sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Manuela Aguiar HOMENAGEM A NATÁLIA


HOMENAGEM A NATÁLIA CORREIA



A AMM tem. ao longo dos seus 25 anos de percurso, organizado um significativo número de colóquios e debates centrados no exemplo de  vida de mulheres portuguesas do século XX e XXI, que são ainda hoje inspiradoras do combate sem fim pela igualdade de género, na perspetiva, que é a nossa, do feminismo como "humanismo integral". (expressão tantas vezes citada por Ana de Castro Osório).
 Para além da própria Ana de Castro Osório, ou de Carolina Beatriz Ângelo, outras grandes figuras deste movimento, (que, nos seus objetivos fundamentais queremos continuar), como Maria Lamas, Maris Archer, Maria de Jesus Barroso, Ruth Escobar, têm estado no centro de iniciativas da AMM.
No ano em que passam 25 anos sobre a morte de NATÁLIA CORREIA  - ano que se encerra a 16 de março - pretende esta Associação homenageá-la como símbolo de uma luta singular, persistente e ousada pela Liberdade e pela Igualdade, com as armas da Cultura e da da inteligência, nos domínio das Letras e da Política.
A partir de um esplêndido retrato da pintora Do Carmo Vieira, que connosco colabora  neste projeto, pensamos, para além dessa, em outras formas de retratar Natália - a Poeta, a Escritora, a Mulher que interveio na Sociedade e na Política do seu tempo, antes e depois de 1974.
Propomos, assim, a organização, no mês de fevereiro, ou início de março, de um ciclo de colóquios, com o óleo de Da Carmo Vieira em fundo, e testemunhos de amigos  e intervenções de especialistas na obra de Natália.
Primeiras iniciativas - Biblioteca José Marmelo e Silva, Espinho e Casa dos Açores  do Porto. Em Espinho, a conferência será proferida por José Emílio Nelson
Igual proposta será apresentada na Assembleia da República, onde Natália é uma das raras Mulheres com Direito a um estátua, solicitando a participação de Deputadas e Deputados, de amigos e de académicos, conhecedores da sua obra literária

Sem comentários:

Enviar um comentário