quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

MARIA MANUELA AGUIAR Narrativas do quotidiano na "Diáspora"

A recolha de testemunhos e histórias de vida das mulheres portuguesas no estrangeiro é um projecto que a "Mulher Migrante" , há muito, vem incentivando as suas associadas a fazerem, nas várias comunidades.
Até agora, só no Rio de Janeiro, com o impulso dado pela D. Benvinda Maria, se conseguiu reunir, numa colectânea, a biografia sintética de cerca de 120 Portuguesas e Luso-brasileiras dessa comunidade.
E, em Buenos Aires, a "Associação da Mulher Migrante Portuguesa da Argentina" tem em mãos um projecto na mesma área.

Talvez este "blog" possa servir, entre múltiplas utilizações que lhe queiram dar, também para a narrativa de percursos de vida, tipicos ou invulgares, de mulheres na emigração, de pessoas concretas, que nos permitam escrever uma boa parte da história colectiva de uma comunidade.
Embora sem visibilidade, ou com muito pouca, as mulheres mudaram as características e o destino das comunidades da Diáspora, desde o dia da sua chegada.
E, com isso, também elas mudaram!

Aqui fica o convite a todos os "congressistas online", para falarem de si, ou de mulheres , cujo contributo para a sociedade entendam de interesse destacar.
Se as respostas corresponderem ás expectativa, teremos, em Março próximo, aquilo de que se faz um "e-book" e a valorização das actas do nosso Congresso e do "Encontro Mundial"de Espinho.

1 comentário:

  1. Tenho boas notícias sobre este tema.
    A tal ponto, que deverá ser incluído, destacadamente,no programa definitivo do Encontro.
    Em relação às portuguesas do estrangeiro,há um trabalho da Prof. Doutora Deolinda Adão , da Univ. de Berkeley. Quanto às estrangeiras em Portugal, contámos com recolhas de docentes da Univ. Aberta, através da Doutora Ana Paula Beja Horta.

    ResponderEliminar