quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

APE no Encontro Mundial de Espinho

PRESENÇA DA APE

Recebemos, hoje, notícia da adesão a esta iniciativa por parte da "Associação dos Portugueses no Estrangeiro" (APE) , cujos representantes estarão presentes, em Espinho, dando uma colaboração activa, e, para além disso, colocando ao nosso dispôr os seus meios de transmissão, rádio e televisão, " on line".
Fica, assim, assegurado aos "congressistas online" o acesso, em directo, a todas as sessões do "Encontro", através de uma equipa de especialistas e de equipamento de última geração!
Desde já, lhes agradecemos e lhes dizemos: Bem vindos, como parceiros deste projecto.

3 comentários:

  1. Fiquei agradavelmente satisfeito quando soube de mais esta iniciativa de uma Mulher que sempre soube defender com convicção as suas ideias.
    O debate dos direitos das Mulheres, a igualdade de oportunidades, a igualdade do género, o combate conrtra a discriminação, a violência, os direitos da mulher (igual a qualquer cidadão, indiferentem ente do sexo,)continua, (eu diria, infelizmente), na ordem do dia.
    É por isso que a discussão, o debate sobre a situação da mulher se torna hoje, como no passado, uma necessidade premente.
    Como se sabe vivemos hoje uma gravíssima crise económica. social e de valores, que pôem em perigo o conceito da cidadania.
    Com o avolumar do desemprego, das dificuldades sociais, da falta de investimento, da descaracterização da sociedade, dos mais elementares valores humanos, quem mais sofre serão as Mulheres, pois hoje, por hoje, a luta contra a igualdade ainda não produziu os resultados sociais mínimos.
    Esta será uma luta que continua a ser difícil e que tem que passar por todas as camadas da sociedade, a começar pelos próprios decisores, políticos, cidadãos comuns.
    Esta situação da Mulher Portuguesa, em geral, e das Migrantes, em particular, tem que ser denunciada, combatida, chamando para esse combate, homens e mulheres que sempre intuiram que só da soma dos valores de todos os cidadãos e cidadãs se poderá construir uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais próspera.
    Por tudo isto e por muitas mais razões, considero que este debate ainda hoje está no início, mas nunca poderemos desistir dele.
    O exemplo esta Associação, dos seus membros e dos suas dirigentes, em particular,constitui um verdadeirro grito de revolta que importará fazer ecoar bem alto.
    Esta iniciativa é um exemplo da tenacidade daquelas que sempre souberam que só com persistência se poderão alcançart verdadeiros objectivos.
    Esta luta não é de políticos, de Partidos, de gerações, de crenças religiosas.
    È de todos e eu, que sempre participei nela, também agora quero dar o meu contributo.
    Estarei com todo o gosto em Espinho, (tal como participei no 1º Encontro em Viana do Castelo e em inúmeras iniciativas promovidas pela Associação)se par tal for convidado e comprometo-me a dar o meu contributo escrito dentro em breve , abordando a situação da Mulher Migrante no contexto do Mercado do Trabalho.
    Parabéns, amigas da Associação da Mulher Migrante.

    ResponderEliminar
  2. Vê-se bem que o comentário é de alguém que conhece os problemas da emigração e que, igualmente, conhece, a forma de estar e de pensar da "Mulher Migrante". Não somos uma associação apenas de mulheres (com toda a legitimidade que reconhecemos às que são), mas sim de pessoas que particularmente se interessam pela abertura de oportunidades iguais de intervenção na sociedade e na vida pública a mulheres e homens, de todas as gerações. No futuro, nas nossas comunidades, muito pode mudar, positivamente, com uma maior participação feminina. É esse o objectivo primeiro dos "Encontros para a cidadania" e deste Congresso on line, que é uma outra espécie de encontro. De muitos encontros! Ficamos a aguardar, com o maior interesse a apresentação dos seus trabalhos, e, desde já, o consideramos um de nós. Bem-vindo ao Congresso!

    ResponderEliminar
  3. PARABÉNS MULHER MIGRANTE

    Sintome muito Feliz de ver esta iniciativa da Mulher Migrante, quero cumprimentar à sua Presidenta, e Comissâo Diretiva pelo trabalho feito al longo nestes 15 anos.
    O ejemplo do trabalho que fazem foi visto em todos os cantinhos do Mundo com muita atençâo, defender o género e dar-lhe apoio à Mulher que está com problemas é muito importante, toda Associaçâo que trabalha para melhorar as condiçôes de vida já faz uma grande tarefa humanitaria.
    É assim como admiramos todos os Congressos que teem feito nos diferentes países que esteve a Mulher Migrante.
    No ano 2005 em Buenos Aires compartilhamos um grande Seminário, na Sala Jorge Luis Borges, um dos grandes escritores Argentinos é para nosso orgulho , neto de portugueses, alí estivemos dois días tratando diferentes temáticas, o resultado foi totalmente positivo, nos comentarios de Buenos Aires e também dos que vierom e estiveram connosco foram totalmente óptimos.
    É assim que este Congresso que se fará em Espinho será otra das grandes iniciativas da Mulher Migrante.
    Como integrante da Mulher Migrante da Argentina quero dar-lhe meus Parabéns à Dra. Manuela Aguiar, e à Dra. Rita Gomes, duas Mulheres que admiro, pelo trabalho que fazem, pioneras na defesa da Mulher, adoro a iniciativa.
    E a seguir trabalhando para ajudar a outras Mulheres pelo Mundo fora.

    Natália M. Renda Correia

    ResponderEliminar