sociabilização, à integração no grupo, ao prazer da competição, à visibilidade, à consideração social .
    No desfazer dos estereótipos, que barram a prática desportiva "paritária", é decisiva a entrada das mulheres nas modalidades mais populares, e naquelas que, embora a despropósito, são vistas como caracteristicamente "masculinas" .É, ou era até há pouco, sem dúvida, o caso do bilhar.
    E, por isso, a secção de bilhar de um clube tão grande como o FCP é um exemplo magnífico,
    com as suas "tetra-campeãs", e com a presença de mulheres na própria direcção.
    Para o clube e para os adeptos, contam por igual, as vitórias dos atletas de ambos os sexos. "Mulheres- símbolos" de clubes que arrastam multidões, com a fama ganha no desporto, são um feliz "sinal dos tempos" e fazem muito pela valorização e dignificação das Mulheres com cidadãs.
    Parabéns a Alípio Jorge, por ter, como dirigente do FCP, com tanto entusiamo e eficiência, aberto as portas a estas talentosas jovens.
    Parabéns à Joana, por se ter tornado parte da história do desporto português - agora escrito, também, crescentemente, no feminino - e por "fazer futuro" para outras jovens, com o seu exemplo.

    ResponderEliminar